capa podcast trilha

Trilha é o podcast de desenvolvimento pessoal do Estudar Na Prática, iniciativa da Fundação Estudar que apoia jovens na carreira e na vida por meio de cursos, conferências e conteúdo digital gratuito de qualidade. Ele é parte de uma jornada de desenvolvimento pessoal que conta com materiais em diversos formatos – você pode acompanhá-la aqui.

Todos os episódios do podcast estão disponíveis pelas plataformas de áudio Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, Deezer, Pocket Casts, Breaker, Overcast e RadioPublic.

Inscreva-se no Trilha para acompanhar os próximos! O podcast está disponível nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, Deezer, Pocket Casts, Breaker, Overcast, Amazon Music e RadioPublic.

Episódio #15 A capacidade de sonhar o que não existe

O ato de dormir e sonhar faz parte da vida – mesmo que você não se lembre do que aconteceu depois que acorda. E assim como vivemos num tempo em que o sono é visto como uma coisa funcional, algo a ser “hackeado”, também vivemos distantes dos sonhos que ele traz e das possíveis mensagens e novas perspectivas de si e do mundo que eles nos oferecem há milênios. É esse o tema da conversa de estreia dessa nova temporada do Trilha, que acontece com um dos grandes especialistas no assunto: o neurocientista Sidarta Ribeiro.

Episódio #14 A arte de “compreender emocionalmente”

O último episódio da primeira temporada do Trilha chegou! Para fechar 2020, que tal um papo bem honesto sobre empatia, escuta, compaixão e não violência? Tudo isso se interliga de uma forma magnífica para construir relacionamentos (de qualquer tipo tá?) que sejam saudáveis e benéficos. 

Pra conversa, convidamos a Carolina Nalon, que é mediadora de conflitos, especialista em Comunicação Não Violenta e fundadora do Instituto Tiê, que ajuda pessoas e organizações a promover desenvolvimento emocional.

Se você quer saber como – e quando – ter empatia com quem não concorda, como usar a escuta nesse jogo todo de relacionamentos e como usar a não-violência para transformação, não perca este episódio do Trilha, que está incrível.

Episódio #13 O truque de somar as alegrias

Você provavelmente já sentiu inveja rolando o feed de alguma rede social, certo? A inveja é uma emoção das mais mal vistas, quase sempre associada a um ou mais traços de personalidade negativos, como nas novelas. A vilã, motivada por inveja, permeada por disposições terríveis, faz da vida da mocinha um inferno. 

Absolutamente tudo nesse esquema está muito longe da realidade, inclusive a parte que diz que a inveja é só dos vilões, só direcionada a quem não se gosta. A verdade é que a inveja é comum, mas a boa notícia é que ninguém é só invejoso e só ruim. Mas disso você já sabe né? 

Bom, neste episódio do Trilha a gente vai te contar um monte de coisa que você não sabe sobre a inveja, até mesmo sobre como driblar ela. Tudo isso com ajuda da Isabella Ianelli, que é pedagoga de formação e formada pelo programa Cultivando Equilíbrio Emocional, além de cofundadora do Curso das Emoções, um percurso online focado em investigar as emoções em primeira pessoa.

Episódio #12 Silêncio é ferramenta de transformação

Quem nunca ficou desconfortável quando alguém não lhe respondeu? Ou até com o aquelas pausas esquisitas em uma conversa? 

Ao mesmo tempo em que a gente se esforça para buscar o silêncio da mente – com meditação, mindfulness… – o silêncio pode ser tão incômodo. Não é à toa que é um medo de muitos. Por que será? O que ele revela (sem parecer que revela nada)? 

Nesta investigação do episódio #12 do Trilha, quem nos acompanha é o Henrique Lemes, formado em Antropologia e facilitador do Centro de Estudos Budistas Bodisatva. O silêncio é uma peça importante na vida do Henrique e aqui ele explica por que ele deveria ser cultivado e praticado na sua vida também. 

Shh…. Vem escutar o silêncio com a gente! 

Episódio #11 No caos, a gente encontra nossa força

Resiliência é uma palavra que tem um significado científico – a capacidade que alguns materiais possuem de serem submetidos a estresse sem se romperem – e um significado psicológico, onde ela é a capacidade que cada um de nós tem de aprender e superar obstáculos e adversidades. Não tem vida sem obstáculos, né? Então imagina a importância da resiliência. (Spoiler: é muita)

Para conversar com a gente sobre isso, a nossa convidada deste episódio é a Viviane Duarte, que é mulher, negra, jornalista, especialista em marketing e branding, criadora da agência Plano Feminino e do Plano de Menina, instituto que tem foco no empoderamento de meninas de diversas comunidades. A Viviane sabe bem o que é resiliência e no papo deste episódio do Trilha você vai entender bem porque. 

Episódio #10 Por que a autocompaixão é a rainha das gentilezas ♥

Aposto que você faz muito pelos outros, pelas pessoas que gosta. Liga para saber se estão bem, visita quando não (e quando pode), dá presentes e é extremamente gentil. 

Mas o que faz por você mesmo? Você se perdoa? Tolera o que não gosta? Você consegue ser assim tão gentil consigo mesmo? 

É difícil. Mas é importante – e por mil e um motivos. Para explicar alguns deles chamamos a Caroline Bertolino, psicóloga, professora certificada em Cultivating Emotional Balance e formada em Mindful Self Compassion. Muita palavra em inglês, mas, confia na gente: ela entende do assunto! E vai nos ajudar a desenvolver esta, que é a rainha das gentilezas, a autocompaixão

Prometo que depois desse episódio você vai repensar várias questões sobre a relação consigo mesmo. Aqui, foi assim.

Episódio #9 A ponte para entender os outros seres

Relacionamento todo mundo tem. Mas você sabe me dizer se os seus sãos saudáveis? E sabe o que fazer para que eles sejam? 

Isso muda tudo, sabe por quê? Porque as relações saudáveis são as que te ajudam a florescer, a ser um eu cada vez melhor. São aquelas de admiração e ajuda mútua. São joias nas nossas vidas. 

Mas tudo bem não nascer sabendo. O legal é ir aprendendo durante a jornada, mas, neste episódio do Trilha, a gente te passa um atalho lindo: a compaixão. Ela é uma ponte poderosa para construir relacionamentos significativos e felizes. 

Para esse papo muito especial, contamos com o Gustavo Gitti, que é coordenador da comunidade online de transformação Olugar.org, professor de TaKeTiNa, um processo musical voltado para o desenvolvimento humano, e também ex-colunista da revista Vida Simples. 

Episódio #8 Inteligência emocional para agora, para depois e para sempre

2020 não está nada fácil. Também, o que vivemos hoje é um marco na História e definitivamente será assunto protagonista de muitas conversas que vêm pela frente, exatamente por isso: está muito difícil, desde acompanhar os fatos, até tentar tocar uma rotina “normal”. 

É errado dizer que alguém está preparado, mas nesses momentos pesados, ajuda muito entender e saber lidar com as emoções – suas e dos outros. Isso é parte do campo da inteligência emocional, termo super em alta, né?

Para desmistificá-lo a fim de te ajudar nessa jornada de desenvolvimento, conversamos com Douglas Giglioti, especialista em Neurociência, cofundador da Reconectta, que desenvolve projetos de educação para sustentabilidade, e facilitador do curso Inteligência Emocional Na Prática, da Fundação Estudar. Vamos juntos?

Episódio #7 Vale a pena mirar alto

Não importa onde você está – na carreira e na vida – sonhar alto vale a pena. É o primeiro passo para fazer grandes coisas, fazer médias coisas, fazer o que você quer fazer.

Somos tão a favor do tal “sonho grande” que este episódio do Trilha é sobre equilibrar os passinhos do dia a dia e dos grandes sonhos em uma rotina atribulada. É sobre entender como seu propósito influencia no “hoje” – e vice-versa.

Para isso, conversamos com Felipe Dalosto, trainee da Fundação Estudar, que entrou na organização como estagiário há um ano e se formou recentemente e a Fernanda Teich, que entrou com 22 anos na Stone, onde foi crescendo até se tornar sócia e líder no time de Pessoas da empresa.

Episódio #6 Para fazer uma ideia voar

Mais do que nunca, o mundo precisa de pessoas com boas intenções e boas ideias. Mas você sabe e a gente sabe: só ter boas intenções não basta. Por isso, este episódio é nosso empurrãozinho para você tirar seu projeto do papel. 

Nele, abordamos ferramentas, passos indispensáveis, equilíbrio ideal entre planejamento e execução. Para falar sobre tudo isso (com propriedade), dois convidados maravilhosos. 

Com um projeto voltado para a alimentação de pessoas em vulnerabilidade na crise atual, Tarso Oliveira é Fundador da Troca, uma empresa social que cria oportunidades de transformação. Já o empresário e empreendedor Alberto Leite doou respiradores para o governo e fez uma campanha que arrecadou toneladas de alimentos durante, só para dar alguns exemplos. Que honra!

Episódio #5 Ninguém é uma ilha – e isso muda tudo

Você tá aí e os outros, lá. Mas, nem neste contexto, em que a distância é a melhor opção, você está sozinho. Na verdade, você está sempre munido com a melhor (e mais versátil) das ferramentas: sua rede. 

A rede é tão poderosa que ajudou Gabriel Benarros em sua trajetória rumo a fundar a Ingresse, empresa que hoje comanda. O tema é tão tão importante, que o consultor de impacto social Felix Siriani pautou toda sua carreira em cima dele. Aqui, os dois falam sobre a importância da rede para liderar e se autoliderar.

Quem sabe crescer, cultivar e se relacionar com a própria rede, na realidade, colhe muitos (!) benefícios. Mas – e você vai entender neste episódio – não basta colher, oferecer o seu melhor é indispensável.

Episódio #4 Tudo aquilo que nos move

O que veio antes: a motivação ou a disciplina? Aqui no Trilha, a gente entende o quanto os dois são indispensáveis quando se trata de ser um líder de si mesmo em direção aos seus objetivos, ao impacto e metas que você quer atingir.

É por isso que o foco deste episódio é entender o quanto esses dois ingredientes são importantes na receita do sucesso, a ordem e a quantidade ideal de cada um. Spoiler: não existe magia aqui. O lado bom é que o cenário é melhor do que a gente imagina, nenhum dos dois é tão tão difícil assim.

Quem fala mais sobre isso com a gente e ensina a usar a ciência a favor é a Thaís Gameiro, neurocientista da Nêmesis, consultoria corporativa em neurociência organizacional. Não é por nada não, mas o episódio tá imperdível.

Episódio #3 Diga-me tua história e eu direi que líder tu és

“Estilo de liderança” parece aqueles termos muito difundidos, mas vazios de significado. A verdade é que, na prática, as pessoas são, sim, líderes diferentes (repare que a palavra-chave aqui é “líder”, não chefe) em níveis tão profundos, que fica a questão: o que influencia tanto para tamanha diversidade?

Com a psicóloga clínica cofundadora da Mental Happy, Shirley Canabrava, e com a Júlia Evangelista, que é fundadora e CEO da marca Oficina de Inverno, a gente investiga o quanto a personalidade impacta no estilo de liderança de alguém.

Ao longo do terceiro episódio, você vai entender como se potencializar como líder – líder de si mesmo e como um todo, muito além de “chefe”. Isso tudo a partir dos seus pontos fortes e da sua história. Bora!

Episódio #2 A vida já te deu régua e compasso

“A Bahia já me deu régua e compasso.” Quem disse isso não foi a gente, não, foi o Gilberto Gil. Mas a gente concorda: tá tudo aí para você desenhar o seu projeto de vida. 

Já ouviu falar nele?

A ideia do projeto de vida é, basicamente, tirar um pouquinho do que acontece (ou muito, quem sabe) das mãos do destino. Pegar o poder para si ao seguir um caminho pensado – pensado, mas não engessado.

No segundo episódio do Trilha, investigamos o conceito, sua importância e o passo a passo para fazer um em qualquer contexto de vida. Quem nos ajuda na missão é a Helena Achilles, técnica da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo peça-chave na implementação da disciplina de projeto de vida em todas as escolas do estado. Nada como ouvir de quem sabe, né?

Episódio #1 Estava escrito nas estrelas?

O que uma psicóloga pensa sobre astrologia? O que o mapa astral, por sua vez, tem a ver com testes de personalidade? Astrologia e testes. Testes e astrologia. Será que eles são ferramentas que, de fato, ajudam a se conhecer?

Até porque o autoconhecimento tá em alta, né? Alguns até dizem que tem uma receita pronta… É isso que a gente investiga aqui, no fim das contas. Será que a gente depende de outras pessoas para mergulhar no fundo no fundo de quem somos? Ou será que temos ferramentas não tão óbvias ao nosso alcance que podem nos indicar melhor quem somos, e como somos?

Este é o tema do primeiro episódio do Trilha, podcast focado em te ajudar a se desenvolver. Perguntamos para a Doutora em Psicologia Jersica Lozado e o astrólogo Arthur Macedo – ou: quem entende dos dois assuntos – sobre o que influenciam quando se trata de autoconhecimento. A resposta…

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: