Homem sentado no logo do TED Talks

Quando a primeira TED Talk aconteceu, em idos de 1984, era difícil adivinhar que se tornaria um fenômeno global. Apesar do elenco estelar – que incluía um matemático e demonstrações de uma novidade chamada disco compacto, ou CD, além de ebooks e gráficos 3D –, rendeu pouco dinheiro e os fundadores perderam o entusiasmo.

Convencidos de que o formato era bom, eles se recuperaram de fato em 1990, quando a TED Conference voltou a funcionar e se tornou um evento anual disputado (e só para convidados) na Califórnia.

O interesse por novidades nas áreas de ciência, tecnologia e entretenimento aumentou muito ao longo da década seguinte e, em 2001, o TED foi adquirida por Chris Anderson, atual chefe e principal curador da organização. Sob seu comando, o negócio se expandiu mundialmente e, em 2012, celebrou um bilhão de views – um número que, naturalmente, só fez crescer desde então.

A pedido de um leitor do site Quora – onde trabalha a brasileira Deborah Alves, que fala sobre sua vida no Vale do Silício aqui –, o próprio Anderson selecionou suas cinco TED Talks favoritas. Todas têm legenda em português. Confira:

1. David Deutsch: Sobre nosso lugar no cosmos (2005)

Aqui está um físico independente oferendo um argumento eloquente sobre o poder do conhecimento… Emoldurado em uma palestra incrível, cheia de idas e vindas inesperadas. Deutsch ajudou a me convencer que conhecimento é muito mais que um truque evolucionário esquisito inventado por uma espécie da Terra.

2. Clay Shirky: Instituições vs. Colaboração (2005)
Naquele ano, Shirky falou sobre como a web estava permitindo novos modelos, que encorajavam instituições a ‘largar mão’ e permitir que outros façam um pouco de seus trabalhos por eles. Acho que a palestra ajudou-nos a decidir arriscar e oferecer nossas melhores palestras de graça online.

3. Nancy Etcoff: Sobre a surpreendente ciência da felicidade (2004)
Essa é uma de várias palestras sobre felicidade que realmente mudaram meu pensamento e, hum, acho que realmente me tornaram mais feliz. A ciência da felicidade é contraintuitiva. Etcoff oferece um ótimo resumo. Essa playlist [sobre felicidade] tem muitos outros.

4. Bryan Stevenson: Precisamos falar sobre uma injustiça (2012)
Bryan falou sobre um assunto difícil – o sistema judiciário quebrado dos EUA – de uma maneira incrivelmente cativante. Ele foi aplaudido de pé, as palmas mais longas da história do TED. E não consegui tirar nem ele nem sua causa da cabeça desde então.

5. Steven Pinker & Rebecca Newberger Goldstein: O longo alcance da razão (2012)
Uma palestra incomum, essa. Foi dada como um diálogo socrático. Eles chegam à conclusão de que a razão pura moldou a história profundamente, embora às vezes isso leve centenas de anos. Se o mundo concordasse com essa visão, faríamos um trabalho bem melhor na hora de escutarmos uns aos outros. Essa versão da palestra é apresentada como uma animação, graças ao gênio de Andre Park, do Cognitive.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: