As melhores universidades do Paraná

Sala de aula universitária com aproximadamente 40 estudantes sentados em carteiras individuais azuis com prancheta acoplada, dispostas em fileiras. O ambiente possui piso de granito, teto com estrutura aparente de concreto, iluminação fluorescente e um projetor suspenso. Nas paredes brancas há uma placa com os dizeres "Bem-vindos" e "Soluções Econômicas". Grandes janelas do lado direito permitem a entrada de luz natural, revelando a vista de edifícios externos. Os estudantes, de diferentes idades e etnias, estão concentrados, alguns fazendo anotações e outros observando atentamente, caracterizando um momento de aula ou palestra em andamento. O espaço tem características típicas de uma instituição de ensino superior moderna.
Sala de aula da Universidade Estadual de Londrina, no Paraná

O Paraná abriga algumas das instituições de ensino superior mais bem avaliadas do Brasil. No Enade 2023, três universidades do estado conquistaram nota máxima (5) no Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação (MEC), feito que apenas 3,2% das instituições brasileiras conseguiram. São elas: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Esses resultados refletem a tradição acadêmica e a relevância científica do estado, que também se destacam no Ranking Universitário Folha (RUF) 2024, levantamento nacional que avalia ensino, pesquisa, mercado de trabalho, inovação e internacionalização.

Neste guia completo, o Na Prática lista as melhores universidades do Paraná, com base nos rankings e resultados das instituições. Se você é estudante ou está tomando decisões na sua carreira, precisa conhecer os centros de excelência desse estado.

Leia também: Conheça as melhores universidades de Minas Gerais

Universidades com nota máxima no MEC

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Fundada em 1912, é uma das universidades mais antigas do Brasil e ocupa o 9º lugar geral no RUF 2024. É reconhecida pela produção científica robusta e pela forte presença em áreas como engenharia, direito, saúde e biotecnologia.

Durante a Primeira Guerra Mundial, a Universidade teve que se desmembrar em faculdades autônomas para continuar funcionando, porque  uma lei que determinava o fechamento das universidades particulares, como uma tentativa do Governo Federal de centralizar o poder sob as instituições de ensino superior.

Só em 1946, foi possível retomar a universidade como era, reunindo as faculdades de sob o título de Universidade do Paraná. Em 1950, ela passou à gestão federal e a se chamar Universidade Federal do Paraná, tornando-se uma instituição pública e gratuita.

Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Localizada no norte do estado, alcançou o 24º lugar geral no RUF e é referência em pesquisa agropecuária, ciências ambientais e saúde. Sua atuação internacional é crescente, com programas de intercâmbio e cooperação acadêmica.

A universidade, que começou com alguns cursos de graduação entre 1971 e 1977 (incluindo Matemática, Química, Administração, Engenharia, Pedagogia e Ciências Biológicas), foi reconhecida oficialmente pelo Governo Federal em  1976, Isso permitiu a expansão dos cursos e consolidação da instituição como uma legítima universidade pública.

Nos anos 80, o centro expandiu sua atuação no Noroeste do Paraná, em cidadades como Cidade Gaúcha e Diamante do Norte. Hoje, a UEM é reconhecida pela qualidade do ensino, pesquisa e extensão. Entre os destaques está o curso de Medicina, que já obteve uma das melhores notas do país.

Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Com campi espalhados pelo oeste paranaense, figura na 50ª posição geral no RUF. Tem destaque regional no desenvolvimento científico e tecnológico, especialmente em áreas agrícolas e ambientais.

Outras universidades de destaque no Paraná

Além das três com nota máxima no MEC, outras instituições paranaenses merecem destaque:

  • Universidade Estadual de Londrina (UEL) – 27º lugar geral no RUF, reconhecida pelo ensino de medicina, direito e odontologia. Tem seu campus em Londrina, cidade do norte do Paraná. Em 2021, a universidade atendia diretamente quase 4% da população da cidade, desconsiderando os beneficiados pelos serviços prestados pelos órgãos institucionais de apoio e suplementares.

  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – 32º lugar no ranking da Folha, e uma das universidades privadas mais bem colocadas no país. A PUCPR possui quatro campi: em Curitiba, Londrina, Maringá e Toledo. A instituição tem nota 4 de 5 no Índice Geral de Cursos (IGC), e uma oferta de 69 cursos.

  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – 35º lugar na lista, a universidade é hoje uma referência nacional em engenharia e tecnologia. Com mais de 26 mil alunos, é destaque nas áreas de Agronomia, Engenharia Elétrica e de Produção. Foi fundada em 1978.

Nathalia Clementin, Gerente de Projetos do Na Prática, foi aluna da UEL e voltou à universidade anos depois como facilitadora do curso Carreira de Excelência, voltado a universitários que buscam destaque no mercado de trabalho. Nathalia conta que a instituição é reconhecida pelo perfil curioso e engajado dos seus estudantes.

“Facilitar o curso Carreira Na Prática na UEL foi uma alegria imensa para mim, especialmente por poder voltar à instituição onde me formei há alguns anos”, confessa Nathalia.

Foto em grupo de aproximadamente 25 pessoas, entre jovens e adultos, posando para a câmera em um espaço coberto com estrutura de concreto e paredes de tijolo aparente. O local parece ser um mirante ou área de descanso, com vista para uma paisagem verde e montanhosa ao fundo sob um céu nublado. Os participantes vestem roupas casuais em cores variadas, alguns usando crachás com fita verde, sugerindo tratar-se de um evento acadêmico ou profissional. O grupo está distribuído em três fileiras - alguns em pé na parte de trás, outros sentados no meio e três pessoas agachadas na frente. Todos demonstram expressões alegres e descontraídas, indicando um momento de confraternização ou encerramento de atividade.
Nathalia e os jovens participantes do curso na Universidade Estadual de Londrina

“A UEL é reconhecida nacionalmente pela sua excelência acadêmica e relevância na produção científica, formando profissionais de destaque em diversas áreas. Além disso, os jovens universitários da UEL têm um perfil muito inspirador: são curiosos, engajados e comprometidos com a transformação da sociedade, o que torna a troca ainda mais rica e significativa”, destaca.

Leia também: Conheça as melhores universidades do Rio de Janeiro

  • Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) – 41º lugar no ranking. Mais forte em educação, ciências humanas e produção científica regional.

  • Universidade Positivo (UP) – 75º lugar, com relevância no mercado e inovação. Foi criada em 1975, e tem sede em Curitiba. Atualmente integrada ao Grupo Cruzeiro do Sul, a universidade expandiu significativamente sua atuação e oferta, incluindo cursos à distância. Hoje, atende 22.000 alunos distribuídos em 84 unidades espalhadas pelo território nacional, consolidando sua presença no cenário educacional brasileiro.

  • Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) – 88º lugar no RUF. Está em crescimento nas áreas de pesquisa e internacionalização.

  • Universidade Cesumar (Unicesumar) – 111º lugar no ranking, é destaque no ensino à distância e e em inovação acadêmica.

Aprenda a ter sucesso no início da carreira

Se você está na universidade e procura um jeito gratuito de se tornar destaque nos processos seletivos, chegou a sua hora! Inscreva-se no curso Carreira de Excelência na Prática, formação híbrida que já proporcionou um salto na carreira de milhares de jovens.

Vamos te preparar para o mercado de trabalho, com uma metodologia que une teoria e prática, para acelerar seu desenvolvimento e garantir seu destaque nos processos seletivos das melhores oportunidades.

Inscreva-se: leva só dez minutos!

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo:

MAIS DO AUTOR

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!