Um Projeto: Fundação Estudar

Bate-papo com Roberta Antunes

Por Cecília Araújo

A comunicadora que empreendeu para transformar a experiência de viajar de milhões de pessoas

Oferecer a mais pessoas a possibilidade de viajar e conhecer novos lugares. Foi essa a missão que Roberta Antunes assumiu em 2010, quando acreditou na oportunidade de fazer parte da fundação de uma startup de viagens.

Não estava exatamente na sua área – formada em Comunicação Social pela ESPM-RJ, morava há cinco anos nos Estados Unidos, onde era dona de uma rede de academias de jiu-jitsu. Em uma visita de 10 dias no Brasil, foi chamada pelos colegas João Ricardo e José Eduardo Mendes para conversar sobre um novo negócio que eles tinham em mente. Juntos, construíram o Hotel Urbano, uma agência de viagens online que atualmente é líder na área de hospedagem. Em cinco anos, a empresa foi de 5 a 600 funcionários, somando mais de 3,9 milhões de diárias vendidas.

Roberta assumiu o cargo de gerente de Marketing e, sob o seu comando, a equipe de mídias sociais do Hotel Urbano construiu a maior página de viagens do Facebook, com mais de 13 milhões de fãs. De Marketing e Operações, passou à presidência da empresa, figurando na lista dos 40 empreendedores mais promissores com menos de 40 anos – índice publicado pela Revista Época.

Antes disso, ela não se imaginava empreendendo. Depois de trabalhar – coincidência da vida – como garçonete em hotéis em Londres, retornou ao Brasil e foi estagiária nas Lojas Americanas, onde se encantou pela velocidade com que as coisas aconteciam na internet. Aos 23 anos, casou-se e foi com o marido para os Estados Unidos. Depois de cinco anos, insatisfeita por trabalhar em uma área que não a completava, preparava-se para um MBA, ainda nos estados Unidos, quando a viagem que mudaria sua vida aconteceu.

Voltou para o Brasil e desde então sua rotina de mais de oito horas de trabalho diária tem sido alcançar cada dia mais pessoas, oferecendo-lhes a oportunidade de viajar. Especializou-se em Liderança e Inovação na Harvard Business School, nos Estados Unidos e, hoje, inquieta, se prepara para assumir novos desafios – mantendo-se sócia e próxima da empresa que ajudou a construir.

Ao Na Prática, Roberta falou sobre mudança de carreira e empreendedorismo. Em breve a entrevista estará disponível na íntegra aqui. Inscreva-se para ser o primeiro a assistir!

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo