Imagem de divulgação: Facilitação Na Prática, experiência para quem quer se tornar um líder facilitador

O que significa ser um “líder facilitador”, termo cada vez mais em alta quando o assunto é liderança?

Em resumo, trata-se de um conjunto de habilidades e competências comportamentais que facilitam – literalmente – a conexão com outras pessoas e o engajamento de um grupo em torno de um objetivo.

Um facilitador é capaz de criar espaços para a construção coletiva de ideias, engajar pessoas e promover debates construtivos, extraindo informações, conhecimento e potencial de um grupo em torno de um objetivo em comum ou resultado maior.

Para desenvolver essa capacidade ao máximo, também é preciso trabalhar o autoconhecimento, pensando em passado, presente e futuro. Com esses insumos importantes, é possível se tornar um facilitador mais atento e conectado aos outros.

Um facilitador pode, por exemplo, resolver melhor conflitos e guiar trabalhos em equipe em busca da melhor solução – algo crescentemente necessário em ambientes dinâmicos e cheio de pontos de vistas diversos.

Aprender a se tornar um líder facilitador é justamente o objetivo da Facilitação Na Prática, um curso imersivo que traz a expertise da Fundação Estudar para o desenvolvimento desta competência.

“Criamos a experiência para atender uma demanda latente do mercado direcionada para a facilitação, mobilização de equipes, comunicação clara, efetiva e inspiradora”, explica Julietty Quinupe, da Fundação Estudar.  

“Queremos oferecer uma experiência que possa te transformar e que seja capaz de alavancar os resultados dos seus projetos ou organização por meio da facilitação e da liderança”, continua.

Leia também: 14 técnicas de facilitação que fazem a diferença no dia a dia profissional

A experiência Facilitação Na Prática

Ao longo de três dias de atividades práticas e de autoconhecimento, participantes aprenderão a se comunicar de forma efetiva, utilizar técnicas de storytelling, melhorar relações interpessoais, criar relações de confiança e gerar ambientes que tragam debates e geração de ideias de qualidade, entre outros assuntos.

Se você lida frequentemente com grupos ou toma decisões coletivas, lidera equipes ou quer afinar suas habilidades de liderança e mediação, a Facilitação Na Prática é uma ótima chance para aprender a engajar e inspirar outros e construir soluções coletivamente.

“A experiência me trouxe muitos benefícios e aprendizados. Entender que criar relações de confiança e conexões reais pode gerar um impacto e um resultado transformador em nós mesmos e na sociedade é fundamental para a carreira”, afirma Patricia Aguiar, gerente de Gente e Gestão da Ambev que participou da última edição da Escola de Facilitação da Fundação Estudar.

Para Juliana Maras, que trabalha na área de Sucesso do Cliente da Nuper, o ambiente transparente criado, que permite conexões e vulnerabilidade entre participantes, foi outro ponto de destaque.

“É nítido ver que, quando você consegue ser você, realiza com mais vontade e o impacto é maior. Eu indico a experiência pois é uma pausa para refletir se suas ações estão de acordo com quem você é, o que você quer e no que acredita.”

Ao fim da experiência, o líder facilitador se conhece melhor e está mais habilitado para se conectar e criar empatia com o outro.

“Tendo evoluído nestes dois pontos, consegue utilizá-los para mobilizar grupos em prol de um objetivo”, afirma Julietty.

Quer se tornar um líder facilitador?
Inscreva-se para participar da Facilitação Na Prática!

 

 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: