Como não fazer feio em uma entrevista por Skype

Ferramentas como o Skype estão se popularizando nos processos de seleção; saiba quais cuidados você deve tomar

Camila Lam, de , em 10.01.2017
entrevista por skype [Fuelrefuel]

Conversar por Skype – ou outro sistema semelhante – com seus amigos e familiares é uma situação. E quando essa ferramenta é utilizada por headhunters para entrevista de emprego, como se portar? Se você não tem ideia, prepare-se. A videoconferência está virando mania entre os recrutadores de todo país.

Diferentemente da conversa por telefone, você estará sendo avaliado visualmente pelo entrevistador. Confira as dicas de especialistas para que você encare essa situação sem arrependimentos posteriores:

A preparação

Antes de qualquer coisa, teste tudo. A câmera, o microfone e a conexão. Evite que a entrevista seja interrompida ou se atrase por conta de algum problema técnico na sua máquina. A pontualidade é essencial nessa etapa. Esses imprevistos só deixarão você ainda mais nervoso.

Outro detalhe que Lea Federmann, sócia da 2GET e responsável pelo setor Construção e Infra-Estrutura recomenda que os candidatos prestem muita atenção: o próprio nome de usuário no Skype ou Gtalk.

“Esses nomes de usuários com apelidos e adjetivos não demonstram profissionalismo para o recrutador”, explica. A solução é cadastrar outra conta, com nome de usuário somente com seu nome e sobrenome ou com as iniciais.

Procure um lugar calmo e que certifique de que você não será interrompido. Está em casa? Prefira o escritório ou a sala. Banheiro? Jamais. Mesmo que este seja o único local em que você não será incomodado, pense na imagem você quer passar para o entrevistador.

Romaly de Carvalho, professora de Etiqueta Empresarial da Fundação Getúlio Vargas (FGV) ensina que o lugar para a conversa tem que ter a decoração clean, sem muitos objetos pessoais no fundo. Os objetos distraem e não há necessidade de mostrar ao entrevistador o quadro do seu artista predileto.

Leia também: Como falar dos seus pontos fracos em uma entrevista de emprego?

Guarda-roupa

O entrevistador repara se você está de pijama ou com a roupa amassada. Dedique um tempo para se vestir para entrevista. Esse ritual pode até preparar você emocionalmente para a conversa.

Tanto o homem quanto a mulher devem usar camisa social. Paletó, para cargos executivos. Terno pode ser formal demais, mas depende da situação em que o candidato se encontra.

“Não pode parecer que você acabou de acordar”, instrui Lea. A entrevista por videoconferência permite que o entrevistador analise a sua postura e como você se preparou para a entrevista.

Observe a gola de sua camisa. Está ajeitada? Segundo Romaly é a gola que dá o ar profissional. Use roupas discretas, de cores sóbrias e sem brilho. Mulheres, nada de decote. E a maquiagem é bem-vinda, sem exageros.

Durante a conversa

A vantagem da entrevista através da videoconferência é a similaridade com a presencial. Se você cativar o entrevistador, a conversa que normalmente demora 20 minutos pode render até uma hora. Demonstre segurança ao conversar, articule bem as palavras e preste atenção na sua postura.

“Às vezes as pessoas travam. É normal, pois algumas pessoas são mais tímidas. Recomendo que o candidato coloque, literalmente, um roteiro ao lado do computador com tópicos de seu histórico profissional em ordem cronológica para não esquecer”, ensina Federmann.

Rafael Meneses, sócio-gerente da filial carioca da Asap , consultoria de recrutamento e seleção de executivos, aconselha que o candidato nunca se esqueça de focar na entrevista. Quando a pessoa está em casa, ela tende a se sentir mais confortável e consequentemente fica mais vulnerável e comete deslizes. Mantenha sempre a postura profissional que você teria se estivesse em uma entrevista ao vivo.

“Teve um episódio, durante uma videoconferência em que o entrevistador deu uma pausa na conversa para chamar outro colega para entrevistar o candidato. Durante esse intervalo, ele aproveitou e fez uma ligação do celular. Os entrevistadores além de terem escutado tudo, viram tudo também”, conta Meneses. Lembre-se, você está sendo avaliado o tempo todo.

Baixe o Ebook: Ambev, Bain e outras revelam os segredos para ser contratado

 

Este artigo foi originalmente publicado em EXAME.com