Um Projeto: Fundação Estudar

8 livros sobre inovação – para aprender e se inspirar

Por Suria Barbosa

Selecionamos 8 leituras que desmistificam inovações disruptivas e perfis inovadores, ensinam técnicas e apresentam casos de sucesso para você que quer ser mais inovador ou incorporar mais inovação no seu projeto.

Não há mais dúvida que a atual pandemia pela qual o mundo passa deixará mudanças profundas em muitos âmbitos da vida. E novos tempos requerem novas soluções. Por isso, selecionamos leituras que desmistificam inovações disruptivas e perfis inovadores, ensinam técnicas e apresentam casos de sucesso.

8 livros sobre inovação para te inspirar

#1 The Idea Factory: Bell Labs and the Great Age of American Innovation

de Jon Gertner

Loucos anos 20
livro The Idea Factory
Reprodução Amazon

 

Do laser, à comunicação digital e à telefonia celular, muitas invenções passaram pelo Nokia Bell Labs, empresa de pesquisa industrial e desenvolvimento científico. Em “The Idea Factory”, o autor traça as origens de algumas das invenções mais importantes do século XX.

#2 Rebel Talent: Why It Pays to Break the Rules at Work and in Life

de Francesca Gino

livro Rebel Talent
Reprodução Amazon

 

A cientista comportamental e professora premiada de Harvard Francesca Gino traz seus aprendizados de anos de pesquisa sobre os “rebeldes”: pessoas que frequentemente desafiam o status quo. Segundo ela, os rebeldes são mestres em inovar e se reinventar.

#3 The Innovator’s Dilemma

de Clayton M. Christensen

livro The Innovator's Dilemma
Reprodução Amazon

 

A obra explica a diferença entre inovações sustentáveis e disruptivas e como isso é uma nova forma de praticar a inovação. Segundo o site Board of Innovation, este era um dos livros favoritos de Steve Jobs.

#4 Ideias que colam: por que algumas ideias pegam e outras não

de Chip Heath & Dan Heath

livro Ideias que colam
Reprodução Amazon

 

Este livro resume os cinco principais traços que fazem uma ideia “pegar” psicologicamente nos outros, com base em estudos científicos.

#5 Inovação e Espirito Empreendedor: Prática e Princípios

de Peter Drucker

livro Inovação e Espírito Empreendedor
Reprodução Amazon

 

Peter Drucker, conhecido como “pai da Administração moderna” destaca a importância da disciplina no processo de inovação e dá insights valiosos sobre boas práticas inovação em organizações pequenas e grandes, além de apresentar dicas e estudos de caso sobre o tema.

Leia também: O que é inovação disruptiva?

#6 Mapping Innovation: A Playbook for Navigating a Disruptive Age

de Greg Satell

livro Mapping Innovation
Reprodução Amazon

 

Nesta obra, Greg Satell destrincha quatro modelos de inovação e um framework para encontrar o método que melhor atenderá suas necessidades.

#7 The Myths of Innovation

de Scott Berkun  

livro The Myths of Innovation
Reprodução Amazon

 

Obra clássica sobre o tema em que o autor, Scott Berkun, discute de onde vêm as ideias, como potencializá-las, a importância de encontrar e focalizar o problema, entre outros assuntos.

#8 The Innovator’s DNA: Mastering the Five Skills of Disruptive Innovators

de Jeff Dyer, Hal Gregersen e Clayton Christensen 

livro The Innovator's DNA
Reprodução Amazon

 

Aqui, os autores se apoiam do que já se sabe sobre inovação disruptivaAproveite o que sabemos sobre inovação disruptiva para mostrar como as pessoas podem desenvolver as cinco principais habilidades necessárias para inovar e impactar.

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo