Um Projeto: Fundação Estudar

Bate-papo com Christian Orglmeister

Por Cecília Araújo

Da indústria à consultoria estratégica: conheça o sócio e diretor do BCG

Christian Orglmeister se juntou ao The Boston Consulting Group (BCG) em 2006 e possui mais de 20 anos de experiência, tanto em consultoria de gestão, quanto na indústria. É membro do Talent and Leadership Global Cadre do BCG, além de liderar a prática de People & Organization na América Latina, e a prática de Family Business no Brasil. Foi Diretor de Marketing do BCG Brasil e atualmente lidera o relacionamento com o estimado grupo de Alumni da consultoria no Brasil.

O BCG, criado em 1963, é uma das principais consultorias do mundo, presente em 45 países, e provê insights estratégicos para as mais importantes organizações dos setores privado, público e do terceiro setor no mundo.

No BCG, Christian liderou projetos de estratégia de negócios, governança corporativa, desenvolvimento do time de liderança, redesenho organizacional e melhoria de desempenho operacional. Em sua carreira, trabalhou com a alta gestão de grandes grupos nacionais e multinacionais em diversos setores como: mineração, petróleo e gás, construção, bens de consumo, educação, setor público, automobilístico, aviação, saúde, bancos e telecomunicações.

O início de sua carreira foi na Sachs Embreagens, em São Bernardo do Campo/SP, onde aprendeu na prática – e com a mão na massa – o que é produzir um produto, trabalhar em equipe e valorizar a relação com todo o tipo de pessoa, independente de seu nível profissional. Apesar de sua formação em engenharia, Christian optou logo cedo por diversificar o seu aprendizado e desenvolvimento, trabalhou no Marketing Industrial (B2B) da Rhodia e com projetos logísticos da Armazéns Gerais Columbia.

Antes de ingressar no BCG, Christian passou pelas consultorias A.T. Kearney (ATK) e Arthur D. Little (ADL), ambas em São Paulo. Trabalhou por dois anos na Intecom, uma startup do Grupo Martins que oferecia soluções logísticas para o emergente comércio virtual no Brasil. Foi ali que teve a experiência de ser um empreendedor no Brasil, ao passar por todo o ciclo de vida de uma organização – da criação, estruturação, aos primeiros clientes, até o seu encerramento e dissolução.

Esta variedade de experiências profissionais – de Operações ao Marketing & Vendas; do chão de fábrica ao Conselho; tanto no Brasil quanto no exterior – somada à riqueza de conhecimento e pesquisa que adquiriu no BCG, colocam-no como um especialista em orientar executivos e donos de empresas familiares na formação de times de liderança, estrutura de gestão e governança. Sua motivação pessoal é ajudar pessoas e organizações a encontrarem o melhor caminho e se tornarem cada vez mais eficientes em seu campo de atuação.

Christian é palestrante frequente do CONARH – Congresso Nacional de Profissionais de RH, além de porta-voz dos mais importantes meios de comunicação executiva do país. Nos últimos anos, se tornou colaborador do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa como avaliador independente do Conselho de Administração.

Graduado em Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) de São Paulo e Pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Obteve seu MBA pela TRIUM – aliança das escolas London School of Economics (LSE), NYU-Stern e HEC-Paris – curso que lhe deu a oportunidade de estudar nos EUA, França, Inglaterra, China e Índia.

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo