Fernando Granato

Formado em Engenharia Elétrica, Fernando Granato decidiu que sua carreira tomaria um rumo diferente do convencional. Atualmente, além de empreender na área de Educação, ele é pós-graduando em Economia Criativa e Colaborativa na ESPM e mestrando em Psicologia Cognitiva y Aprendizaje, pela FLACSO Buenos Aires y Universidad Autonoma Madrid.

Foi em 2012, quando participou do Programa de Embaixadores CHOICE, organizado pela Artemísia, que o seu caminho começou a ser trilhado. “Tive oportunidade de conhecer mais sobre negócios sociais durante a CHOICE Conference. Esse evento foi um divisor de águas para mim, saí de lá com a certeza de como iria empreender e que deveria entrar para o Movimento se quisesse aprender mais e conhecer pessoas que já estavam envolvidas”, conta. E foi isso que ele fez: durante dois anos participou ativamente do Movimento, atuando como Embaixador, mentor e membro da equipe.

A vivência permitiu que Fernando desenvolvesse competências fundamentais para a sua carreira como empreendedor e também acreditasse no poder dos negócios sociais. “Percebi que é possível criar um negócio de impacto, trabalhar com o que se ama e sobreviver disso. Vi que mesmo não sendo algo fácil, tampouco é impossível. Desenvolvi muito minhas habilidades de liderança, como facilitador e aprendi a ouvir ativamente”, diz.

Para Fernando, ter o seu próprio negócio sempre foi uma opção, mas foi dentro do Movimento CHOICE que ele teve a certeza de como iria empreender. “Antigamente minha visão ideal de mudar o mundo era montar um negócio tradicional e também uma ONG, assim, um daria dinheiro para o outro. Quando conheci os negócios sociais tive a certeza de que caminho iria seguir”, comenta.

Além de ter adquirido muitos conhecimentos sobre a área durante as suas experiências no CHOICE, Fernando também destaca a rede de pessoas a que teve acesso: “Elas foram essenciais para a abertura do meu negócio, inclusive, conheci o meu sócio dentro do Movimento”.

Leia também: Movimento CHOICE, um mergulho no mundo dos negócios sociais

Quíron – Educação para o Protagonismo
Há dois anos, junto com o seu sócio, ele começou a empreender. E da vontade de fazer a diferença no setor educacional, nasceu a Quíron, um negócio de impacto social que tem como objetivo transformar a qualidade do ensino na América Latina, ao oferecer uma educação complementar e participativa, formando pessoas protagonistas. “Atuamos principalmente em escolas públicas de Ensino Médio, levando uma formação focada em desenvolver o talento de cada jovem, abordando aulas que vão desde empreendedorismo social, design thinking, até autoconhecimento e política”, explica.

Com os bons resultados obtidos até agora, o modelo de negócio está em processo de expansão para outras regiões do país. “Estamos ajudando jovens a tirarem ideias do papel e desenvolvendo o ecossistema empreendedor e inovador dentro das escolas e comunidades. Temos casos de jovens com 15 anos escrevendo um livro de poesias e até mesmo criando um aplicativo que ajuda a localizar crianças de rua que foi premiado internacionalmente”, conta.

Antes pouco conhecido, o mundo dos negócios sociais vem ganhando cada vez mais relevância e atenção dos jovens. Para Fernando, muito dessa repercussão foi alcançada por meio das atividades desenvolvidas pelo Movimento CHOICE. “Cada vez mais universitários vêm enxergando o mercado de negócios sociais como uma oportunidade possível e muito interessante de se envolver. Em longo prazo, percebo que eles serão pioneiros de grandes histórias amanhã”, destaca. “Não se prenda a padrões ou preconceitos, existe um mundo de possibilidades esperando por você, basta começar!”

Leia também: Especialista aponta educação entre os negócios mais promissores para 2015

Esta reportagem faz parte de uma série que o Na Prática organizou para ajudá-lo a conhecer diversas formas de aproveitar o período da faculdade ao máximo. Para conferir o especial completo, baixe o PDF abaixo:

Botão Especial

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: