Elon Musk em foto da revista Vanity Fair

Elon Musk é um dos empreendedores mais famosos do mundo e CEO de duas empresas em franca ascensão, a fabricante de carros elétricos Tesla e a fabricante de foguetes SpaceX, ambas nos EUA.

Qualquer busca de seu nome no Google é rapidamente associada a uma curiosidade do público: como ele consegue ser tão produtivo assim?

A resposta é simples, pelo menos no papel: mantendo o foco, não importa o assunto ou tarefa em questão.

Uma reunião, por exemplo, deve resolver algo que não pode ser resolvido por e-mail e seus participantes devem ser de fato essenciais naquele momento e agregar valor à discussão.

Por isso, Musk pode se virar para alguém e perguntar: “Você não disse nada. Por que está aqui?”

Quer se tornar um líder? Conheça o curso presencial Liderança Na Prática e inscreva-se!

Foque no sinal

A abordagem pode parecer um pouco rude a princípio, mas é aprovada pela maioria: segundo o site Glassdoor, onde é possível falar sobre os prós e contras do trabalho em uma organização, 98% dos funcionários da SpaceX aprovam seu CEO.

Em uma entrevista ao mesmo Glassdoor – que o elegeu como 8º melhor CEO de 2017 –, Elon Musk resumiu sua estratégia de produtividade: “Foque no sinal e não no barulho. Não perca tempo com o que não melhora as coisas de verdade.”

Para ele, “focar no sinal” significa chegar preparado e entender exatamente o que você precisa fazer a partir de princípios fundamentais, não de uma maneira superficial ou incerta.

Caso entre em detalhes demais sem entender a base de algo, explica Musk, “você pode estar construindo algo em cima de um terreno defeituoso.”

Leia também: Como Elon Musk aprende mais rápido e melhor que qualquer outra pessoa?

O que Elon Musk pensa sobre liderança

Musk também falou sobre sua visão de liderança.

“Seu título o torna um gerente, mas suas pessoas o tornam um líder”, resume. “Queremos que nossos líderes encontrem jeitos de motivar e inspirar seus times, reduzir o barulho em seu trabalho e ajudar a remover bloqueios.”

Na SpaceX, continua, a ideia é que o líder está à disposição do time, não o contrário.

“Isso se aplica a mim, acima de tudo. Também se espera que os líderes trabalhem mais duro que aqueles que trabalham para eles e garantam que suas necessidades [dos funcionários] estejam à frente de suas próprias – e assim liderar através do exemplo.”

Baixe o ebook: 5 Técnicas Indispensáveis Para Um Líder

Como construir uma boa equipe

Na hora de construir um bom time (que na SpaceX consiste em cerca de 6 mil pessoas), ele garante que encontrar gente boa é a coisa mais importante.

“Essa é 90% da solução, já que contratações erradas podem custar muito”, afirma Musk. “Desafiamos nossos líderes de gente a contratar pessoas melhores que eles mesmos e assim tornar a empresa melhor com cada contratado.”

Abaixo, o empresário Marcel Telles fala sobre como superar a maior limitação da sua carreira:

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: