A Copa do Mundo de futebol acabou para o Brasil, mas é inegável que a competição ainda está mexendo com o coração e a mente de muita gente.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

No LinkedIn, por exemplo, o “bate boca” é generalizado. Há quem discorde de falar em carreira ao ver o Mundial e a quem exalte as comparações entre o jogo e o mundo corporativo.

Independentemente de qual grupo você faça parte, o que não dá para negar é que o esporte pode, sim, ser fonte de inspiração e ensinamentos.

E se você anda “órfão” da Copa e não consegue seguir em frente depois da eliminação da Seleção, o Na Prática te mostra hoje uma lista de 5 livros sobre esportes.

#1. Moneyball: a arte de ganhar em um jogo injusto

Escrito por Michael Lewis, Moneyball é um livro que explica com precisão a importância de utilizar dados para tomar decisões assertivas. Na obra, o autor descreve como o beisebol era um esporte dos ricos nos Estados Unidos dos anos 90 e mostra como o Oakland Athletics, um clube pequeno e de baixo orçamento, resolveu apostar nas estatísticas para desbancar os ricaços. 

Best-Seller, Moneyball é uma leitura fácil para quem não entende as regras desse esporte (que é pouco conhecido no Brasil), mas que gosta da temática ou se interessa por alcançar grandes resultados com poucos recursos. Em 2011, a obra virou filme, no qual o protagonista é interpretado por Brad Pitt. 

#2. Coach Wooden: os 7 princípios que moldaram sua vida

Coach Wooden, escrito por Pat Williams, é um livro que conta a história de sucesso do jogador e treinador de basquete John Wooden, considerado um dos melhores técnicos da história da NCAA, a antiga liga de basquete americana.

Em linhas gerais, a obra explica como os ensinamentos do pai de Wooden o fizeram uma pessoa e um profissional melhor; e mostra como ele utilizou esses ensinamentos em sua carreira. Quando o pequeno John, ao se formar na oitava série, ganhou um caderno de notas do pai, ele encontrou ali, escrito a mão, um conjunto de 7 valores que deveriam moldar sua vida.

#3. The Score Takes Care of Itself: My Philosophy of Leadership

Mudando de esporte novamente, o terceiro livro da lista explora a filosofia de liderança do antigo técnico de futebol americano, Bill Walsh, a partir de um conjunto de entrevistas exclusivas feitas pelo autor da obra, Steve Jamison, antes da morte do técnico.

Ao longo de The Score Takes Care of Itself, o escritor mostra como Walsh levou o San Francisco 49ers a se tornar uma dinastia legendária e vitoriosa depois de ficar anos longe dos títulos. Nesse caminho, o histórico treinador ensina que os requisitos para uma liderança de sucesso são os mesmo ao tocar uma franquia da NFL, uma companhia bilionária ou uma loja com poucos funcionários.

#4. Red and Me

A melhoria do trabalho em equipe é sem dúvidas um dos principais desafios para a maioria das lideranças. Compartilhar as vitórias e os erros, melhorar a comunicação entre os pares, estabelecer confiança, valorizar a diferença, todos esses parâmetros são extremamente importantes para o sucesso de times.

E é exatamente sobre essas dores que o livro Red And Me fala. Nele,  Bill Russell, estrela do Boston Celtics nas décadas de 50 e 60, detalha sua relação com seu treinador Red Auerbach na época em que ganharam juntos 11 títulos nacionais em 13 anos. A relação entre um judeu do Brooklyn e um homen negro da Lousiana revela como é possível obter sucesso e companheirismo mesmo quando ideias e origens são tão diversas.

#5. A pátria de chuteiras

Em A pátria de chuteiras, o cronista Nelson Rodrigues faz um raio-x da identidade nacional brasileira pela perspectiva do futebol. Às vésperas da Copa do Mundo de 1958 (que levaria a Seleção ao primeiro título), o autor revela em seu livro traços da autoestima do povo tupiniquim ao passo em que demonstra como nossa experiência é moldada pelo medo de falhar como indivíduos e como sociedade.

Em um país que conviveu sempre com saques, desconfiança e corrupção, a ideia de sucesso parece distante, como revela o livro, mas nos ajuda a pensar nosso pontos fracos do ponto de vista emocional e social. É nessa obra, aliás, que o conceito Síndrome de Vira-Latas é concebido para explicar nossa descrença em relação a nossas virtudes.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: