Um Projeto: Fundação Estudar
Coach João Cordeiro

O que um líder precisa ter (e fazer) para se tornar um influenciador

Por Cecília Araújo

Saiba como engajar as pessoas para que façam bem feito e de boa vontade aquilo que normalmente elas não fariam

A razão de uma liderança existir é provocar influência. É garantir que as pessoas façam bem feito e de boa vontade aquilo que normalmente elas não fariam. Falando assim parece fácil. Mas essa é uma tarefa complexa, que exige uma série de competências e atitudes para colocá-la em prática. Nos vídeos a seguir, o psicólogo e coach João Cordeiro explica o que um líder precisa ter (e fazer) para se tornar um influenciador e aponta seus maiores desafios.

Segundo ele, a chave para ser um líder melhor está na mudança de mindset: “Como um líder que está acostumado a trabalhar de forma centralizadora migra para um novo modelo de liderança, disposta a ouvir? O primeiro passo é se autoconhecer e identificar por que tem medo de certas coisas. A evolução é progressiva, mas precisa necessariamente ser feita de forma genuína, colocando o outro como interesse principal dessa transformação”, afirma o coach.

Leia também: ‘Accountability’ – o valor que não pode faltar em um líder

Como provocar influência?

“O líder provoca influência por meio da comunicação – que desperta e dá o norte – e do exemplo – que sustenta o que foi dito. Se não houver o exemplo, a comunicação se evapora. Se não houver a comunicação, a evolução através do exemplo é muito lenta. Se exemplo fosse suficiente, todo adolescente saberia arrumar seu quarto. A comunicação move as pessoas, e o exemplo arrasta.”

As três missões de um líder

“O líder tem três missões muito importantes: 1) Bater meta, com o time, fazendo certo; 2) Formar sucessores – precisa tirar férias e ter quem o substitua; 3) Disseminar cultura – falar dos valores e praticá-lo.”

Leia também: Aprenda a pensar como um verdadeiro líder

Os três desafios de um líder

“São três os principais desafios de um líder: 1) Liderar a si mesmo – o autoconhecimento vai ajudá-lo a perceber o porquê de alguns comportamentos que podem ser prejudiciais; 2) Liderar os outros – é preciso saber comunicar e dar o exemplo de forma clara, transparente e autêntica; 3) Liderar mudanças – transformar metas em uma visão positiva do futuro, colocando as pessoas no lugar certo para que os objetivos sejam atingidos.”

Inscreva-se no Curso por Email: 8 Ferramentas para ser um(a) Líder Melhor


O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo