Homem se prepara para palestra

O que forma um verdadeiro líder? Em meio a inúmeras teorias sobre liderança e listas de atitudes típicas de um líder, fica difícil dar uma única resposta. Normalmente, o que vem a nossa mente são habilidades: conhecimento técnico, capacidade de trabalhar em equipe e experiência.

Para Ryoichi Penna, responsável pelo Laboratório, programa de formação de lideranças do Na Prática, o que está por trás do desenvolvimento de um líder é sua maneira de pensar e ver o mundo. Para entender melhor, vale lançar mão de um termo da psicologia: locus de controle — que determina como a pessoa encara e reage aos acontecimentos de sua vida, tanto os sucessos como os fracassos.

Leia também: Como fazer melhores escolhas para sua carreira?

Enquanto as pessoas com controle interno costumam associar o que ocorre em suas vidas a questões de esforço pessoal, mérito e competência, aqueles com controle externo normalmente atribuem tudo que deu errado a fatores que não dependem de si mesmo, como sorte ou azar, chance e outras eventualidades. Não é surpresa que as pessoas com lócus de controle interno sejam mais propícias a liderar — se algo está errado ou as incomoda, elas pensam em como podem agir para reverter essa situação.

“A grande diferença entre pessoas que desenvolvem uma liderança forte e as  que não desenvolvem, é que as primeiras tem um senso de ação muito forte, baseado naquilo que vêem como responsabilidade delas”, explica Ryoichi. Para ele, é aí que portagonismo e liderança se conectam. No vídeo a seguir, feito pelo Na Prática para o Portal Administradores, ele explica como cada um pode ser assumir um locus de controle interno e ainda dá as perguntas: Será que você está sendo protagonista da sua vida e da sua carreira? Quais desafios você de fato está protagonizando?

Aprenda a pensar como um líder! É só dar o play:

 

LABBanner-Final_600x150

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: