Dan Ariely

Por que seres humanos fazem as coisas do jeito que fazem? Os mistérios ainda são muitos, mas o campo tem passado por grandes mudanças graças a pesquisadores como Dan Ariely, professor da Duke University e um dos economistas comportamentais mais famosos do mundo.

Ariely, que aconselha indivíduos, organizações e governos para que implementem projetos e programas mais eficazes, estará em São Paulo para o Travessia 2017, evento que acontece em 24/08 e tem como tema a aceleração do impacto de políticas públicas e programas sociais a partir de uma nova visão sobre o comportamento humano.

O trabalho do professor, conhecido como expert da “irracionalidade”, conecta economia, psicologia e ciências sociais de uma maneira ampla e acessível, ilustrada através de experimentos didáticos e frequentemente inusitados.

A intersecção do campo com impacto social acontece principalmente através de incentivos, que não precisam ser só financeiros.

Segundo Ariely, a irracionalidade de muitas escolhas acontece de forma sistemática e, portanto, previsível e contornável – desde que se saiba que elas existam. Assim, é possível desenhar e apresentar escolhas de maneira mais eficaz e colocar indivíduos no caminho certo.

Um dos exemplos favoritos de Ariely? Quando observou que o número de doadores de órgãos subia em um país europeu simplesmente porque a opção de doar se tornou padrão. Não doar (opt out, em inglês) exigia ativamente anotar em algum lugar, então a maioria das pessoas simplesmente deixou como estava (o opt in padrão).

Para quem quiser começar a entender esse mundo fascinante, sua TED Talk viral sobre o que verdadeiramente nos motiva a trabalhar é um bom começo. Há também o documentário (Dis)Honesty: The Truth About Lies, disponível no Brasil via Netflix, em que Ariely analisa os motivos da mentira, e seus bestsellers Previsivelmente Irracional e Positivamente Irracional.

Ao longo do dia, outros painéis do Travessia 2017 trarão conceitos-chave da ciência comportamental e abordarão programas e projetos inovadores através dessa perspectiva.

Para participar do evento, é preciso adquirir seu ingresso aqui.

Inscreva-se no curso por e-mail: As Melhores TED Talks Sobre Como Trabalhar Bem

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: