multidão

O minimalismo é uma palavra com amplitude de significados. O termo começou a ser utilizado no meio da década de 1960, nos Estados Unidos, no mundo das artes. Pintores, escultores, músicos e escritores passaram a utilizar de poucos elementos em suas composições.

Duas décadas depois, essa linha de pensamento essencial passou a ser vista com bons olhos por arquitetos que passaram a dedicar linhas retas e elementos básicos e cores sóbrias aos seus projetos de casas e prédios.

Não demorou muito para que observadores entendessem a base do minimalismo: o foco é o essencial. Todo o resto é excesso. Como ainda não havíamos pensado nisso antes?

Leia também: ‘Quando percebi meu propósito, encontrei sentido para encarar os desafios’, relata empreendedora

Desde então, uma filosofia sem muitos autores e pesquisadores vem sendo colocada em prática. A base é a mesma dos artistas, lá na década de 1960. Poucos elementos, escolhidos a dedo por cada criador. O que é essencial para você? O que é necessário para lhe fazer feliz? Esse é o seu foco. Qualquer coisa a mais é supérflua.

Na rotina atual, tudo é urgente, muito importante e precisa ser feito ou resolvido com máxima agilidade. Mas onde ficam as nossas escolhas e reais prioridades?

O minimalismo busca a essência de forma prática e seletiva. O que não te faz bem, o que te incomoda, o que transborda, está fora da sua ordem ou do seu momento atual, é eliminado. Cada coisa tem seu propósito. E o que não tem propósito está fora. Para dizer sim à sua essência é preciso dizer não ao que não é fundamental. E, minimalistamente, encerro esse artigo por aqui.

Graziella Giannini é mestre em cyberjornalismo, pesquisadora, professora e blogueira. Escreve para o Minimalismo na Prática desde 2011.

Este artigo foi publicado originalmente em DRAFT

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: