Um Projeto: Fundação Estudar
livros antigos em estante

Está se preparando para OAB? Veja 40 questões para testar seus conhecimentos de Ética!

Por Por EXAME.com

Perguntas de ética equivalem a 25% da prova da 1ª fase da OAB; baixe um simulado exclusivo elaborado pela Rede LFG e estude para o exame

Em breve, bacharéis em direito começam (ou recomeçam) a trilha até a tão sonhada carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O exame tem duas fases e a aprovação nele é obrigatória para o exercício da profissão de advogado.

A prova da 1ª fase do Exame de Ordem, organizada pela FGV, traz 80 questões objetivas das disciplinas obrigatórias no currículo dos cursos de direito no Brasil. Também são cobrados temas de Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, Filosofia do Direito, Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB.

Em busca de uma carreira de impacto no mundo jurídico? 
Inscreva-se na conferência de carreiras Ene, do Na Prática

A matéria que traz o maior número de questões é Ética. “As perguntas de Ética equivalem a 25% da prova da 1ª fase, já que são 10 entre as 80 do total do exame”, diz o professor Arthur Trigueiros, da Rede LFG.

Ou seja, quem gabaritar as 10 questões de Ética só precisará acertar mais 30 questões para marcar presença na 2ª fase da prova da OAB. Outra vantagem de reforçar a leitura dos temas desta disciplina é que sua complexidade jurídica é pequena, segundo o professor.

“São três textos que o aluno tem que estudar efetivamente: Estatuto da OAB, seu Regulamento Geral e o Código de Ética e Disciplina da OAB”, diz Trigueiros. Muito por isso, começar pelas perguntas de Ética é sua sugestão. “É interessante iniciar a prova por uma matéria menos complexa”, diz.

O estilo das questões, segundo o professor, é voltado à aplicação funcional. “A FGV gosta de apresentar histórias de casos práticos e os alunos precisam responder de acordo com as regras”, diz.

Direitos dos advogados são tema frequentes das perguntas. “Cai em 99% das provas.” Infrações e sanções disciplinares têm, igualmente, destaque na prova. “Um advogado precisa conhecer o que não pode ser feito na prática jurídica”, diz Trigueiros. Por fim, questões ligadas a honorários advocatícios também são rotineiras nas provas da 1ª fase.

Preparado? Confira como está o seu domínio da matéria e baixe o simulado exclusivo elaborado pela equipe da Rede LFG.

Baixe o simulado com 40 questões
de Ética para 1ª fase da OAB

Este artigo foi originalmente publicado em EXAME.com

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo