O que é o LinkedIn? Com mais de 300 milhões de membros, o LinkedIn é a maior rede social profissional que existe. Assim como as outras mídias sociais – Facebook, por exemplo – também possibilita interação. O diferencial é que, nessa rede social, essas interações podem influenciar a carreira, positiva e negativamente. Afinal, como funciona o LinkedIn?
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A plataforma tem diversas finalidades e, atualmente, um papel considerável nas contratações. Em uma pesquisa de 2014, realizada pela empresa de softwares de contratação Jobvite, 79% dos recrutadores entrevistados disseram já ter contratado através do LinkedIn.
À medida em que a tecnologia toma cada vez mais espaços nas relações sociais e até nos processos de contratação, é de se esperar que a comunidade e o contato profissional no LinkedIn cresçam.
Em muitos aspectos o LinkedIn é similar ao Facebook, mas seu teor o diferencia em alguns pontos. Enquanto utilizar a rede, é importante ter em mente que se trata de um meio profissional e levar isso em conta desde o cadastro.
O primeiro passo é fazer um perfil. Nele, constam dados pessoais, de contato, informações acadêmicas e profissionais. É possível adicionar um resumo sobre sua carreira, links para um site ou blog e anexar publicações externas. Abaixo selecionamos algumas dicas para alavancar seu perfil nas buscas.
Depois de completar o perfil, é o momento de procurar por “conexões”, como são chamados os contatos. Nesse ponto, adicione quem você conhece diretamente e quem gostaria de conhecer. O ideal é focar em pessoas ligadas ao ramo, indústrias e empresas em que você está ou queria estar.
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Não importa em que momento profissional você esteja, é importante manter sua aquecida. O LinkedIn é uma ótima ferramenta para isso. rede de contatos
Utilize-o para conversar com seus conhecidos, parabenizá-los por novos empregos e trocar informações.
Mas não é só isso: faça novas conexões. Procure pessoas que seriam uma boa adição ao seu network. Uma das formas é investigar em grupos ligados ao seu setor ou profissão.
Na medida em que a plataforma é consultada por tantos contratantes, ela pode te ajudar a se estabelecer como profissional. Para isso, também aproveite as comunidades que o LinkedIn oferece. Nelas, não só é possível adquirir informações, mas postar e interagir com os outros.
Em cada perfil há espaço para recomendações, que você pedir a colegas, antigos chefes, etc. Elas ficam visíveis e podem contribuir para uma boa impressão a quem visita sua página.
O principal, para fortalecer sua credibilidade utilizando a rede, é demonstrar atividade de qualidade (curtir e publicar bons textos, contatos fortes, etc.) e manter o perfil atrativo e atualizado.
Como já mencionamos, muitos recrutadores conferem os perfis dos candidatos na rede. Por isso, entender como funciona o LinkedIn e ter o perfil em dia, além de manter uma rede sólida de contatos e credibilidade fortalecida é indispensável.
Para que te encontrem com facilidade, garanta que seu perfil é visível alterando nas configurações. Aqui, outra dica é colocar palavras-chave (ou expressões) que são relevantes em sua área de atuação, indústria ou setor. Quanto mais keywords fortes, mais fácil será para achá-lo na rede.
Se você quer procurar emprego, use a aba “Vagas”. Lá, é possível pesquisar por localidade, função, setor e até salvar a busca.
Perfis com foto são quatorze vezes mais vistos. O retrato não precisa ser necessariamente formal, mas deve levar em conta seu meio de trabalho e, principalmente, sua identidade. Foque em imagens neutras ou em contexto adequado.
Para criar o resumo, que fica no topo do seu perfil, busque responder as seguintes perguntas (em poucas linhas):
Não se esqueça de campos como causas, organizações filantrópicas e projetos de voluntariado. As empresas também observam esta parte, e ela pode ser um diferencial.
Personalizar o endereço (URL) faz com que seu perfil apareça antes no Google. Isso porque ao customizar o link, você ganha uma assinatura mais concisa e sobe nas pesquisas. Para editar, selecione o ícone de ajuste ao lado da URL que o LinkedIn disponibiliza, logo abaixo da foto.
O Brasil foi o segundo país a receber a ferramenta de postagens do LinkedIn, em abril de 2015. A ideia é transformar seu perfil em um blog. Se bem feitos, seus escritos podem se tornar conhecidos entre suas conexões, as conexões delas e assim por diante, transformando-o em um “Influencer”. Lembre-se sempre que o LinkedIn é uma rede profissional e publique o que for adequado.
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