startups curitibanas / Curitiba
Group of casually dressed business people discussing ideas in the office. Creative professionals gathered at the meeting table for discuss the important issues of the new successful startup project.

A região Sudeste tem uma grande tradição quando se fala de desenvolvimento empresarial, abrigando 59% das mais de doze mil startups brasileiras, segundo dados da associação do setor. Mas o Sul do país vem ganhando espaço e já é o lar de origem de 20% dos empreendedores brasileiros. Um dos grandes destaques da região são as de Curitiba, considerada atualmente a 4º melhor cidade do Brasil para empreender, de acordo com ranking da Endeavor.

O protagonismo curitibano pode ser visto pelo movimento chamado Vale do Pinhão, analogia ao Vale do Silício, região nos Estados Unidos que abriga muitas startups e empresas globais de tecnologia. Criada pela prefeitura, a iniciativa envolve secretarias municipais para criar um ecossistema de inovação na cidade, incentivando a criação de novas tecnologias e fomentando o empreendedorismo, entre outros projetos.

Como resultado, a cidade foi nomeada como a cidade mais inteligente do Brasil pelo Connected Smarts Cities, no ano passado. Foram avaliados itens como tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança e empreendedorismo. Além disso, dez das cem startups mais atraentes do mercado são curitibanas, segundo o Movimento 100 Open Startups, que analisou 6,4 mil empresas.

Não à toa, duas curitibanas aparecerem na lista LinkedIn Top Startups 2018, que aponta as 25 empresas mais desejadas por profissionais no Brasil. São elas a Contabilizei e a Ebanx, que despertaram o interesse de investidores externos.

É de Curitiba? Confira as edições abertas dos cursos Liderança 32h Na Prática e Inteligência Emocional Na Prática na sua cidade!

Os diferenciais, segundo CEO da Contabilizei

Fundador e CEO da Contabilizei, Vitor Torres acredita que a cidade possui um conjunto de características que fazem com que os empreendimentos da região se destaquem. “Temos boas universidades, iniciativas públicas e privadas que incentivam o empreendedorismo e muitas empresas que inovaram determinado segmento de mercado”, aponta o empreendedor.

Inovação tão grande que, em 2017, a Contabilizei foi eleita uma das 10 mais inovadoras da América Latina pelo site Fast Company. “Penso que o reconhecimento por ser uma startup diferenciada é fruto da Contabilizei ter um propósito e cultura bem alinhados e um produto que soluciona um problema significante. Estamos transformando um mercado tradicional que operava da mesma forma por mais de décadas”, revela o CEO. Ele acrescenta que as essas empresas mudam mercados ao provocar inovação e transformação, gerando inclusive novos empregos e oportunidades de negócios.

Para Vitor, os profissionais que se destacam, tentam estar 1% melhor todos os dias. “Para isso, precisam buscar constante aprendizado e não esperar que os outros nos impulsionem”, diz. “Além disso, as pessoas precisam buscar trabalhar naquilo que amam e em empresas que possuem propósitos e valores parecidos com os seus. Desta forma, tudo está alinhado para que ela tenha sucesso profissional e se destaque”, conclui.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: