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4 passos para atrair a atenção de um headhunter

Homem em cidade grande olhando com binóculo para o horizonte

James Caan é, além de empreendedor social e celebridade de negócios na Europa, dono do título CBE, ou Commander of the Order of the British Empire. A honraria britânica é oferecida pela rainha apenas aos civis que se destacaram em seus campos, como Caan fez no mundo dos negócios.

Além de ter fundado a empresa de private equity Hamilton Bradshaw, ele se destacou na indústria de recrutadores e já fundou e presidiu três delas. A atual é a Recruiting Guide, que treina recrutadores do mundo inteiro – então seus conselhos sobre headhunting, categoria que costuma buscar os mais altos executivos, tem peso.

Abaixo estão quatro dicas de Caan para quem quer atrair a atenção desses recrutadores, traduzidas pelo Na Prática.

Atraindo um headhunter

Headhunting é um fenômeno entre recrutadores. Quando eu comecei a Alexander Mann [uma de suas empresas], headhunting era apenas um modelo usado nos EUA e não tinha se tornado ‘algo’ no Reino Unido ainda.

Lembro-me de sentar no meu escritório, um armário de vassouras, com as páginas amarelas e um pedido de um cliente para ‘achar um gerente de loja’. Liguei para todas as grandes lojas da área, encontrei o nome do gerente e foi assim que minha carreira como headhunter começou.

Headhunting é uma ferramenta muito poderosa de recrutamento, porque faz com que o candidato se sinta bem. Receber uma mensagem de um competidor expressando interesse lhe dá a confirmação que você queria: você é ótimo no que faz e as pessoas estão notando seu trabalho duro.

Leia também: Headhunter explica o que fazer para impressionar recrutadores do mercado financeiro

Claro, encorajo todos a serem leais aos seus empregadores que lhe tratem bem e a terem trabalhos satisfatórios.

No entanto, se você sente que seu papel atual é só mais um degrau, então há algumas maneiras de atrair um headhunter:

1. Esteja visível

Construir sua carreira significa construir sua própria marca. As pessoas tendem a esquecer isso. Cada experiência profissional que você tiver é uma validação adicional de que você é um expert em seu campo. Isso se perde se ninguém sabe sobre você. Portanto, network é chave.

Dê um jeito de estar na frente das pessoas certas e faça uma boa primeira impressão. Você pode conhecer um CEO que te acha ótimo e, pouco depois, há uma oferta na sua caixa de entrada. Eu sei que isso acontece porque já fiz antes.

2. Tenha habilidades sociais

É importante ter uma presença forte online se você quiser ser contatado com as melhores oportunidades. Muitas pessoas esquecem que os empregadores olham o feed de redes sociais dos candidatos, mas é na verdade uma das ferramentas mais úteis da indústria.

Certifique-se que seu perfil do LinkedIn está atualizado e profissional – novas responsabilidades devem ser constantemente adicionadas e qualquer projeto em que você tenha trabalhado deve ter sua própria seção.

Você também pode considerar enviar seu currículo mais recente para todos os grandes sites de vagas de emprego. Headhunters não costumam olhar ali, mas é bom estar visível para recrutadores um nível abaixo já que também existem papeis muito disputados e lucrativos ali.

3. Mantenha contato

Se você foi abordado por um headhunter mas não é uma boa oportunidade para você, não deixe passar. Mantenha contato com ele para que pense em você quando a oportunidade certa chegar. Trata-se de construir relacionamentos – deixe que saibam como você está indo em seu trabalho atual e que direção quer tomar.

Essas pessoas têm ótimas conexões, então quanto mais forte for seu relacionamento, maior a certeza de que você está na lista.

4. Seja produtivo

Pode parecer simples e bastante óbvio, mas o melhor jeito de ser notado é ser excelente em seu trabalho. Coisas como networking e construção de marca, que eu mencionei antes, são fundamentais – mas não há substituto real pra resultados.

Vá além nos projetos e sempre busque ganhar responsabilidades. Quanto mais duro trabalhar e quanto melhor for o resultado, mais a fama se espalha.

Artigo originalmente publicado no LinkedIn.

 

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