atletas de ginastica artistica brasileiros comemorando vitoria

Dando sequência aos artigos que relacionam esportes a empreendedorismo, vamos abordar uma das modalidades que mais atraem a atenção do grande público em uma Olimpíada: a ginástica artística. São muitos os motivos que ajudam a explicar esse interesse: a complexidade das coreografias, a superação dos atletas, a busca pela inovação e, principalmente, a beleza dos movimentos que fazem da modalidade um dos pontos altos das disputas olímpicas.

É, talvez, essa seja a modalidade em que mais se busca a perfeição; o esporte em que um erro milimétrico pode levar um atleta do céu ao inferno. Se você está acompanhando os jogos do Rio, deve estar familiarizado com os rostos absolutamente compenetrados, os olhares fixos, os músculos enrijecidos. São indícios de que, ao entrarem na disputa, os ginastas estão absolutamente concentrados nela. Sabem que uma distraçãozinha, por menor que seja, pode colocar tudo a perder.

E é precisamente daí que vem o principal ensinamento da ginástica para você, empreendedor: manter sempre o foco, não importando a complexidade do desafio.

Muito antes das disputas A importância do foco já se revela na preparação para os Jogos Olímpicos, quase um ano antes. Nosso maior expoente atual na ginástica artística, Arthur Zanetti, compartilha neste artigo o que teve que deixar de lado durante a reta final dos treinamentos para as Olimpíadas do Rio:

“Deixei de fazer muitas coisas, principalmente os esportes um pouco mais radicais. Tive que deixar de lado, e simplesmente focar no treinamento […] A minha vida mudou bastante, mas com certeza para as Olimpíadas tem que mudar muito mais. Você tem que se regrar um pouquinho mais e ter uma disciplina um pouco maior.”

Ou seja, tudo o que não tiver relação com o objetivo final – a medalha olímpica – fica de lado. O ginasta não pode se distrair com nada que o afaste do caminho pré-estabelecido, do planejamento.

O avião Você é o capitão de um avião e tudo começa a dar errado. Assim também é no mundo do empreendedorismo. Neste artigo, Colin Butterfield (CEO da Radar SA, bolsista da Fundação Estudar e ex-atleta), reflete sobre a importância do foco na gestão. Principalmente quando se trata de liderar uma equipe e delegar tarefas, pois “cada pessoa enxerga um desafio de uma forma um pouco diferente”.

arthur nory e diego hypolito foco
Arthur Nory e Diego Hypólito [GettyImages]

Leia também: Quatro grandes atletas mostram o lado da carreira esportiva que ninguém vê

Para ilustrar a importância do foco, Colin usa a metáfora de um avião em apuros. “Luzes acendendo pra todo lado, pessoas nervosas, barulhos estranhos, turbulência. O que fazer? Você precisa assumir a tomada de decisão. Imagine se, como líder, você resolve falar com os passageiros ou acudir uma aeromoça histérica? Ou ficar preocupado com um disjuntor do sistema elétrico que mantém as luzes acesas? Você, como capitão, faz com que todos que estão te observando priorizem o mais importante: manter o avião voando em segurança”.

Ou seja, se você focar em manter o avião nivelado, na velocidade correta, e pedir que os demais foquem nisso, tudo irá bem. E as atividades periféricas começarão a ser resolvidas por si só, porque as suas ordens e ações vão apontar para o que todos devem fazer.

O foco que realizou um sonho grande Por falar em voo, não é exagero dizer que a equipe masculina de ginástica voou alto no Rio 2016. A começar pela própria participação nos jogos. Por mais que a modalidade acumule importantes conquistas em disputas individuais, a ginástica olímpica brasileira nunca havia classificado sua equipe masculina para uma Olimpíada. A conquista veio no final de 2015, no mundial disputado em Glasgow, na Escócia. Os segredos para a realização de um sonho que, há alguns anos, parecia impossível? Estrutura e, claro, foco.

A estrutura foi concretizada pela inauguração do moderno e aparelhado Centro de Treinamento da Barra da Tijuca. Com o novo CT, a equipe pôde se reunir e se concentrar por períodos mais longos. Assim, o acompanhamento dos ginastas, que antes era feito com visitas aos clubes, virou uma rotina. E o foco se voltou de vez à coletividade, com um atleta incentivando o outro. Arthur Zanetti, Diego Hypólito, Arthur Nori, Sérgio Sasaki e companhia puderam se dedicar integralmente à prática do esporte e ao trabalho em equipe.

arthur zanetti foco
Arthur Zanetti [AgênciaBrasil]

“Mas eu tenho problemas para manter o foco” Certo, estamos falando de atletas olímpicos, que seguem uma rotina muito rígida. Mas o fato é que foco, hoje em dia, é artigo cada vez mais raro. Não à toa: há tantas e tantas coisas demandando nossa atenção, que corremos sempre o risco de deixar para depois aquilo que deveria ser prioritário. O que pode ser péssimo para os negócios. Por isso, além dos ensinamentos vindos da ginástica artística, queremos compartilhar algumas dicas. São práticas simples, para você exercitar seu foco no dia-a-dia. Veja só:

1. Comece cedo: se você quer ser mais produtivo nas suas tarefas, acordar 5 minutos mais cedo pode fazer toda a diferença no seu dia.

2. Faça primeiro a tarefa mais difícil: ao começar pela tarefa mais complicada, você se livrará mais rapidamente de um obstáculo e ao mesmo tempo vai se sentir mais motivado por ter concluído uma atividade complicada.

3. Trabalhe com recompensas: elaborar uma tarefa e só depois ver notícias ou checar e-mails, por exemplo. O ideal é encarar isso como, de fato, uma recompensa: você só poderá acessar algum site ou usar o Whatsapp depois que a tarefa for concluída.

4. Tente a “meditação de Steve Jobs”: ao meditar, o lendário gestor entrava em um estado de consciência aberta. Experimentos sugerem que acessar esse estado, que é dar atenção a tudo o que está passando na mente, é a fonte dos pensamentos mais criativos.

Esperamos que as dicas e os aprendizados da ginástica ajudem e que sua empresa também conquiste resultados históricos!

Inscreva-se no Curso por Email: 8 Ferramentas para ser um(a) líder melhor

 

Este artigo foi originalmente publicado em Endeavor

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: