programa de trainee Ambev

“Um trainee tem uma visão holística da companhia, ele consegue ver muito bem as coisas de forma estrutural, porque ele passa por várias áreas antes de assumir uma função”, conta Caio Mendes, que entrou na cervejaria por meio do programa de trainee Ambev em 2016 e hoje atua como gerente de projetos.

Antes de ocupar esse cargo, passou alguns meses em job rotation, conhecendo áreas como as de Vendas, Supply e Corporativa. “O acompanhamento é muito bacana. Você tem contato com a alta liderança da companhia, isso te permite entender mais da estratégia.”

“Na Ambev, todo mundo é líder, e 100% dos funcionários são formados internamente”, diz Daniel Spolaor, diretor de pessoas e gestão na organização.

Segundo ele, dificilmente a empresa traz alguém de fora para ocupar um cargo de gerência, a não ser que seja para trabalhar numa área completamente nova. “A gente prefere recrutar na base – um aprendiz, estagiário, trainee ou analista –, garantindo que ele desde cedo esteja alinhado à cultura da empresa e, ao mesmo tempo, dando ao jovem profissional a oportunidade de rapidamente se tornar supervisor, coordenador e gerente”, completa ele. Dos universitários e recém-formados, o RH da Ambev não espera experiência prévia: “uma vez aqui dentro, o desenvolvimento acontece sem você perceber.”

“O papel do nosso RH é garantir que tudo o que os fundadores e diretores da empresa acreditam não morra. Prezamos por valores como humildade, meritocracia e ética, nos preocupamos com as pessoas – funcionários e clientes –, com a qualidade dos nossos produtos e, claro, com a receita”, completa Daniel.

Atualmente, a cervejaria está com inscrições abertas para seu trainee – confira!

Como são as oportunidades de crescimento na empresa

Caio confirma que um dos fatores que o ajudou a se destacar como profissional e crescer dentro da cervejaria foi seu alinhamento à cultura. “Tem que mostrar que você é aderente, dono do negócio, que não pega atalhos, que constrói times melhores do que você”, detalha o gerente.

Leia também: O que jovens precisam fazer para se destacar, segundo o VP de Gente e Gestão da Ambev

Algo muito valorizado na empresa é o famoso “espírito de dono”. “Todo mundo aqui toca seus projetos como se fossem seus próprios e toma responsabilidade pelos seus erros e acertos. Quando alguém acerta, mais do que comemorar, já começa a pensar no próximo desafio”, diz Daniel.

Para crescer dentro da empresa, o diretor de pessoas e gestão ressalta três pontos:

  • É preciso saber lidar com gente
    “Ouvir outras pessoas é fundamental”
  • Ter resiliência
    “Mesmo quando tudo parece dar errado”
  • Estar disposto a mudar de área ou cidade
    “Uma vaga importante para o seu crescimento pode estar disponível em outro estado”

Uma vez numa posição de liderança, espera-se que o profissional tenha como uma das suas principais preocupações treinar bem sua equipe. “Todo líder na Ambev tem que ter o seguinte pensamento: preciso ter ao meu lado gente boa, pronta para um dia ocupar o meu lugar. Por isso, nosso ambiente incentiva e cria tantas oportunidades para formar pessoas”, afirma.

Dicas para se destacar na seleção do programa de Trainee Ambev

Tendo concorrido com cerca de 30 mil candidatos, Caio considera que ter mostrado paixão pela organização, seu propósito, missão e cultura, foi um grande ponto positivo durante a seleção do programa de Trainee Ambev.

“O que mais fez a diferença para mim, sem dúvida, foi o brilho no olho. Fiz questão de mostrar em todas as etapas o tanto que eu queria estar aqui.”

Para quem vai se candidatar, ele dá as seguintes dicas:

  • Mostre conhecimento de Economia

Na seleção do programa de trainee Ambev, os candidatos têm seus conhecimentos sobre atualidade testados. Mas não só: é preciso provar que entende sobre o negócio da organização, o cenário político-econômico mundial e como isso afeta o mercado brasileiro (e a cervejaria).

  • Mostre coesão e clareza

As habilidades de comunicação também são colocadas à prova. Pode ser um desafio traduzir ideias complexas de forma objetiva, mas é algo valorizado no recrutamento. De acordo com o atual gerente, é preciso mostrar clareza e uma linha lógica de pensamento.

  • Mostre multidisciplinaridade e flexibilidade

Segundo o gerente, a Ambev valoriza profissionais que sejam multidisciplinares, e que aliem isso com atitude e determinação. Principalmente nas posições de trainee, é interessante mostrar que se daria bem alocado em qualquer área que fosse necessário.

  • Mostre capacidade de ser líder

“Essa questão da liderança é muito forte, nós tocamos times grandes desde muito cedo na companhia. Quando eu entrei como gerente de vendas, tinha um time de 40 vendedores e apenas 23 anos.”

 

 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: