Jim Collins

Você sabia que existem níveis diferentes de liderança? Quem diz isso é o autor norte-americano Jim Collins em seu clássico Good to Great, publicado em português como Empresas feitas para vencer e considerado um dos melhores livros de negócios de todos os tempos. E o líder nível 5 é aquele que está no topo de sua classificação dos tipos de líderes.

O que é Liderança Nível 5

O conceito surgiu ao analisar a liderança das ‘empresas feitas para vencer’ que dão nome ao livro. Essas companhias, que foram estudadas em profundidade pela equipe de Collins, são aquelas que cresceram o triplo da média de seus concorrentes por pelo menos 15 anos – em outras palavras, empresas que se mantiveram como as melhores de seus segmentos, como Gillette, Kimberly-Clark, Wells Fargo e Abbot Laboratories. Quem são as pessoas por trás dessas empresas? Nesses líderes, Collins encontrou muito mais características em comum do que imaginava, e foi daí que surgiu o conceito de liderança nível 5.

Considerado excelente, o líder nível 5 reúne as habilidades dos outros quatro tipos de líderes que ele classificou: nível 1 (capacidades individuais), nível 2 (as de equipe), nível 3 (as de administração) e nível 4 (as de liderança). O líder nível 5 possui todas essas capacidades, e, além disso, tem humildade. 

Se você estava pensando em CEO’s celebridade como Jack Welsh, Steve Jobs, Ellon Musk ou Lee Iacocca… Bem, não é desse tipo de líder que estamos falando. O que é engraçado sobre os líderes nível 5 é que eles não estariam na ponta da sua língua, exatamente porque não costumam estar muito preocupados com suas biografias. Ao invés disso, deixam sempre a ambição pessoal de lado em nome do projeto que lideram.

Essa forma de liderar é marcada por pessoas que aliam humildade com uma enorme determinação. O maior objetivo desses líderes é criar projetos excelentes e que andem com as próprias pernas, deixando os holofotes para si de lado. Assim, são líderes preocupados em deixar um legado na empresa para que ela não seja sempre dependente da sua presença lá – que, afinal de contas, jamais poderia ser eterna. 

Além disso, esses líderem têm um enorme senso de time. Quando alcança ou supera o resultado esperado, o líder nível 5 faz questão de valorizar sua equipe, de dar o mérito a ela. E quando algo dá errado, chama para si toda a responsabilidade.

Para que ser um líder nível 5?

Os líderes com as características nível 5 foram aqueles que comandaram as melhores empresas dos Estados Unidos, e estiveram por trás dos melhores resultados corporativos dos últimos anos. Assim, não é difícil traçar a ligação entre a liderança nível 5 e a alta performance.

O conceito pode ser útil para você em qualquer projeto que desenvolva com uma equipe, desde o seu trabalho de faculdade até o comando de uma grande empresa. O líder nível 5 não mede esforços para comandar sua equipe ao topo, ainda que de maneira discreta. Isso trará excelência aos seus projetos e carisma com os envolvidos, já que você não levará fama de “convencido”.

Para se ter uma ideia de como esses líderes chegam a passar desapercebidos, em uma pesquisa de Collins com grandes empresas, o autor constatou que 99% desses líderes são desconhecidos do grande público.  

Como usar a Liderança Nível 5?

A liderança nível 5 é marcada pela humildade e determinação. Abaixo algumas atitudes no dia a dia que podem ajudar a formação de um líder excelente:

1. Escutar diversos pontos de vista antes de tomar as decisões

2. Valorizar a tarefa de cada membro da equipe para chegar aos resultados (e demonstrar essa valorização na empresa)

3. Chamar para si a responsabilidade de algum fracasso da equipe, mesmo que a “culpa” não seja do líder

4. Evitar falar de si próprio nas reuniões e palestras e utilizar exemplos de outras pessoas da equipe

5. Dar o exemplo de humildade em cada atitude

Você é um líder nível 5?

Alguns questionamentos que vão te ajudar a refletir sobre a sua forma de liderança, e se você é realmente um ‘líder nível 5’: Qual é sua maior motivação: ajudar a construir uma organização excelente ou sua própria carreira? O que você prefere: fama, fortuna e poder OU construir, criar e contribuir? Quando um projeto é um sucesso, você diz ‘eu’ ou ‘nós’? Quando o projeto é falho, de quem é a culpa? Você está servindo de mentor a alguém que vai substitui-lo?

Se você deseja se aprofundar no conceito, não deixe de assistir a palestra com Jim Collins no vídeo abaixo:

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: