Um Projeto: Fundação Estudar

9 documentários indispensáveis para quem quer trabalhar com impacto social

Por Redação, do Na Prática

De Malala a Muhammad Yunnus, de Dan Ariely aos jovens que se propuseram a viver com um dólar por dia na Guatemala, confira filmes que ajudam a informar e inspirar quem quer uma carreira para mudar o mundo

Nunca a atuação com impacto social apareceu tão claramente como oportunidade de carreira para os jovens. Se há algumas décadas trabalhar com impacto estava restrito ao ativismo e trabalho voluntário, hoje – além dessas opções – também é possível empreender socialmente, trabalhar em organizações da sociedade civil já bem estruturadas, em startups de impacto, em departamentos de responsabilidade social de grandes empresas, e vários outros tipos de organização…

Ainda assim, independente do lugar, a carreira em impacto continua exigindo muita energia, motivação e vontade de fazer a diferença – além de certo conhecimento especializado sobre esse campo de atuação. A seguir, selecionamos documentários que cumprem esses dois papeis: o de inspirar e o de informar.

Alguns estão disponíveis gratuitamente, enquanto os outros podem ser comprados ou alugados por valores pequenos. Quem está cogitando uma carreira em impacto social e quiser saber mais sobre como ela funciona, também é possível participar do curso Carreira Na Prática Gestão Pública, Educação e Terceiro Setor.  

1. Real Value (2013)

Disponível gratuitamente no YouTube

Trata-se de um premiado documentário de economia, que uma reflexão sobre como as empresas podem ser usadas para criar valor além do lucro. O filme conecta histórias motivacionais de empreendedores sociais que trabalham na agricultura, vestuário, seguros e biocombustíveis, mas também traz um diferencial: a explicação científica cativante por trás de nossa percepção de valor, explicada pelo renomado professor de psicologia e economia comportamental Dan Ariely.

2. Living on One Dollar (2013)

Disponível no Netflix Brasil até a data desta reportagem, e para compra por aqui

Dirigido pelos jovens Zach Ingrasci, Chris Temple e Sean Leonard, ganhou o prêmio de melhor documentário no Sonoma International Film Festival. O filme mostra o desenrolar de um projeto inusitado do grupo de colegas, na época estudantes universitários de Desenvolvimento Econômico: passar o verão na zona rural da Guatemala vivendo apenas com um dólar por dia – situação real de milhões de pessoas que vivem em condição de extrema pobreza. Para os futuros empreendedores sociais, o exercício traz uma lição essencial: quando se quer resolver problemas dos outros – caso de muitos negócios de impacto – é importante descer da “torre de marfim” de quem acha que sabe a solução para o problema, e realmente entender a fundo a realidade que se quer trabalhar, se colocando no lugar dos outros. O filme já foi inclusive recomendado por Muhammad Yunus, economista indiano que cunhou o termo “negócio social”.

Baixe o Ebook: 14 Brasileiros que Estão Colocando o País no Mapa do Empreendedorismo Social

3. Slingshot (2014)

Disponível para compra por aqui

Para salvar o planeta, precisamos mudar nossa mentalidade e ser mais sustentáveis, pensando em soluções que sejam positivas para nós, para o meio ambiente e para os negócios. Para isso, são necessários bons empreendedores e profissionais. Dirigido por Paul Lazarus, Slingshot mostra a atuação de Dean Kamen, o inovador CEO da Deka, em busca da solução de um problema mundial: a indisponibilidade de água potável que prejudica – e mata – milhões de pessoas em todo o globo. Ele não é somente um homem de negócio de sucesso, mas um inventor por excelência. O documentário é um exemplo de como grandes empresas têm um papel importante na superação da pobreza.

4. Quem se importa

Disponível para aluguel no Vimeo e no iTunes

Dirigido pela brasileira Mara Mourão, o longa metragem foi filmado em sete países diferentes: Brasil, Peru, Estados Unidos, Canadá, Tanzânia, Suíça e Alemanha. Foi um dos primeiros filmes a contar a história de empreendedores sociais, e mostrar como esse movimento tem o potencial de resolver problemas da sociedade.

5. Conectados Transformamos (2014)

Disponível gratuitamente no YouTube

O filme, organizado pela Social Good Brasil, apresenta seis histórias de pessoas que decidiram agir pela mudança que desejam ver no mundo. São histórias como a do Projeto Integrar, que prepara alunos para ingressar nas universidades, e do Banco de Maricá, um programa de moeda social. Serve de inspiração e impulso para quem pensa em empreender socialmente. Se é esse o seu caso, assista e saia mais motivado a também colocar a mão na massa para resolver problemas sociais. 

6. Malala (2015)

Disponível para aluguel no YouTube, por aqui

A história ganhou o mundo: após ser baleada por um membro do Talibã dentro de um ônibus escolar, a paquistanesa Malala Yousafzai passou a militar pelo direito de meninas frequentarem a escola em seu país. Neste documentário, dirigido pelo norteamericano Davis Guggenheim, a ativista é vista sob a perspectiva do papel de destaque que ganhou desde então, equilibrando sua vida de adolescente e as viagens frequentes para espalhar sua mensagem. Vale como lição sobre o protagonismo jovem, e mostra que nunca se é novo demais para fazer a diferença. 

7. Muhammad Yunus: uma oportunidade para os pobres

Disponível gratuitamente no YouTube

Muhammad Yunus é o criador do banco indiano Grameen Bank, focado em microcrédito para populações pobres antes não atendidas pelos serviços bancários. O feito lhe rendeu não só o apelido de “banqueiro dos pobres”, mas também o Nobel da Paz. Foi Yunus que cunhou a terminologia e o conceito por trás dos negócios sociais, e ele é hoje o nome mais importante desse campo. O documentário mostra sua trajetória e sua atuação na Índia, e serve como complemento para os seus livros (referência para quem quer se aprofundar no tema do empreendedorismo social).

8. 4YOU2: Inglês nas Comunidades

Disponível gratuitamente no YouTube

Gravado em 2015 por um estudante da USP em parceria com o Canal Futura, o documentário mostra a história por trás de um negócio social, a escola de inglês 4YOU2, que atua em comunidades carentes da cidade de São Paulo. Não traz só o ponto de vista do empreendedor, mas também de voluntários e dos próprios alunos. Para quem pensa em montar um negócio social, é útil ao desmistificar alguns passos desse processo, além de trazer uma injeção de inspiração!

9. CenaRIO: Sustentabilidade em Ação

Disponível gratuitamente no YouTube

O documentário foi feito por 30 estudantes cariocas que catalogaram iniciativas e negócios criativos para a construção de um mundo mais sustentável (e também mais justo!). Curtinho, com 25 minutos, mostra a força empreendedora do povo brasileiro, e passa longe de celebridades do mundo tecnológico ou inovadores com Ted Talks famosíssimas. Os personagens são 16 microempreendedores que conseguiram incorporar práticas sustentáveis aos seus negócios diários, da arquitetura ao comércio, passando pelo artesanato e produção de roupas.

 

 

 

Desenvolva-se com os cursos do Estudar Na Prática

Apoiamos o seu desenvolvimento pessoal e profissional com cursos e conteúdos
exclusivosque conectam você, jovem universitário ou recém-formado, com o mercado.

Autoconhecimento Na Prática

24 horas
3 dias presenciais

 

Como fazer escolhas difíceis? Reflita e tome decisões de carreira mais alinhadas com seus objetivos de vida e o que gosta de fazer.

 

Liderança Na Prática
32 horas

32 horas
4 dias presenciais

 

Como executar mais? Aprenda com o modelo de liderança da Fundação Estudar e desenvolva uma atitude mais protagonista.

 

Carreira Na Prática

24 horas
3 dias presenciais

 

Como conhecer o dia a dia da carreira dos seus sonhos? Veja rotinas, ambientes e tire suas dúvidas com profissionais do mercado.

 

 

Autoconhecimento Na Prática Online

4 semanas
aulas em vídeo

 

Nessa versão online, participe das videoaulas, mentoria e atividades – construindo objetivos que alavanquem sua carreira.

 

Liderança Na Prática
16 horas

16 horas
2 dias presenciais

 

Nessa versão introdutória do Liderança Na Prática, descubra sua capacidade de realização e comece a colocar seus objetivos de carreira em prática.

 

Conferência Na Prática

8 horas
1 dia presencial

 

É o evento de um dia que prepara e conecta jovens selecionados de alto potencial com as principais organizações do Brasil.

 

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo