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Mulher escolhe produtos em loja de cosméticos

Boticário na prática: o dia de um gerente de marketing de categoria

Por Tiago Mittraud

Ricardo Gritsch conta sua rotina dentro e fora da empresa e explica por que uma estratégia de marketing muito bem planejada é essencial

O Boticário é a companhia que mais cresce em vendas no segmento de perfumaria e cosméticos no país, além de ser uma das marcas mais adoradas pelos brasileiros. A empresa tem mais de 3.600 lojas espalhadas pelo Brasil, cinco vezes mais que a rede de fast food McDonald’s. O sucesso d’O Boticário é ainda mais notável porque o mercado de beleza nacional foi o que mais cresceu no mundo na última década, e hoje já é o terceiro mais importante globalmente. Ou seja, a concorrência para a empresa não é pequena.

Mas por que dá tão certo? Além de produtos de qualidade, uma estratégia de marketing muito bem planejada é essencial. Um dos responsáveis por isso é o paranaense Ricardo Gritsch, 35 anos, gerente de marketing de categoria d’O Boticário, que completa neste ano dez anos de trabalho na área de marketing da empresa.

Formado em administração, ele fez dois MBAs – Marketing e Gestão Estratégica – e um curso de formação de executivos na respeitada escola de negócios americana Kellogg School of Management. N’O Boticário, o paranaense trabalhou com perfumaria, maquiagem e, desde o ano passado, está à frente do marketing de cuidados pessoais da empresa, que tem as marcas próprias Nativa SPA, Active, Cuide-se Bem e Golden Plus.

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“O profissional de marketing é um sonhador. Nunca está satisfeito e quer sempre entregar novidade para o cliente. Mas 80% do trabalho é cálculo, planilha, reunião. Só 20% é inspiração”, afirma Gritsch. Saiba como é um dia de trabalho dele na sede da empresa, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba (PR).

O trabalho do gerente de marketing

9h
A interação do marketing com outras áreas da empresa é grande. Quando ele precisa definir promoções para os consumidores, uma de suas atividades, ele senta com a área jurídica para elaborar os regulamentos – são milhares de inscritos. Foi o caso da promoção recente “Desejo de Banho”, que deu passagens aéreas e estadia luxuosa em hotel para clientes da marca Nativa SPA nas cataratas de Foz do Iguaçu, no Paraná.

10h
Os técnicos da empresa chegam a uma nova fórmula para cremes que mantém a hidratação por mais tempo. Gritsch vai conversar com os colegas para discutir que produtos podem ser mudados ou criados a partir da descoberta.

11h
Gritsch prepara um material de suporte que será entregue a gerentes de lojas de todo o Brasil sobre os benefícios da nova linha da marca Nativa SPA, que chegará às lojas em algumas semanas. Isso ajudará no treinamento das vendedoras e a impulsionar as vendas.

14h
O gerente debate com a equipe de finanças se uma novidade que quer colocar no mercado é viável economicamente e o que pode ser feito para aumentar sua rentabilidade. Para a reunião, leva uma série de planilhas com cálculos que fez. Atualmente, o marketing d’O Boticário trabalha em produtos que chegarão às gôndolas no segundo semestre de 2015.

16h30
Gritsch recentemente viajou à cidade americana de Nova York para buscar por novas tendências de consumo, ingredientes e atendimento. Ele viaja cerca de dez vezes por ano para diferentes cidades do Brasil e do mundo para pesquisar novidades. Quando retorna, reúne a equipe que lidera, formada por 20 pessoas, para apresentar o que viu de interessante e discutir as últimas ideias que o time trouxe.

17h30
Ele usa o fim do expediente para soltar a imaginação e pensar em como pode adaptar as descobertas da última viagem à estratégia de negócios das marcas que atende.

19h
Já no tempo livre, o gerente vai visitar um shopping da região para entender o que os frequentadores estão comprando e o que há de novidade nos concorrentes. É claro que também dá uma passada na loja d’O Boticário para conversar com as vendedoras sobre dúvidas, críticas e sugestões dos clientes.

22h
Antes de dormir, testa pelo menos três produtos que ajudou a criar, como shampoos, sabonetes, óleos e cremes para o corpo. Produtos dos concorrentes, nem pensar.

Pode parecer uma rotina pesada, mas não para quem é apaixonado pelo que faz. Um bom profissional de marketing fica totalmente envolvido com a profissão porque busca inspirações o tempo todo, mesmo quando está de folga!

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Esta reportagem faz parte da seção Explore, que reúne uma série de conteúdos exclusivos sobre carreira em negócios. Nela, explicamos como funciona, como é na prática e como entrar em diversas indústrias e funções. Nosso objetivo é te dar algumas coordenadas para você ter uma ideia mais real do que vai encontrar no dia a dia de trabalho em diferentes setores e áreas de atuação.

 

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