Criptomoedas são moedas digitais, ferramentas de troca monetária cujas transações se baseiam na criptografia. Hoje, a mais famosa delas é a bitcoin – uma moeda descentralizada e anônima, que não é controlada por nenhuma instituição financeira (como os Bancos Centrais) e tem seu mecanismo de funcionamento distribuído por vários servidores no mundo todo.

Apesar de eventuais (e sempre comentadas) baixas, o cenário do Bitcoin tem sido de ascensão vertiginosa, com alta de 643% nos últimos 12 meses e de mais de 4000% nos últimos cinco anos. Hoje, um bitcoin (grafa-se ฿1) vale mais de 13 mil reais.

Contudo, há muita gente – como o presidente do JP Morgan, Jamie Dimon – que não vê a moeda com bons olhos. De uma forma ou de outra, a discussão parece ser cada vez mais relevante para o futuro dos mercados financeiros globais, e deve impactar de diversas formas o futuro de quem trabalha nesses mercados. É, definitivamente, um tópico que jovens profissionais devem entender.

A universidade de Princeton, em parceria com o Coursera (plataforma de cursos online e gratuitos oferecidos por grandes instituições de ensino), lançou este ano um curso voltado para quem quer saber mais sobre as tais criptomoedas.

Inscreva-se no Curso por Email: Como iniciar sua Carreira no Mercado Financeiro

O conhecimento é útil tanto para quem quer investir nessas moedas como para quem trabalha no mercado financeiro ou em áreas relacionadas e precisa se atualizar. Diferente de outros cursos disponíveis online, que tratam mais de estratégias de investimento, este busca analisar a bitcoin de um ponto de vista mais conceitual e científico.

Segundo os organizadores do curso, para realmente entender o que é existe de especial sobre Bitcoins, é preciso entender, em um nível técnico, como essa moeda funciona. Assim, o curso vai abordadar as seguintes questões: Como funciona o Bitcoin? O que torna essa moeda diferente das outras? Bitcoins são seguros? Os usuários são realmente anônimos? O que determina o preço dos Bitcoins? As criptomoedas podem ser reguladas? O que o futuro poderá trazer de novo nessa área?

Bitcoin e Tecnologias de Criptomoedas
Universidade de Princeton | Coursera
Inscreva-se aqui

 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: