Um Projeto: Fundação Estudar
Bill Gates e Roger Federer

Como Bill Gates lidou com a pressão de jogar tênis com Roger Federer, um dos melhores do mundo

Por Rafael Carvalho

O empresário foi dupla do campeão em uma partida beneficente recente e enfrentou o medo de parecer ruim; "Se você pensa muito ou deixa seus músculos ficarem tensos, de repente está num ciclo vicioso"

Em abril de 2017, a Roger Federer Foundation organizou a quarta edição da partida filantrópica Match for Africa, em que famosos fazem duplas com o grande campeão do tênis e outro atleta profissional. Este ano, Federer – que está em quinto lugar no ranking mundial – fez uma escolha inusitada: Bill Gates.

Os dois enfrentaram John Isner, que atualmente ocupa o 25º lugar entre os melhores do mundo, e Mike McCready, músico da banda Pearl Jam. Gates assumiu que, embora o jogo fosse simbólico, ele estava nervoso: não queria ter uma performance ruim.

Leia também: As lições que um tenista trouxe das quadras para a vida profissional

“Após anos de discursos, estou geralmente bastante confortável com aparições públicas”, escreveu ele em seu blog. “Mas uma coisa é praticar com seu treinador, outra é jogar na frente de 16 mil pessoas.”

E o que Bill Gates faz para enfrentar a pressão? Treinar muito e focar em fazer o necessário, sem se permitir distrações.

“Durante a partida, tentei ficar focado no que estava fazendo”, disse. “Se você pensa muito ou deixa seus músculos ficarem tensos, acaba batendo bolas ruins, o que te deixa mais tenso, e de repente está preso num ciclo vicioso.”

No fim, a dupla Gates-Federer conquistou a vitória e o evento angariou cerca de US$ 2 milhões para a causa – e parece que todo mundo se divertiu bastante.

 

Dica do Na Prática:

Ainda não sabe qual rumo dar para a sua carreira? Não deixe de conhecer bem de perto o mercado de trabalho antes de tomar qualquer decisão, pois um erro nesta etapa pode gerar grandes frustrações, te levando até caminhos que não fazem sentido para você. Mas fique tranquilo, foi pensando neste desafio que a Fundação Estudar criou o Carreira Na Prática, um curso no qual você irá visitar empresas, entender a rotina de trabalho e tirar dúvidas com profissionais para tomar decisões mais embasadas. Inscreva-se até este Domingo, 29/05, com 20% de desconto usando o cupom MINHACARREIRA. Clique aqui para saber mais!

 

 

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo