Teste de Personalidade: faça e descubra como pode ajudar na sua carreira

O teste de personalidade possui cinco atributos (entre eles extroversão e diligência) que ajudam a entender o alinhamento de um profissional com as funções e tarefas específicas de sua carreira

Redação, do , em 14.10.2016
icones de pessoas [reproducao]

No campo da Psicologia, são muito comuns os testes, sejam de QI, de atitude, de personalidade, entre outros. Tratam-se de instrumentos que têm o objetivo de investigar e avaliar as diferenças individuais entre as pessoas, e que são utilizados para fins de pesquisa pelo menos desde o século XIX.

No campo dos testes de personalidade, o modelo conhecido como Big Five, mundialmente famoso, traz os principais atributos de personalidade que se mantém razoavelmente estáveis no longo prazo. É uma medida muito útil na hora de entender o alinhamento do profissional com funções e tarefas específicas do seu trabalho – especialmente se aliado ao resultado do teste de interesses.

Como o nome em inglês entrega, os traços são cinco. Há a extroversão, que está associada a quanto o indivíduo gosta da companhia de outros; a agradabilidade, associada à tolerância, otimismo e compassividade; a diligência, associada à capacidade de manter foco e disciplina; a estabilidade emocional, associada a quanto seu comportamento muda ou é abalado devido às variáveis externas no dia a dia; e a curiosidade intelectual, associada a novos conhecimentos, experiências e discussões mais abstratas.

Seres humanos são muito diversos, mas todos possuem características internas que influenciam seus comportamentos e escolhas. Saber mais sobre as suas inicia um processo autoconhecimento mais aprofundado, que ajuda na hora de melhorar tanto o desempenho profissional quanto o bem estar pessoal.

Em conjunto com outras duas avaliações, de valores e estilo de trabalho – todos oferecidos online gratuitamente e utilizados pela Fundação Estudar em seus processos seletivos –, é possível criar um retrato geral com as principais características do profissional e, assim, descobrir quais são os melhores ambientes e culturas corporativas para ele.

Ao ter em mãos fatos mais claros sobre si mesmo, o jovem consegue se autodesenvolver com mais propósito e tomar decisões mais acertadas, especialmente quando se trata da carreira profissional.

FAÇA O TESTE DE
PERSONALIDADE AQUI