Histórias Inspiradoras

Pensamento crítico ajudou minha carreira, diz Carlos Brito, premiado Líder Transformador 2022

Sonho grande, pessoas e cultura. Esses foram os valores que guiaram o engenheiro carioca Carlos Brito, de 62 anos, ao longo de sua carreira como um dos líderes mais influentes do mundo.

Agora, após comandar por 15 anos a AB InBev, essas características foram reconhecidas por uma das organizações que mais influenciaram a vida do executivo.

A Fundação Estudar, organização que seleciona e desenvolve talentos há 31 anos, entregou nessa quinta-feira (1º) a Brito o prêmio Líder Transformador 2022.

Por compreender que valores humanos de liderança inerentes à instituição pautaram a carreira de Brito, a organização definiu que ele precisava ser reconhecido como um modelo para as novas gerações de membros da comunidade da Estudar.

“É uma honra”, festejou ele durante a cerimônia de premiação. “Queria dar os parabéns para todos que fazem parte dessa comunidade e fazem ela acontecer. Se eu encontrasse o meu eu mais jovem, diria para que ele desse mais atenção às soft skills do que às hard skills no MBA, porque isso no fim é o que ajuda mais.”

Aos membros da comunidade presentes no evento, Brito explicou ainda como seu sucesso se deveu, em grande parte, a aprender matérias distantes da sua formação “dura” na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

“Saber como montar um time, incentivar as pessoas, dar e receber feedback e ter pensamento crítico foram as habilidades que mais me ajudaram durante a carreira.”

A relação de Carlos Brito com a Fundação Estudar

Historicamente, Carlos Brito é considerado o bolsista “zero” da Fundação Estudar. Isso porque, antes da organização existir formalmente, o empresário Jorge Paulo Lemann financiou parte dos estudos do engenheiro em Stanford.

Lemann, que mais tarde seria um dos fundadores da Fundação Estudar, percebeu em Brito o potencial que mais tarde se tornou exemplo nos processos de seleção dos mais de 700 bolsistas da Fundação Estudar.

Brito se formou no exterior, voltou para trabalhar no Banco Garantia e, mais tarde, quando o Grupo adquiriu a Brahma, ele se tornou responsável pelo crescimento da empresa que, depois, se tornaria a AB InBev, a maior cervejaria do mundo.

Em 2015, ele foi reconhecido pela Harvard Business Review como um dos 100 melhores líderes do mundo por sua atuação como diretor executivo. 

Como é feito o processo de escolha do prêmio

Internamente, ao longo do ano, a Fundação Estudar analisa as indicações de pessoas, na visão de membros da comunidade, que merecem ser reconhecidas pela organização.

A partir daí, comissões internas fazem análises aprofundadas dos feitos realizados pelos indicados e pelas indicadas. Com foco em pesquisas, entrevistas com pessoas próximas e análises críticas, o grupo leva os melhores resultados para o Comitê da Fundação Estudar, que escolhe a pessoa vencedora.

“Tem um processo de reconhecimento envolvido nessa cerimônia de homenagem, mas esse também é um momento de ouvir e aprender com essas pessoas fundamentais na história dessa organização” explicou a Diretora Executiva da Fundação Estudar, Anamaíra Spaggiari.

A cerimônia para além do prêmio

Ao longo das últimas três décadas, a Fundação Estudar ajudou a desenvolver milhares de brasileiros em diversas áreas. Em destaque, talentos no empreendedorismo, no mercado financeiro, nas ciências e na academia formam uma rede de 790 bolsistas e mais de 70 mil pessoas impactadas.

Em 2022, pela primeira vez na história, o número de bolsistas mulheres do Programa Líderes Estudar foi maior que o número de bolsistas homens na história da instituição. Iniciativas de diversidade, de gênero e racial, têm se tornado protagonistas nas tomadas de decisão estratégicas da instituição.

As inscrições para a edição 2024 do programa Líderes Estudar estão abertas até 07 de abril de 2024. Saiba mais!

Deixe um comentário
Compartilhar

Posts recentes

4 técnicas de problem solving de grandes consultorias estratégicas

Não tem instituição que seja melhor em problem solving - ou resolver problemas - melhor…

1 dia a

Tem sede de trabalhar com marcas inspiradoras? Ambev abre as inscrições para o Estágio Geral e Representa

Está aberta mais uma temporada de inscrições para os programas de Estágio Geral e Representa…

4 dias a

Cursos gratuitos com certificado: 70 sites com ótimas opções

A internet está cheia de cursos online gratuitos com certificado, disponíveis para pessoas de diferentes…

4 dias a

Networking: saiba como criar uma boa rede de contatos e interagir com ela

Não pode ler esta matéria sobre Networking? Ouça o conteúdo no player abaixo! Você já…

4 dias a

Vagas de Estágio | Abril

Enfim, chegamos ao mês de Abril e muitas empresas estão aproveitando para dar andamento aos…

6 dias a

Se você responder não a essas três perguntas, é melhor rever suas habilidades de liderança

Liderar não é um papel simples, o qual basta apenas anos de experiência em determinada…

7 dias a