feed rss na pratica

Apesar de terem surgido no final dos anos 1990, muitas pessoas ainda não sabem o que são os tais “feed RSS” ou qual papel essa ferramenta cumpre. A verdade é que este é um recurso simples, e com uma função bastante específica (e útil!): garantir que você não perca nenhum texto novo de seus portais e sites de notícia favoritos.

Entre os feeds que podem ajudar na sua carreira, destacamos o Na Prática, sobre carreira e desenvolvimento profissional; EXAME.com, sobre negócios e noticiário hard news; Estudar Fora, sobre bolsas e passo a passo para estudar no exterior; e Endeavor, sobre empreendedorismo. 

A seguir, explicamos as vantagens de usar essa ferramenta e ainda trazemos um passo a passo de como criar um feed RSS.

Por que usar? Embora seja uma invenção antiga, seu papel nunca foi tão atual. Diante do excesso de informações disponíveis hoje em dia – resultado da popularização do uso da internet e da produção de conteúdo digital – é uma tarefa ingrata tentar acompanhar todos os canais relevantes (desde portais de notícias internacionais até um blog sobre culinária ou algum outro hobbie) sem deixar nada passar. O problema mora exatamente aí: aquela informação que você deixa de ler é, muitas vezes, a mais importante.

_______________________________________________________________________

Feed RSS Na Pratica
_______________________________________________________________________

Quando acompanhamos portais de maneira aleatória, não é raro acabar esquecendo de checar o noticiário internacional ou a editoria de economia. Se você trabalha, por exemplo, com comércio exterior, um delay de dois ou três dias diante de uma notícia importante pode te render sérios problemas. Resultado? Você pode tomar uma decisão de negócios mal embasada, ou passar vergonha quando te perguntarem sua opinião sobre, por exemplo, sobre o último movimento no desenrolar das eleições norteamericanas. O mesmo, claro, vale para qualquer profissão ou carreira… E, em último caso, mesmo um post perdido do seu blog gastronômico pode desencadear um jantar desastroso.  

Brincadeiras à parte, é aí que entra a grande sacada do RSS, que te permite ficar por dentro das novidades relacionadas a todos os assuntos que você tem interesse. Embora seja uma das ferramentas de produtividade menos citadas nas inúmeras e repetidas listas que circulam pela internet, ela resolve grandes desafios que enfrentamos diariamente em nossa carreira:

Necessidade de manter-se informado: Estar atualizado a cerca do acontece no mundo é um diferencial tanto para quem já está contratado como para aqueles buscando um emprego. Não é raro ouvir de recrutadores, durante uma entrevista, uma pergunta a cerca de acontecimentos recentes envolvendo cultura, política ou economia… Daí a importância de manter-se em dia com o feed RSS de jornais, portais de conteúdo e revistas.

Organização do fluxo de informações: Por meio dos leitores de Feed RSS, você consegue ver em um mesmo lugar as matérias e postagens de todos os portais que você quer (ou precisa) acompanhar. O diferencial dos melhores leitores, inclusive muitos gratuitos, é a possibilidade de reunir e acessar esses portais em pastas, como “Carreira”, “Economia”, “Variedades”…

Interface única e legível em celulares: A maior parte dos leitores RSS possuem aplicativo tanto para Android como para iOS, o que facilita a leitura pelo celular, tornando mais produtivos momentos perdidos do dia, como filas de banco, transporte público e intervalos.

Como funciona?
A seguir, veja um passo a passo de como assinar Feed RSS:

1. Cadastre-se em um leitor de Feed

Recomendamos o Feedly, que é gratuito e tem uma interface bastante agradável, mas existem outras opções disponíveis como o NewsBlur e o DiggReader.

Feed RSS Carreira 1

No Feedly, basta selecionar a opção de “começar gratuitamente” e logar com a sua conta Google ou de alguma rede social. E pronto, já está cadastrado!

Feed 2

2. Encontre o portal ‘Na Prática’

Você consegue nos encontrar por meio do campo de busca do Feedly. Se estiver usando outro leitor de RSS, basta acrescentar nosso endereço (https://www.napratica.org.br/feed/) a sua lista.

Feed 3

3. Acompanhe nossas notícias

Agora, na home page do Feedly você consegue acompanhar de uma vez as nossas postagens e as de outros portais que você deseja seguir. Aproveite as possibilidades de integração (Evernote, Google Docs) e compartilhamento (Facebook, Linkedin, Twitter, Trello, Gmail, etc…) para guardar e espalhar seus textos favoritos.

Feed 4

 

 

 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: