Lâmpada cercada por balões feitos de giz numa lousa - Conheça essa estratégia de brainstorming

Na teoria, um brainstorming é sempre ótimo: várias mentes se juntam numa sala para pensar, em conjunto, em uma nova solução. Na prática, todo mundo já esteve numa reunião do tipo em que era possível ouvir um alfinete cair no chão ou (pior ainda!) deu uma ideia que ninguém gostou.

É verdade que, como diz o clichê, “não há ideias ruins no brainstorming”. Mas a ansiedade envolvida com a exposição da sua opinião nesse cenário é real e mesmo os pequenos detalhes podem travar a criatividade do grupo.

Pensando nisso, a firma de design IDEO, composta por equipes multidisciplinares que buscam ideias inovadoras constantemente – caso do primeiro mouse da Apple, de 1980, referência para todos os mouses mecânicos até hoje –, chegou numa frase ideal: “how might we…?” ou, em português, “como podemos…?”.

 

 

Leia também: Design Thinking: entenda o que é e como funciona

Parece básico, certo? Segundo a IDEO, não é. Exige respostas descritivas e, ao mesmo tempo, deixa claro que esse é um esforço coletivo e que há mais de uma resposta possível, inserindo liberdade criativa e diversão no processo.

Além da IDEO, Facebook e Google também usam essa abordagem, sempre tendo o cuidado de criar o resto da frase de maneira cautelosa, sem que seja ampla demais, para que respostas específicas possam surgir.

Se sugestões começarem imediatamente, você sabe que acertou no tom da pergunta.

Outra ideia da IDEO para envolver todos os indivíduos e eliminar a ansiedade de falar antes do chefe é apresentar a pergunta e pedir que todos escrevam sugestões em post its logo nos primeiros minutos.

Assim, quem está está tocando a reunião pode chamar quem quiser e o brainstorming começa de fato com os presentes se sentindo seguros, incluídos e capazes de construir ideias novas em conjunto com as outras ideias novas apresentadas – a essência de um bom brainstorming.

Inscreva-se no curso por e-mail: Life Hacks Para Fazer Seus Dias Renderem Mais

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!
O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: