Fundação Estudar - Na prática - Desenvolvimento pessoal e profissional de jovens

Raciocínio lógico: o que é e como desenvolver

A Lógica é uma área da filosofia que surgiu como disciplina formal ainda na Grécia Antiga, sob influência dos filósofos pré-socráticos, mas que, depois, foi sistematizada por Aristóteles. Hoje, o raciocínio lógico integra a lista de soft skills, que são um conjunto de competências relacionadas ao comportamento humano. Mas, qual é a importância de se ter esta habilidade? Qual sua relação com o ambiente de trabalho, por exemplo? E, afinal, como desenvolvê-la? Vamos falar a seguir!

O que é raciocínio lógico

A capacidade de identificar padrões, analisar situações e desenvolver conclusões racionais e coerentes com base em evidências é chamada de raciocínio lógico. Com base nela, os indivíduos conseguem analisar informações de maneira crítica e estruturada. 

De acordo com o psicólogo e professor da Universidade de Yale, Robert Stenberg, o raciocínio lógico é formado por processos cognitivos como dedução, indução, e abdução, que são essenciais tanto para a compreensão e análise de argumentos, quanto para a construção de soluções efetivas. A explicação está no livro Critical Thinking: Its Nature, Measurement, and Improvement, escrito pelo teórico em 1986.

Como o raciocínio lógico ajuda as pessoas em ambientes corporativos

No dia a dia das empresas, o raciocínio lógico ajuda profissionais a tomarem decisões embasadas e solucionar problemas complexos. Os colaboradores que conseguem pensar logicamente são aqueles que podem traçar as melhores estratégias para atingir os objetivos organizacionais. 

O raciocínio lógico também traz ganhos do ponto de vista da comunicação. Isso porque permite a construção de repertório. Dando um exemplo mais concreto, ele permite que as ideias não fiquem soltas durante um brainstorm. Tal capacidade auxilia, ainda, na prevenção de erros e na otimização de processos, contribuindo para um ambiente de trabalho mais eficiente e produtivo.

Como melhorar a capacidade de pensar de maneira lógica

Existem técnicas e práticas que estimulam ou melhoram a capacidade de pensar logicamente. Para quem ainda está em período escolar, vale dizer que melhorar o desempenho nas matérias de matemática, filosofia e ciências ajuda muito! 

Além disso, a prática regular de quebra-cabeças pode também fortalecer as habilidades cognitivas, bem como a leitura crítica. Outra técnica que talvez seja a mais conhecida é se submeter a testes de lógica, que, em geral, são compostos por argumentos, premissas, declarações e afirmações que definem se algo é verdadeiro ou falso em determinado contexto. O Na Prática tem um artigo que explica como se preparar para este tipo de avaliação, muito utilizada em processos seletivos de diversas empresas (sobretudo do ramo financeiro) e programas de bolsa de estudos.

 

Cursos Gratuitos e com Certificado:

Faça como mais de 100 mil universitários e recém-formados e acelere sua carreira
com os cursos gratuitos da Fundação Estudar.

Clique para garantir seu acesso gratuito!

 

Já no ambiente corporativo, promover um ambiente de trabalho que valoriza a argumentação e a tomada de decisões baseada em evidências encoraja as equipes a pensarem de forma estruturada, aprimorando, portanto, o raciocínio lógico.

 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo:

MAIS DO AUTOR

EM DESTAQUE

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!