livros antigos em estante

Em breve, bacharéis em direito começam (ou recomeçam) a trilha até a tão sonhada carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O exame tem duas fases e a aprovação nele é obrigatória para o exercício da profissão de advogado.

A prova da 1ª fase do Exame de Ordem, organizada pela FGV, traz 80 questões objetivas das disciplinas obrigatórias no currículo dos cursos de direito no Brasil. Também são cobrados temas de Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, Filosofia do Direito, Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB.

Em busca de uma carreira de impacto no mundo jurídico? 
Inscreva-se na Conferência Na Prática Jurídica!

A matéria que traz o maior número de questões é Ética. “As perguntas de Ética equivalem a 25% da prova da 1ª fase, já que são 10 entre as 80 do total do exame”, diz o professor Arthur Trigueiros, da Rede LFG.

Ou seja, quem gabaritar as 10 questões de Ética só precisará acertar mais 30 questões para marcar presença na 2ª fase da prova da OAB. Outra vantagem de reforçar a leitura dos temas desta disciplina é que sua complexidade jurídica é pequena, segundo o professor.

“São três textos que o aluno tem que estudar efetivamente: Estatuto da OAB, seu Regulamento Geral e o Código de Ética e Disciplina da OAB”, diz Trigueiros. Muito por isso, começar pelas perguntas de Ética é sua sugestão. “É interessante iniciar a prova por uma matéria menos complexa”, diz.

O estilo das questões, segundo o professor, é voltado à aplicação funcional. “A FGV gosta de apresentar histórias de casos práticos e os alunos precisam responder de acordo com as regras”, diz.

Direitos dos advogados são tema frequentes das perguntas. “Cai em 99% das provas.” Infrações e sanções disciplinares têm, igualmente, destaque na prova. “Um advogado precisa conhecer o que não pode ser feito na prática jurídica”, diz Trigueiros. Por fim, questões ligadas a honorários advocatícios também são rotineiras nas provas da 1ª fase.

Preparado? Confira como está o seu domínio da matéria e baixe o simulado exclusivo elaborado pela equipe da Rede LFG.

Veja questões
de Ética para 1ª fase da OAB

Este artigo foi originalmente publicado em EXAME.com

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: