Desenvolvimento

Como criar o hábito de estudar (e todos os outros) com 2 passos

Como criar hábito de estudar, sendo que a atividade é uma necessidade em muitas fases da vida? Idealmente, aliás, em todas, já que garante atualização constante e garante a capacidade de lifelong learning (“educação continuada”). Em tempos de inovações e transformações tão rápidas, uma necessidade para qualquer profissional que busque crescer na carreira.

Ainda que seja quase um dever, não são todos que tem o hábito de estudar. Hábito, ou tornar rotina o comportamento, facilita a tarefa e sua repetição ao longo dos dias.

Mudança de hábito: por que importa

Em entrevista ao Na Prática, a neurocientista Thais Gameiro, sócia-fundadora da Nêmesis, empresa que oferece assessoria e educação corporativa na área de Neurociência Organizacional, explicou que o hábito é uma estratégia de sobrevivência do cérebro.

Por serem como uma automatização de comportamentos, permitem que o organismo gaste menos energia ao cumpri-los do que quando realiza os outros tipos de atividade. Então, é uma grande vantagem tornar um hábito algo que se quer fazer com consistência e alta frequência – por exemplo, estudar.

Há pessoas em que muitos dos hábitos cultivados são desfavoráveis à ação. Como um aluno que, na hora de estudar, não consegue evitar a procrastinação. A boa notícia é que hábitos mais benéficos podem ser desenvolvidos. A tarefa, porém, exige certa disciplina e dedicação.

Como criar hábito de estudar (e todos os outros)

Desenvolver o hábito de estudar segue as mesmas premissas de desenvolver um hábito qualquer. Os dois pontos abaixo podem te ajudar nessa missão.

#1 Entenda a estrutura dos hábitos

De forma a simplificar, os hábitos podem ser divididos em três componentes – etapas que acontecem no ciclo de cada um deles.

  1. O “estopim”: uma deixa, interna ou externa, que estimula algum tipo de ação específico
  2. A ação: seja ela boa ou ruim
  3. A recompensa: depois da ação completa, o cérebro recebe uma “recompensa”

A questão é: boa parte dos hábitos bons não oferecem uma recompensa direta e rápida. Por isso, parece mais difícil mantê-los.

Por exemplo: comer saudavelmente. Ao longo do tempo, pode melhorar a saúde e aumentar a longevidade. Mas, na hora que come saudável, a pessoa acostumada do contrário não sente o mesmo prazer ao comer uma salada. Sem uma recompensa de curto prazo, os benefícios serem apenas a longo prazo aumenta as chances de desistir.

Para driblar isso, vale a pena criar um próprio sistema de recompensa, até que os benefícios do hábito sejam, de fato, sentidos. Se estudar é um problema, você pode se comprometer a se dar 15 minutos de lazer para cada 90 minutos de estudo.

#2 Não defina metas (e não tenha expectativas) irrealistas

Como criar hábito de estudar se o volume assusta? Uma dica aqui é diminuir suas metas até que fique confortável. De início, elas devem ser tão pequenas que seja (quase) impossível falhar.

Acontece que outro fator que contribui para a desistência é a dificuldade. Principalmente, quando se espera ir do zero ao mil em pouco tempo. Ou de estudar nada por dia para estudar horas por dia em uma semana, por exemplo.

Ir devagar é uma forma de garantir o progresso e evitar o desânimo. Gradativamente, aumente o nível de “dificuldade” da ação. não só vai ficar mais fácil, vai também garantir resultados mais consistentes na sua mudança de hábitos.

 

Deixe um comentário
Compartilhar

Posts recentes

A história da banda Van Halen e a cláusula dos M&Ms marrons

Muitos festivais de música e shows individuais de artistas possuem estruturas ultra complexas e que…

5 horas a

ioasys abre Inscrições para Programa de Formação e Estágio 2024

A empresa de tecnologia ioasys anunciou hoje a abertura das inscrições para o seu Programa…

10 horas a

Diagrama de Pareto: o que é, como usar e modelo para baixar gratuitamente

O Diagrama de Pareto é uma ferramenta muito útil de produtividade para empresas e pessoas…

1 semana a

Vagas em tecnologia | Estágio e Júnior

O mercado de tecnologia é que mais deve crescer nos próximos anos. A dificuldade de…

1 semana a

Vagas em Startups | Março

Não importa se é uma unicórnio, zebra, camelo ou qualquer outro animal, trabalhar numa startup…

1 semana a

Protagonistas da Mudança: Daniele de Mari, fundadora da Neurogram

Em mais um vídeo da nossa série sobre protagonismo feminino em posições de liderança, o…

2 semanas a