Um Projeto: Fundação Estudar
astronauta e espaconave da nasa

5 cases da NASA sobre gestão, comunicação e tomada de decisões

Por Rafael Carvalho

Confira cases de estudo criados pela agência espacial americana que podem aprimorar seu time e desenvolver suas habilidades

Um Chief Knowledge Officer (CKO) é um cargo do tipo C-level, como são chamadas as posições mais altas de uma organização, e a pessoa responsável pela administração do capital intelectual e do conhecimento de uma organização. Embora menos conhecido que outros postos que começam com a palavra chief, certamente atrai a atenção dos curiosos – ainda mais quando se trata do CKO da NASA.

Em agosto, o novo portal de dados da agência espacial americana tornou milhares de documentos públicos, incluindo pesquisas sobre desenvolvimento de aplicativos e engenharia aeroespacial. Há também diversos cases criados pelo departamento do CKO para uso em workshops, treinamentos e conferências.

“Estudar cases torna o conhecimento de missões mais atraente e cativante ao envolver pessoas no processo de tomada de decisões”, resume a NASA. Como treinar é sempre bom – especialmente se você está se preparando para um processo seletivo concorrido –, o Na Prática selecionou cinco documentos interessantes e que não exigem conhecimentos específicos.

Confira abaixo e baixe gratuitamente o PDF (em inglês):

1. Tomada de decisões e conflito de interesse
A NASA é uma organização grande, em que não faltam ramificações, departamentos e projetos conectados. O ponto aqui é entender se uma empresa terceirizada, interessada em buscar um novo contrato, pode atuar em duas áreas da agência ou se há conflito de interesse interno. Baixe aqui.

2. A última missão Columbia e gestão de processos
Uma análise sobre os dezesseis dias entre o lançamento do ônibus espacial e o desastre da volta, que custou a vida de sete astronautas, em 2003. O que deu errado na cadeia de comando da NASA e como os processos resultaram na tragédia? Baixe aqui.

3. Comunicação eficaz e diversidade de opiniões
Como garantir comunicação aberta entre múltiplas organizações e participantes para que o fluxo de informações esteja disponível para tomadores de decisão? Também envolve questões de liderança. Baixe aqui.

4. Como ouvir opiniões diferentes de maneira igualitária
Quando a sonda New Horizons mandou as primeiras fotos de Pluto, o mundo festejou. Neste case, a NASA explica como um problema com uma empresa terceirizada envolvida na fabricação do objeto levou à criação de um novo procedimento para escutar departamentos de maneira igualitária em momentos críticos. Baixe aqui.

5. Escolha sua maior preocupação
Enviar objetos para o espaço não é fácil e um contratempo em Terra costuma ter muitos efeitos. Quando uma missão apresenta problemas duas semanas antes do lançamento, o chefe precisa decidir, em um único dia, se recomenda um atraso custoso ou se é possível consertar o objeto no tempo que resta. Baixe aqui.

 

Dica do Na Prática:

Ainda não sabe qual rumo dar para a sua carreira? Não deixe de conhecer bem de perto o mercado de trabalho antes de tomar qualquer decisão, pois um erro nesta etapa pode gerar grandes frustrações, te levando até caminhos que não fazem sentido para você. Mas fique tranquilo, foi pensando neste desafio que a Fundação Estudar criou o Carreira Na Prática, um curso no qual você irá visitar empresas, entender a rotina de trabalho e tirar dúvidas com profissionais para tomar decisões mais embasadas. Inscreva-se até este Domingo, 29/05, com 20% de desconto usando o cupom MINHACARREIRA. Clique aqui para saber mais!

 

 

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo