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Bate-papo com Flávio Rocha

Por Rafael Carvalho

Conheça o executivo a frente da Riachuelo, a marca de moda mais poderosa do Brasil

Flávio Rocha é atualmente presidente da rede varejista Riachuelo, considerada a marca de moda mais valiosa do Brasil, e foi eleito empreendedor do ano no em 2013, no quesito varejo, pela revista Dinheiro.

Filho de um dos fundadores do grupo Guararapes-Riachuelo (dono da marca e do qual Flávio também é vice-presidente), ele começou a trabalhar na fábrica de tecidos da família com 15 anos de idade.

“Meu primeiro trabalho foi na distribuição de camisas numa fábrica em Mossoró. Eram camisas super disputadas pelos lojistas da Guararapes, muito baratas e feitas com retalhos de tecidos”, lembra-se.

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A trajetória de Flavio Rocha

Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi depois de uma temporada de estudos em Harvard que ele surgiu com a ideia de transformar a Riachuelo, marca até então utilizada pelo grupo para escoar as sobras da produção, no carro-chefe da empresa.

“A aula mais importante da minha vida foi uma sobre o que chamava na época EDI, ou Electronic Data Interchange, que falava da integração eletrônica das cadeias de suprimento”, fala. Instantaneamente, enxergou a aplicação daquela visão em seu negócio, a maior confecção do Brasil.

“Vim com essa fixação na cabeça: transformar o que era uma empresa fatiada, cada elo da cadeia com sua máquina de distribuição própria. Comecei a imaginar uma visão de fluxo, do fio até a última prestação depois da venda”, continua. “A eficiência vem da sinergia que as peças do tabuleiro exercem entre si.”

Apostou também no conceito de fast fashion, aquele que utiliza coleções lançadas em curtos períodos de tempo e aproveitando as tendências assim que surgem. No caso da Riachuelo, elas são fabricadas em duas grandes fábricas nacionais, em Natal e Fortaleza.

As mudanças capitaneadas por Flávio também envolveram uma transformação cultural, buscando implementar uma visão mais global na companhia para integrar os setores de confecções, logística e finanças.

A partir delas, a Riachuelo vem registrando crescimento exponencial, totalizando hoje 291 unidades, centenas de milhares de metros quadrados de área de vendas e cerca de 40 mil funcionários. No primeiro trimestre de 2017, teve uma receita líquida de R$ 872,2 milhões.

Com a inauguração de lojas flagships em áreas nobres ao longo dos últimos anos, a Riachuelo colocou também um pé também no segmento premium – e aposta pesado no e-commerce.

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Propósito e desafios

Foi ainda durante seus tempos na universidade americana que ele descobriu o seu propósito de vida: democratizar a moda no Brasil. “A moda sempre foi excludente, elitista, arrogante”, explica. Sua ideia era alargar as portas desse universo e fazer com que coubesse no bolso de todos.

Para ele, é vital não focar apenas nos dividendos e nos lucros envolvidos. “O propósito não deve ser meramente material, porque as pessoas vão ser bem sucedidas se fizerem o que as move”, afirma.

Flavio Rocha[Flavio Rocha / Foto: Reprodução]

Para o executivo, que garante ser apaixonado pelo que faz, o varejo é o setor do futuro no Brasil.

“Era o patinho feio da economia”, diverte-se Flavio Rocha. “Isso está mudando, principalmente para o varejo de moda. Acredito sinceramente que as grandes oportunidades de carreira estão no varejo, porque tudo está por ser feito.”

Neste bate-papo com o NaPrática.org, ele conta detalhes de sua trajetória profissional, os dilemas e desafios que enfrentou ao longo da carreira e responde às dúvidas dos jovens que desejam, assim como ele, tornarem-se grandes líderes no cenário empresarial brasileiro.

Atualmente, Flávio Rocha e sua família são os únicos brasileiros a ocupar a lista dos cinquenta mais ricos da indústria da moda no mundo.

Além da carreira de executivo, Flávio chegou a ter uma passagem política como deputado e já correu duas vezes a Maratona de Nova York. Ocupa o conselho de diversos órgãos ligados a fomento do varejo e desenvolvimento industrial no país.

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