Gestão Empresarial

Pedro Moreira Salles: 'Um bom líder consegue motivar pessoas em torno de um projeto e apontar o caminho'

Presidente do Conselho do Itaú Unibanco fala sobre sua experiência de ingressar e conquistar espaço na empresa da família

Cecília Araújo, do , em 23.01.2014

Graduado em economia e história pela Universidade da Califórnia em Los Angeles e mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Yale, Pedro Moreira Salles ingressou no banco da família, o Unibanco, em 1988. Desde 2009, é presidente do Conselho de Administração da instituição financeira que se formou a partir da sua fusão com o Banco Itaú: o Itaú Unibanco.

Neste bate-papo, Pedro fala sobre sua experiência no mercado financeiro. “Trabalhar em banco é uma atividade dinâmica, que tem alta carga de estresse e muita competição – há inclusive casos extremados, como num banco de investimentos. As pessoas ganham de acordo com as metas que lhe são dadas, e elas são agressivas. Não dá para ficar encostado.”

Ele também destaca características essenciais em um bom líder. “É aquele que consegue aglomerar pessoas em torno de um projeto, apontar um caminho e fazer com que todos se sintam parte daquilo, sintam que estão ajudando a construir algo juntas. É aquele que busca as convergências, entende os problemas, ouve e, em última instância, toma decisão.”

Assista à entrevista completa com Pedro Moreira Salles clicando nas perguntas abaixo. Dividimos o bate-papo em blocos para facilitar a visualização.