Dan Bricklin

Em idos de 1978, Dan Bricklin estava em uma sala de aula da Harvard Business School, onde fazia seu MBA, refletindo sobre suas frustrações.

O modelo da instituição é baseado na discussão de cases, e os alunos analisam e discutem certas situações de negócios. Muitas das páginas que recebem para estudar tem números e letras em tabelas e envolvem muitos cálculos – tanto que Bricklin se fantasiou de calculadora para o Halloween.

“Uma das coisas mais frustrantes era quando você fazia todo seu dever de casa e, no dia seguinte, descobre que cometeu um erro e todos os outros números estão errados”, lembrou ele em uma TED Talk recente.

Com sua experiência em programação, especificamente a criação de programas e interfaces para usuários comuns e não só para especialistas, ele imaginou uma “lousa mágica, em que se você apagasse um número e escrevesse outro, todos os números automaticamente mudariam”.

Dan Bricklin e VisiCalc

Na época, era algo revolucionário. Hoje são as onipresentes planilhas eletrônicas, embaladas via Google Sheets, Microsoft Excel, Apple Numbers e, originalmente, via VisiCalc, nome escolhido por Bricklin e seu parceiro de negócios em 1979, quando a tecnologia chegou ao mercado.

O programa VisiCalc foi comercializado para Apple II, um revolucionário computador pessoal da Apple, e o próprio Steve Jobs declarou, nos anos 1990, que aquele foi o evento mais importante para a empresa. “Se VisiCalc tivesse sido escrito para outro computador, você estaria entrevistando outra pessoa”, continuou.

Leia também: A Ivy League online – um curso da HBX tem impacto na carreira?

A principal mensagem de Bricklin ao compartilhar sua história é inspirar outras pessoas a tirarem suas ideias do papel. “Você deveria usar suas experiências, habilidades e necessidades únicas, criar protótipos para descobrir e solucionar problemas-chave e, através disso, mudar o mundo”, resume.

Ele descobriu bem depressa, ainda em Harvard, que seu projeto seria útil. Quando apresentou suas ideias sobre um case, cheias de projeções e números que exigiam esforço para calcular, o professor se impressionou.

Quase vinte anos depois, orgulha-se o inventor, a instituição comemorou a invenção com uma placa na mesma sala de aula que ele frequentou. “Nessa sala, em 1978, Dan Bricklin criou o primeiro programa de planilhas”, lê-se. “VisiCalc mudou para sempre como as pessoas usam computadores para negócios.”

Baixe o ebook: 9 grandes dúvidas sobre começar a empreender

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: