Um Projeto: Fundação Estudar
Dan Ariely

Dan Ariely, um dos grandes nomes da economia comportamental, fará palestra em São Paulo

Por Redação, do Na Prática

Autor de bestsellers como "Previsivelmente Irracional", Ariely trará conceitos do comportamento humano a evento que busca acelerar impacto de políticas públicas e programas sociais brasileiros

Por que seres humanos fazem as coisas do jeito que fazem? Os mistérios ainda são muitos, mas o campo tem passado por grandes mudanças graças a pesquisadores como Dan Ariely, professor da Duke University e um dos economistas comportamentais mais famosos do mundo.

Ariely, que aconselha indivíduos, organizações e governos para que implementem projetos e programas mais eficazes, estará em São Paulo para o Travessia 2017, evento que acontece em 24/08 e tem como tema a aceleração do impacto de políticas públicas e programas sociais a partir de uma nova visão sobre o comportamento humano.

O trabalho do professor, conhecido como expert da “irracionalidade”, conecta economia, psicologia e ciências sociais de uma maneira ampla e acessível, ilustrada através de experimentos didáticos e frequentemente inusitados.

A intersecção do campo com impacto social acontece principalmente através de incentivos, que não precisam ser só financeiros.

Segundo Ariely, a irracionalidade de muitas escolhas acontece de forma sistemática e, portanto, previsível e contornável – desde que se saiba que elas existam. Assim, é possível desenhar e apresentar escolhas de maneira mais eficaz e colocar indivíduos no caminho certo.

Um dos exemplos favoritos de Ariely? Quando observou que o número de doadores de órgãos subia em um país europeu simplesmente porque a opção de doar se tornou padrão. Não doar (opt out, em inglês) exigia ativamente anotar em algum lugar, então a maioria das pessoas simplesmente deixou como estava (o opt in padrão).

Para quem quiser começar a entender esse mundo fascinante, sua TED Talk viral sobre o que verdadeiramente nos motiva a trabalhar é um bom começo. Há também o documentário (Dis)Honesty: The Truth About Lies, disponível no Brasil via Netflix, em que Ariely analisa os motivos da mentira, e seus bestsellers Previsivelmente Irracional e Positivamente Irracional.

Ao longo do dia, outros painéis do Travessia 2017 trarão conceitos-chave da ciência comportamental e abordarão programas e projetos inovadores através dessa perspectiva.

Para participar do evento, é preciso adquirir seu ingresso aqui.

Inscreva-se no curso por e-mail: As Melhores TED Talks Sobre Como Trabalhar Bem

 

Dica do Na Prática:

Conhecer de perto as etapas de um processo seletivo e entender como acontece cada uma delas aumenta as suas chances de contratação. Se você ainda não se sente 100% confiante, não se preocupe, a Fundação Estudar reuniu as maiores referências no assunto em um curso online para te ajudar neste desafio. Inscreva-se agora pagando somente R$ 79 com o cupom PROCSEL_20 clicando aqui.

 

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo