Um Projeto: Fundação Estudar

Bate-papo com Claudia Sender

Por Tiago Mittraud

A trajetória da primeira mulher a presidir uma companhia aérea no Brasil

Claudia Sender entrou na TAM Linhas Aéreas em dezembro de 2011, como vice-presidente comercial e de marketing. Depois de junho de 2012, quando foi concluída a fusão entre a TAM e a LAN para a criação do Grupo LATAM Airlines, assumiu a unidade de negócios doméstica no Brasil, com ampliação de funções, agregando todo o atendimento aos clientes. Em maio de 2013, assumiu a presidência da companhia, entrando, meses depois, para a lista da revista americana Fortune dos 40 executivos mais promissores abaixo dos 40 anos de idade (hoje ela tem 39 anos).

Em um curto período de pouco tempo, Claudia se destacou dentro da empresa por conseguir executar um plano de segmentação de tarifas – que consiste em implementar um sistema de vendas que identifique e ofereça passagens mais baratas aos clientes que viajam a lazer e mais caras aos que viajam a negócios. Com essa estratégia, a participação da TAM no mercado de voos domésticos aumentou de 68,48% no primeiro semestre de 2012 para 77,51% no mesmo período de 2013, segundo dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Antes de entrar na TAM, Claudia dedicou boa parte de sua carreira ao setor de bens de consumo, com foco em marketing e em planejamento estratégico. Foi vice-presidente de marketing da Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp e Consul, onde atuou por sete anos. Também foi consultora da Bain & Company, onde desenvolveu projetos para grandes empresas de diversos setores, incluindo a própria TAM e outras companhias globais de aviação.

Claudia é engenheira química formada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e possuiu MBA pela Harvard Business School, nos Estados Unidos. No bate-papo, ela vai contar detalhes da sua trajetória, falar sobre liderança feminina e tirar dúvidas de jovens que estão no início da sua carreira.

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo