Eu acordo todos os dias entre 4:30 e 4:50 da manhã, inclusive nos finais de semana. Sei que pode soar “maluco” para você mas, para mim, tem sido um dos melhores hábitos que passei a cultivar nos últimos anos.

Antes, minha rotina era acordar 6:30, tomar café da manhã com a família, levar as crianças para escola e ir para o trabalho. À noite, jantar, colocar as crianças na cama, uma cervejinha e dormir. A corrida ficava para os finais de semana ou quando sobrava alguma energia no fim do dia. Parece familiar para você?

O hábito de acordar mais cedo nasceu do meu desejo de administrar melhor minhas 3 grandes paixões: família, Contabilizei e corrida. Para isso, sabia que precisava mexer na forma como administrava meu tempo para encaixar a corrida na equação das 24 horas.

Os horários da família não poderiam ser alterados, já que escola é quem dita o ritmo das crianças com o horário de acordar e café da manhã. O trabalho era ainda mais difícil, pois a Contabilizei vem crescendo exponencialmente e com equipe a cada dia maior —  neste momento nov/2016, somos em 88 pessoas — era preciso dar atenção ao time, aos investidores, objetivos e a agenda tende a ser bem turbulenta.

A minha rotina noturna também estava longe de ser estável, pois ora ficava preso em alguma reunião importante no trabalho e estava cansado demais para correr, ora queria colocar as crianças na cama. Não foi difícil perceber que a resposta estava na minha cara.

Era preciso acordar bem mais cedo que todos para que eu pudesse dedicar tempo e energia em algo que dependia só de mim.

A seguir, compartilho os meus aprendizados nessa jornada em me tornar um “early riser”, incluindo os motivos, os benefícios e os desafios enfrentados.

Por que acordar cedo?

Quando todo mundo está dormindo, sou mais produtivo

As primeiras horas da manhã são sempre as mais produtivas para mim. Descansado e sem distrações, consigo dar foco em atividades que são importantes e não há ninguém aguardando um retorno de e-mail neste horário.

Cuido da minha saúde

Dia sim, dia não, faço minhas corridas matinais. E ao contrário dos exercícios físicos à noite, correr logo cedo tira a pressão de ter que me exercitar em um horário onde geralmente já estou cansado.

Me sinto mais realizado logo no começo do dia

Existem poucos sentimentos tão bons quanto o de ter acordado cedo e conquistado meus primeiros objetivos e é isso que define o tom para o resto do dia.

As dificuldades

Bem, nem tudo são flores. O mundo é feito de escolhas e acordar cedo tem seus “trade-offs”.

Vida social

Hoje em dia, escolho a dedo os eventos sociais que participo. Sempre que saía à noite, ficava apreensivo quando o relógio marcava 21:30, pois já deveria estar dormindo. O desejo de ir para cama e acordar cedo fez com que eu me afastasse de compromissos noturnos. Mas como valorizo demais minhas amizades e vida social, passei a convidar os amigos para eventos diurnos como um café da manhã no domingo, um almoço no sábado ou um chimarrão no parque.

Bebida alcoólica

Gosto muito de cerveja e já cheguei a fabricar a bebida de maneira artesanal. Tinha o costume de tomar uma cervejinha no final do dia para “desestressar”. No entanto, isso afetava negativamente o meu sono e colocava em risco o início do meu próximo dia. Utilizo um aplicativo que mede a qualidade do sono e indica o prejuízo de beber antes de dormir. Agora, só bebo cerveja nos finais de semana até as 16h.

Exceções

Eu sou muito disciplinado, mas não sou extremista. A vida é uma só e existem situações onde tomo a decisão de fugir da rotina. Sou apaixonado pelo Grêmio. Assistir ao time do coração ainda é um dos poucos eventos noturnos que faço, especialmente quando a partida inicia às 21:45. Paciência. Durmo mais tarde, acordo um pouco mais tarde também (geralmente pelas 6:00–6:30) e assim, preservo minha saúde física e mental para ter um dia super produtivo na Contabilizei.

Existem ainda outras exceções. Trabalho. A Contabilizei cresce em um ritmo muito acelerado e, às vezes (minha esposa acredita que é sempre), preciso ficar até mais tarde em frente ao computador. Nessas horas, utilizo o aplicativo f.lux que minimiza o impacto da luz emitida pela tela.

Como acordar cedo?

Se você estiver interessado em acordar mais cedo, separei algumas dicas que funcionaram muito bem para mim.

Comece aos poucos

Não faça mudanças drásticas nos primeiros dias, comece devagar. Acorde 15 a 30 minutos mais cedo que o normal, acostume-se com o novo horário por alguns dias e corte outros 15 a 30 minutos na semana seguinte. Repita o processo gradualmente até você atingir o seu horário ideal.

Inscreva-se no curso por email: Conselhos de CEO

Vá cedo para a cama

Durma mais cedo. Você pode estar acostumado a assistir TV até tarde ou navegar pela internet, mas, se você continuar com esse hábito, acordar mais cedo simplesmente não vai funcionar. Minha sugestão é: vá para cama antes. Se tiver dificuldade para adormecer, faça o exercício do ritual do sono (explico melhor a seguir) ou leia um livro.

Faça o despertador seu aliado

Coloque o despertador longe da sua cama. Se ele estiver ao seu lado você vai desligá-lo ou acionará o botão “soneca”. Aliás, nunca toque no soneca. Se o despertador estiver longe, você tem que levantar para desligá-lo e isso vai estimular que você acorde.

Tenha um propósito.

Tenha um excelente motivo. Defina algo importante para você fazer no início da manhã. Eu gosto de correr e/ou trabalhar em pontos estratégico logo cedo e estes 2 motivos são muito fortes para eu acordar de madrugada.

O ritual do sono

Você deve estar se perguntando que horas vou dormir, não é? Durmo por volta das 21:30–22:00. Na verdade, eu desenvolvi o que chamo de “ritual do sono”. Para garantir minhas 7–8 horas de sono, começo a me preparar próximo das 20:30–21:00, desligando qualquer aparelho eletrônico.

Explico. Ao escurecer, nosso corpo começa a produzir um hormônio chamado Melatonina, que tem a função de estimular o sono. Ao utilizarmos os aparelhos eletrônicos à noite, por causa da exposição ao tipo luz emitida, nosso corpo não produz melatonina. Veja mais na matéria da BBC Brasil.

Ao deitar na cama, fecho os olhos e começo a agradecer todas as coisas boas que aconteceram comigo naquele dia. E tudo o que me proporcionou o que agradeci anteriormente (exemplo: se agradeço pela minha corrida do dia, agradeço também pela minha saúde que me proporciona correr quando eu quiser). Esse exercício, além de fortalecer o lado espiritual, me deixa muito mais leve para adormecer e ter uma excelente noite de sono.

Conclusão

Minha vida mudou para melhor desde que comecei a acordar cedo. Tenho maior controle sobre as 3 coisas mais importantes para mim, o que me traz paz e sentimento de realização maior.

Como mencionei acima, o principal fator para madrugar foi a vontade de incluir a corrida na minha agenda. Esse pode não ser o motivador ideal para você alterar sua rotina, mas tenho certeza de que se você escolher aquilo que quer fazer, mas não consegue encaixar de forma periódica e regular em sua rotina, irá ter motivos suficientes para acordar mais cedo e iniciar o dia em grande estilo.

E agora, peço licença porque preciso desligar meu computador e ir dormir. Afinal, amanhã às 05:oo quero estar na rua correndo.

Artigo originalmente publicado no site da Endeavor.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: