Coworking: o que é, como funciona, benefícios e como encontrar

Os coworkings, tendência importada dos Estados Unidos, já são uma realidade nas grandes cidades brasileiras. Tratam-se de ambientes de trabalho colaborativos, compartilhados por diversas empresas, e que costumam abrigar muitas startups e profissionais autônomos.

Estima-se, segundo a plataforma Coworking Brasil, que existam 1200 escritórios desse tipo no nosso país neste momento e a expectativa é de que esse número comece a aumentar exponencialmente a partir deste ano.

Dados da Gartner, uma empresa especializada em cultura organizacional, mostram ainda que 74% dos donos de empresas pretendem manter funcionários trabalhando de casa de forma permanente após a pandemia.

Pensando nesse cenário, o Na Prática preparou este material que pode te ajudar e entender melhor o que é coworking, como ele funciona e como se beneficiar do modelo.

Leia também: CLT ou PJ? Entenda as diferenças e vantagens dos regimes

Coworking: o que é e como funciona?

Coworking: um espaço comum, mas ocupado por profissionais de diversas empresas e ramos (muitos deles autônomos) (Foto por MyHQ Workspaces)

Mesmo antes da pandemia, as pessoas que trabalhavam de forma remota já sentiam que o ambiente doméstico não era exatamente feito para o trabalho. Distrações, bagunças, interrupções, todos esses problemas já eram, em parte, comuns na rotina de milhares de trabalhadores.

E foi por essa razão que nos últimos anos começaram a surgir, aqui e acolá, espaços de trabalho compartilhados, os coworkings, nas grandes cidades. O modelo surgiu nos Estados Unidos, no início do século XXI, e começou a crescer ao longo das últimas décadas – ainda que nenhuma pandemia devastadora existisse.

Basicamente, um escritório de coworking é um espaço comum, com mesas e estrutura de trabalho, mas não ocupado por uma empresa específica e sim por um grupo de profissionais, normalmente freelancers autônomos, que alugam um canto ali para tocar seus projetos.

Existem diversos tipos de coworkings por aí, cada um mais ou menos indicado para os serviços que as empresas precisam. Alguns são 24h e outros oferecem entregas com motoboys, por exemplo. São frequentados por pessoas diferentes publicitários, jornalistas, designers, advogados, arquitetos, engenheiros, vendedores, tradutores e tantos outros.

Quais os benefícios, de modo geral, desse modelo de trabalho?

Algo que precisa ficar claro para qualquer pessoa é que o coworking pode ser útil se ele fizer sentido para a realidade do profissional em questão. É preciso avaliar custo, localidade, vantagens e uma série de detalhes antes de decidir se mudar do home office para um coworking.

Ainda assim, nós separamos (e explicamos) aqui alguns benefícios da prática. Confira:

#1. Mais networking

Durante o trabalho compartilhado, você vai encontrar pessoas e profissionais dos mais variados tipos e com as mais variadas expertises. Dessa forma, será comum que você encontre novas oportunidades de negócios, novos projetos e que se torne, do outro lado, um novo contato para outros profissionais.

Networking: saiba como criar uma boa rede de contatos e interagir com ela

#2. Mais foco

Em casa, com um milhão de distrações a todo instante, fica praticamente impossível se concentrar no trabalho. Nos espaços de trabalho compartilhado, por outro lado, tudo respira trabalho e dedicação a todo instante. Por isso, será muito mais fácil ordenar as coisas e separar o espaço de lazer do espaço de concentração.

Está tendo problemas para manter o foco? 2 técnicas de mindfulness para treinar a concentração

#3. Mais estrutura

Escritórios, salas de reunião, estacionamento, cozinha e muitos outros benefícios virão junto do seu coworking. Os prédios que comportam espaços desse tipo se preparam para entregar uma experiência de trabalho e escritório completa. Assim, será muito mais fácil receber um cliente, fazer uma vídeo chamada e realizar tarefas complexas.

#4. Menos isolamento

Fora da pauta do trabalho, é quase certo que você fará amigos durante o trabalho compartilhado e isso vai te deixar muito menos desanimados. Após um longo período de isolamento motivado pela pandemia, um pouco de companhia será muito bem-vinda nos próximos tempos.

Não deixe de ler também: Coworking: de modinha a novo paradigma

Dicas para trabalhar em coworking

Todos esses profissionais diversos costumam se comportar de maneiras também diversas e são acostumados com rotinas e ambientes de trabalho diferentes. O bom senso, nesses casos, é fundamental para que um não invada o espaço do outro

Baixe o Ebook: Como é trabalhar em uma startup? 8 dicas para embarcar nessa!

Para ajudar quem vai trabalhar em em um coworking, ou que já trabalha em um e está tendo problemas por lá, ouvimos as principais reclamações — tanto dos usuários como dos próprios gerentes dos coworkings — e elaboramos um pequeno manual de convivência. Nunca é demais lembrar que cada coworking tem suas regras próprias, mas se você se atentar aos tópicos abaixo, dificilmente andará fora da linha

Confira a seguir as dez dicas para você extrair o máximo desse ambiente e evitar momentos de stress:

1. Use fones de ouvido: Trabalhar escutando música é uma delícia, mas nem todo mundo é obrigado a ter o mesmo gosto musical. Usar fone de ouvido é fundamental, até mesmo para assistir aos vídeos no Youtube.

2. Fale baixo ao telefone: O barulho faz parte do ambiente de um coworking (não se trata de uma biblioteca), mas você deve se lembrar que as pessoas estão ali para trabalhar. Imagine se todos, ao mesmo tempo, resolverem falar alto ou gargalhar durante uma ligação?

3. Reuniões nos espaços reservados: Os coworkings possuem locais apropriados para as reuniões. Por mais que o assunto seja urgente, espere o momento certo para compartilha-lo com sua equipe sem atrapalhar os demais.

4. Interaja: Almoce junto com outras pessoas! Em coworkings é comum a existência de espaços destinados às refeições, que são usados no café da manhã, almoço e nos happy hours. Aproveite a oportunidade. Reserve um tempo na sua agenda para interagir com pessoas novas.

5. Na cozinha: A cozinha é um local “sagrado” nos coworkings. Organize toda a bagunça que você produziu e deixe tudo como encontrou. Ah, e nem pense em tocar no lanche de alguém que está na geladeira, mesmo que a fome já tenha atingido limites intoleráveis…

Leia também: O lado bom e o lado ruim de trabalhar em uma startup

6. Organize seu espaço: Lembre-se que o espaço é de todos. As mesas podem ser compartilhadas e não pega bem empilhar livros, documentos e outros papéis ao seu redor. Gera uma sensação de desorganização no ambiente.

7. Atenção aos horários: Não espere que o funcionário do coworking te avise que o local está para fechar ou dê algum sinal como apagar a luz. Se ainda falta trabalho a fazer, continue em casa ou procure um coworking que funcione 24h por dia!

8. Seja simpático: Um simples “bom dia” para a pessoa ao lado pode significar o início de uma amizade ou até mesmo de uma parceria profissional. Lembre-se que os negócios nas startups são multidisciplinares e você pode estar ao lado da pessoa certa para sua empresa.

9. Se vire: Os coworkings presumem que você consegue resolver a maioria dos seus problemas. Portanto, leia os quadros de avisos e observe bastante antes de sair perguntando qual a senha do Wi-Fi por aí.

10. Tomadas para todos: Não monopolize as tomadas existentes no ambiente carregando seus oito aparelhos de celular. Em tempos de baterias viciadas, todo mundo precisa carregar o telefone ou o notebook várias vezes ao dia, então use o bom senso e reveze com quem trabalha ao seu lado.

Onde encontrar espaços de Coworking?

Na internet, é possível encontrar espaços de coworking de todos os tipos e em todo o Brasil – apesar de a maioria ficar em São Paulo.

O site Coworking Brasil – citado anteriormente – possui uma ferramenta que te ajuda a explorar esses espaços e encontrar a melhor solução em termos de praticidade e comodidade.

É possível alugar estações de trabalho por hora, escritórios completos para reuniões e é possível até assinar planos mensais para ir ao coworking todos os dias.

Ao entrar na ferramenta do Coworking Brasil, basta:

  1. Clicar no menu “Espaços”;
  2. Digitar a cidade na qual você procura uma estação de trabalho compartilhada;
  3. Aplicar os filtros de acordo com as suas preferências.

Serviços mais comuns oferecidos em espaços de coworking]

Além das estações de trabalho, os espaços de trabalho compartilhado costumam oferecer outros serviços para seus clientes. Os mais recorrentes entre os presentes na plataforma Coworking Brasil são:

  • Sala de reuniões
  • Estacionamento privado
  • Sala de reuniões
  • Secretariado
  • Bicicletário
  • Atendimento 24 horas
  • Cozinha
  • Espaço para convivência
  • Endereços comercial e fiscal
  • Serviço de impressão
  • Wifi
  • Armário Privado
  • Cadeiras ergonômicas

Melhores espaços de coworking em São Paulo (para conhecer modelos)

Com base nas avaliações de usuários no Google, o Na Prática lista aqui 3 espaços de coworking na cidade de São Paulo – onde há mais oferta de estações. Pode servir para que você conheça os modelos e saiba melhor se gostaria ou não de trabalhar em um. Confira:

#1. Eureka Coworking Paulista

#2. Working Together

#3. Coworking São Paulo

 

Deixe um comentário
Compartilhar

Posts recentes

Raízen abre inscrições para Programa de Estágio 2024

A Raízen, uma das principais empresas do setor de energia do país, está em busca…

8 horas a

Fundação Estudar promove primeira edição internacional do curso Liderança Transformadora

A Fundação Estudar, renomada instituição brasileira dedicada ao desenvolvimento de líderes, realizou com sucesso a…

11 horas a

4 técnicas de problem solving de grandes consultorias estratégicas

Não tem instituição que seja melhor em problem solving - ou resolver problemas - melhor…

3 dias a

Tem sede de trabalhar com marcas inspiradoras? Ambev abre as inscrições para o Estágio Geral e Representa

Está aberta mais uma temporada de inscrições para os programas de Estágio Geral e Representa…

5 dias a

Cursos gratuitos com certificado: 70 sites com ótimas opções

A internet está cheia de cursos online gratuitos com certificado, disponíveis para pessoas de diferentes…

6 dias a

Networking: saiba como criar uma boa rede de contatos e interagir com ela

Não pode ler esta matéria sobre Networking? Ouça o conteúdo no player abaixo! Você já…

6 dias a