Um Projeto: Fundação Estudar
Post its coloridos colados na parede

Três ferramentas para gerar novas ideias

Por Rafael Carvalho

Sim, pode ser que estejamos à frente de um ano difícil – mas ele também pode marcar novos tempos e novas oportunidades

Todos sabemos que as crises trazem transformações nas prioridades dos consumidores, no uso de tecnologias e na competitividade do mercado. E é exatamente por isto que semear oportunidades de inovação futura em momentos difíceis fará com que você reforce seus diferenciais competitivos e saia da crise ainda mais forte.

Pensando nisto, o portal Endeavor construiu uma lista de ferramentas que podem te ajudar no processo de inovação e/ou na avaliação de novas oportunidades de negócios, no que diz respeito a geração de novas ideias:

Leia também: Saiba como inovar em uma grande empresa

1. Funil de ideias

Muitas pessoas pensam em abrir um negócio ou começar um novo projeto, mas não sabem como chegar a uma ideia inovadora. A ferramenta Funil de Ideias te ajuda através de duas abordagens: a primeira parte da vivência do empreendedor e a segunda de uma observação de mercado.

Serve para: gerar ideias e selecionar uma para iniciar o negócio.
Indicada para: quem quer montar um negócio, mas ainda não sabe no que investir.

2. Scamper: técnica de geração de ideias

Especialistas salientam a importância da inovação para o crescimento das empresas, mas muitos empreendedores ainda sentem dificuldade na hora de estimular a criatividade. Este é o seu caso? O objetivo aqui é que, com a ferramenta, seja possível criar novas versões de um produto ou serviço, ou até mesmo gerar uma ideia totalmente diferente, que pode mudar os rumos da empresa.

Serve para: guiar o empreendedor na realização de uma sessão de brainstorming com seus funcionários a respeito de novos produtos e serviços.
É útil porque: torna possível direcionar e organizar a discussão de um grupo de pessoas para um resultado produtivo.

Participe do Imersão Empreendedorismo, programa de decisão de carreira da Fundação Estudar

3. Mapa Mental Para Empreendedores

Descubra como esta ferramenta te ajuda na rotina diária, na identificação de oportunidades e no planejamento do negócio. A ferramenta Mapa Mental para Empreendedores se utiliza de uma informação central que vai trazendo uma série de outras, de forma a organizar o pensamento.

Serve para: organizar pensamentos e ideias de forma ordenada, relacionada, argumentada e, principalmente, visual.
É útil porque: empreendedores e seus colaboradores podem organizar, apresentar e discutir seus pensamentos e ideias a respeito de assuntos relacionados à empresa.

Este artigo foi originalmente publicado em Endeavor

 

Dica do Na Prática:

Conhecer de perto as etapas de um processo seletivo e entender como acontece cada uma delas aumenta as suas chances de contratação. Se você ainda não se sente 100% confiante, não se preocupe, a Fundação Estudar reuniu as maiores referências no assunto em um curso online para te ajudar neste desafio. Inscreva-se agora com 20% de desconto com o cupom PROCSEL-20 clicando aqui.

 

1

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo