Post its coloridos colados na parede

Todos sabemos que as crises trazem transformações nas prioridades dos consumidores, no uso de tecnologias e na competitividade do mercado. E é exatamente por isto que semear oportunidades de inovação futura em momentos difíceis fará com que você reforce seus diferenciais competitivos e saia da crise ainda mais forte.

Pensando nisto, o portal Endeavor construiu uma lista de ferramentas que podem te ajudar no processo de inovação e/ou na avaliação de novas oportunidades de negócios, no que diz respeito a geração de novas ideias:

Leia também: Saiba como inovar em uma grande empresa

1. Funil de ideias

Muitas pessoas pensam em abrir um negócio ou começar um novo projeto, mas não sabem como chegar a uma ideia inovadora. A ferramenta Funil de Ideias te ajuda através de duas abordagens: a primeira parte da vivência do empreendedor e a segunda de uma observação de mercado.

Serve para: gerar ideias e selecionar uma para iniciar o negócio.
Indicada para: quem quer montar um negócio, mas ainda não sabe no que investir.

2. Scamper: técnica de geração de ideias

Especialistas salientam a importância da inovação para o crescimento das empresas, mas muitos empreendedores ainda sentem dificuldade na hora de estimular a criatividade. Este é o seu caso? O objetivo aqui é que, com a ferramenta, seja possível criar novas versões de um produto ou serviço, ou até mesmo gerar uma ideia totalmente diferente, que pode mudar os rumos da empresa.

Serve para: guiar o empreendedor na realização de uma sessão de brainstorming com seus funcionários a respeito de novos produtos e serviços.
É útil porque: torna possível direcionar e organizar a discussão de um grupo de pessoas para um resultado produtivo.

3. Mapa Mental Para Empreendedores

Descubra como esta ferramenta te ajuda na rotina diária, na identificação de oportunidades e no planejamento do negócio. A ferramenta Mapa Mental para Empreendedores se utiliza de uma informação central que vai trazendo uma série de outras, de forma a organizar o pensamento.

Serve para: organizar pensamentos e ideias de forma ordenada, relacionada, argumentada e, principalmente, visual.
É útil porque: empreendedores e seus colaboradores podem organizar, apresentar e discutir seus pensamentos e ideias a respeito de assuntos relacionados à empresa.

Este artigo foi originalmente publicado em Endeavor

1

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: