Um chief evangelist, cargo bastante conhecido no Vale do Silício, tem uma tarefa incomum: ajudar na construção de uma massa que apoie uma nova tecnologia, fazendo sua popularidade crescer. Ou seja, é quem convence as pessoas a darem uma chance a novos produtos e serviços – o que não é sempre fácil.
O americano Guy Kawasaki, que é formado em Psicologia e Direito e especializado em Marketing, ocupou essa posição na Apple na década de 1980, quando a companhia lançou um produto tido como revolucionário: o Macintosh.
Após décadas de experiência na indústria, inclusive como investidor de venture capital, ele redigiu, em uma postagem no LinkedIn, seis dicas para aperfeiçoar a arte do pitch em uma apresentação de slides.
Nem sempre os pitches seguem esse formato, mas a dica não deixa de ser válida e serve também para outros tipos de apresentações que precisem ser rápidas e persuasivas.
Com um bom pitch, ele explica, um empreendedor pode “evangelizar” investidores, funcionários, clientes e parceiros do jeito mais rápido e eficaz possível. Confira abaixo a tradução do Na Prática:
Como fazer seu pitch
1. Reduza
Reduza seu pitch para uma apresentação de dez slides que você pode fazer em vinte minutos e tenha letras de, no mínimo, tamanho 30. Essa é a regra 10/20/30 do PowerPoint. Ela o força a explicar de maneira sucinta seu negócio em um formato que é fácil e rapidamente compreendido. Não há perigo em ter um pitch muito curto porque uma parte interessada vai lhe pedir mais informações. Há um perigo maior em ter um pitch longo demais porque o público se entendia.
2. Use fundo preto
Torne o fundo de seus slides preto. Um fundo preto dá uma aparência mais séria e é mais fácil de ler. E quando o fundo preto sufocar a fonte pequena e delicada que você está usando, é mais provável que você troque para uma fonte sem serifa maior, o que aprimora seu pitch ainda mais.
Pense assim: você já viu créditos de um filme aparecerem num texto preto e fundo branco? Há uma razão para isso.
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3. Pense no Tinder
Aborde o ato de fazer seu pitch como procurar encontros online no Tinder. Há duas escolas de pensamentos em relação a encontros online: eHarmony, onde as pessoas oferecem todo tipo de informação para encontrar suas almas gêmeas, e Tinder, em que as pessoas decidem em meio segundo se alguém é interessante.
Fazer um pitch é como o Tinder e não como o eHarmony. Isso significa que a primeira impressão que você causar é tudo.
4. Alce voo rapidamente
Alce voo como um caça F18. Um avião 747 precisa de três quilômetros para voar. Um F18 precisa de 60 metros. Seu pitch não deve ser como um 747, que precisa de informações para construir seu momentum e eventualmente conquistar a gravidade com uma história lógica, cronológica e intelectual. Você precisa entrar nos céus nos primeiros minutos e enquanto quebra a barreira do som.
5. Tire seu pitch dos trilhos
Tente tirar seus pitch dos trilhos com uma demonstração. O objetivo de um pitch é atrair interesse suficiente para marcar uma due diligence [diligência legal]. Não é necessário usar todos os seus slides e contar toda sua história.
Uma foto pode valer mais que mil palavras, mas um demo vale mil slides. Idealmente, como um piloto de um caça, você explica o que faz, que problema resolve ou que oportunidade oferece, e então começa o demo que atrai todos os olhares – e nem precisa usar o resto dos slides.
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6. Deixe uma pessoa falar
Deixe uma pessoa fazer a apresentação. Sei que você ouviu que as pessoas investem em equipes – isso não significa que todo mundo precisa falar no seu pitch. Já é difícil conseguir que uma pessoa faça um bom pitch, e tentar habilitar uma equipe inteira para fazer pelo menos um pedaço do pitch é difícil demais. Não estamos no ensino fundamental, quando toda criança precisa de uma fala. Se seu CEO não consegue fazer um pitch sem chamar os outros, arranje um novo CEO.
Essas seis dicas podem dobrar a eficácia do seu pitch, então faça isso agora mesmo: selecione todo o texto de sua apresentação, torne-o branco, aumente a fonte para tamanho 30 e mude o fundo para a cor preta. Você vai se impressionar com o resultado.
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Este artigo foi originalmente publicado em LinkedIn