Um Projeto: Fundação Estudar
Jovem mulher estudando em uma biblioteca com um caderno e um laptop

Prepare-se para 2018 com 29 cursos online gratuitos

Por Redação, do Na Prática

De machine learning a design thinking, passando por resolução de conflitos, nanotecnologia e ética nos negócios, veja opções de cursos online gratuitos em inglês, português e espanhol

O fim do ano é propício para refletir sobre o que aconteceu e planejar o que virá em seguida. Para quem quer se aprimorar profissionalmente, este momento pode incluir o catálogo de cursos online gratuitos que o NaPrática.org preparou.

Os temas são variados e divididos em seis categorias: autodesenvolvimento, habilidades, liderança, tecnologia, conhecimentos gerais e análise de dados e estatística.

Em comum, as sugestões têm o preço (custam zero reais!) e o fato de que você pode utilizá-los para se destacar cada vez mais no mercado, seja através de novos conhecimentos técnicos, como domínio de Microsoft Excel, ou ampliação de seu repertório de referências, como um curso sobre o poder da influência.

Grande parte dos cursos disponíveis é em inglês, mas há também opções em português e espanhol.

Autodesenvolvimento

Autoconhecimento Na Prática Online – Fundação Estudar

Ter uma boa base sobre quem você é também traz clareza sobre o que você quer – e como chegar lá.

Aproveite esta versão online do curso presencial da Fundação Estudar e comece hoje sua jornada de autoconhecimento! O curso tem ritmo próprio e é gratuito com o cupom NAPRATICA_0717.

Saiba mais aqui.

Staying Fit – Stanford University

Cientistas e médicos repetem e pessoas que têm rotinas realmente produtivas, como o ex-presidente Barack Obama, concordam: exercício físico é indispensável para uma boa performance.

Neste curso (gratuito e de ritmo individual), instrutores de Stanford ensinam como aprender, desenvolver e manter hábitos de alimentação saudável, exercícios físicos e de sono.

O objetivo primário é educar alunos sobre a importância da alimentação saudável, boa forma física e encorajá-los a aplicar esses ensinamentos.

Saiba mais aqui.

Sleep Deprivation: Habits, Solutions, and Strategies – University of Michigan

Outra descoberta importante, mas que muita gente ainda insiste que é pouco relevante: dormir importa (e muito!) para a performance.

Neste curso (gratuito e de 1 semana), você aprende como o sono funciona, porque é importante e o que são maus hábitos noturnos.

Saiba mais aqui.

Habilidades

Converting Challenges into Opportunities – University of California, San Diego

Este curso (gratuito e de 4 semanas) une design thinking, pontos fortes profissionais, métodos de análise qualitativa para ambientes profissionais, priorização, resolução de problemas de maneira criativa e planos de ação.

O objetivo é afinar suas habilidades de identificação de desafios profissionais e como transformá-los em oportunidades.

Saiba mais aqui.

Critical Thinking & Problem-Solving – Rochester Institute of Technology

Pensamento crítico e capacidade de resolver problemas são habilidades em alta no mercado em qualquer área.

Neste curso (gratuito e de 3 semanas), instrutores desmistificam, discutem e apresentam técnicas de pensamento crítico e resolução de problemas em um contexto de negócios.

Saiba mais aqui.

Excel Skills for Business: Essentials – Macquarie University

Primeiro de uma série, este curso (gratuito e de 6 semanas) foca em habilidades essenciais para Microsoft Excel. Aprenda a utilizar a interface, fazer contas básicas com fórmulas e funções, criar planilhas profissionais e visualizar dados em gráficos.

Saiba mais aqui.

Professional Resilience: Building Skills to Thrive – Deakin University

Palavra cada vez mais frequente e habilidade cada vez mais buscada em mercados de trabalho dinâmico, a resiliência permite que você não só enfrente como prospere em situações difíceis.

Este curso (gratuito e de 2 semanas) ensina competências, habilidades e práticas que contribuem para criar resiliência, algo que a executiva Arianna Huffington compara a um músculo que você deve exercitar.

Saiba mais aqui.

Negociación y resolución de conflictos – Pontifical Catholic University of Valparaíso

O curso (gratuito e de 6 semanas) apresenta noções tanto gerais quanto específicas de negociação, além de diferentes estilos e estratégias. Do lado de resolução de conflitos, apresenta o processo através de estudo de casos.

Saiba mais aqui.

Design Thinking for the Greater Good: Innovation in the Social Sector – University of Virginia

Termo cada vez mais em voga, o design thinking pode ser aplicado em diversas situações e áreas para criar soluções mais inclusivas e eficazes.

Neste curso (gratuito e de 4 semanas), é possível aprender os fundamentos dessa prática e com uma abordagem voltada para o terceiro setor.

Saiba mais aqui.

Gestão da Inovação

Neste curso (gratuito e de 45 horas), aprende-se abordagens de gestão e processos de inovação, além das diferenças entre conceitos de inovação incremental, inovação radical e gestão de incertezas.

Saiba mais aqui.

Gestão de Projetos

Neste curso (gratuito e de 45 horas), é possível aprender duas formas diferentes de gerenciamento: Project Management Body of Knowledge (PMBoK) e Gestão Ágil de Projetos.

Saiba mais aqui.

Liderança

Influence – University of Pennsylvania

Neste curso (gratuito e de 4 semanas) de uma das mais bem conceituadas instituições do mundo, é possível entender o que de fato significa ser influente, como persuadir outros a trabalharem por um objetivo e como alavancar seu poder de forma mais eficaz.

Saiba mais aqui.

Global Impact: Business Ethics – University of Illinois at Urbana-Champaign

Neste curso (gratuito e de 4 semanas), instrutores ensinam como identificar dilemas éticos no comércio global, analisar o envolvimento de stakeholders, ver mais de um pouco de vista, avaliar argumentos, defender conclusões e utilizar um processo racional de tomada de decisões éticas.

Saiba mais aqui.

Ethical Leadership Through Giving Voice to Values – University of Virginia

Neste curso (gratuito e de 4 semanas), o foco é a formação de líderes que dão voz aos próprios valores. A ideia é incrementar os conhecimentos de liderança com teoria e prática baseadas em seus próprios valores e princípios.

Saiba mais aqui.

Tecnologia

FinTech and the Transformation in Financial Services – Copenhagen Business School

As fintechs, que já estão transformando o mercado financeiro e ganharam um ebook especial feito pelo NaPrática.org, chegaram para ficar.

Neste curso (gratuito e de 4 semanas), você aprende a descrever sua influência na indústria, entender a complexidade da infraestrutura de pagamentos, entender que tipos de dinheiro existem e reconhecer mudanças que podem ajudar (ou não) este tipo de inovação.

Saiba mais aqui.

Algorithms: Design and Analysis – Stanford University

Neste curso (gratuito e de ritmo próprio) feito para iniciantes que tenham um pouco de experiência com programação, você aprende a estrutura algorítmica e como conversar sobre o assunto com desenvolvedores.

Saiba mais aqui.

Machine Learning – Georgia Institute of Technology

O famoso machine learning – que já está muito presente no dia a dia do mercado financeiro, por exemplo – é um tipo de inteligência artificial que permite que computadores aprendam “sozinhos”, ou seja, sem terem uma programação explícita para fazer algo novo.

Neste curso (gratuito e de 14 semanas), há algoritmos e abordagens para apresentar uma série de tópicos, incluindo diferentes métodos de aprendizado, aprendizado reforçado e aprendizado bayesiano.

Saiba mais aqui.

Introduction to Cybersecurity for Business – University of Colorado System

Se 2017 mostrou alguma coisa, é a que a cibersegurança se tornou uma preocupação onipresente – e não só para governos.

Neste curso (gratuito e de 6 semanas), a ideia é dar uma perspectiva prática sobre o que a segurança de computadores exige, incluindo como proteger seu negócio de maneira básica com conexões seguras, como trabalhar integridade e disponibilidade de dados confidenciais e avaliar riscos diariamente.

Saiba mais aqui.

Basic Cryptography and Programming with Crypto API – University of Colorado System

Na mesma toada do curso anterior, outra preocupação que chegou para ficar é a criptografia: como proteger seus dados e sua identidade quando for necessário.

Neste curso para iniciantes (gratuito e de 4 semanas), é possível aprender conceitos e princípios básicos de criptografia e criptoanálise, como utilizar diferentes chaves e sistemas de distribuição e encriptar documentos sensíveis.

Saiba mais aqui.

Programming Fundamentals – Duke University

Neste curso para iniciantes (gratuito e de 4 semanas), instrutores apresentam o Sete Passos, um processo de resolução de problemas capaz de resolver qualquer problema de programação.

Ele funciona como base para alunos que queiram aprender a desenvolver um algoritmo, ler códigos e entender conceitos de programação relacionados.

Saiba mais aqui.

Introduction to Virtual Reality – University of London International Programmes

A realidade virtual, muitas vezes chamada de VR, é a nova moda do Vale do Silício, o pólo mundial de inovação.

Neste curso para iniciantes (gratuito e de 4 semanas), é possível aprender o básico sobre esse segmento, suas diferentes aplicações, aspectos psicológicos envolvidos e quais são os maiores desafios desse meio.

Saiba mais aqui.

Nanotechnology: A Maker’s Course – Duke University

Neste curso (gratuito e de 8 semanas), a ideia é apresentar, através de aulas e demonstrações, como criar estruturas tão pequenas que são 10 mil vezes menor que o diâmetro de um fio de cabelo – as famosas nanoestruturas.

As aulas focam em conhecimentos práticos, habilidades e ferramentas capazes de transformar planos de nanotecnologia em realidade.

Saiba mais aqui.

Conhecimentos gerais

The Scientific Revolution: Understanding the Roots of Modern Science – University of Groningen

Neste curso introdutório (gratuito e de 3 semanas), é possível entender como a ciência atingiu seu patamar atual, o que é a ciência moderna e quais foram as raízes da revolução científica do século 17.

Saiba mais aqui.

Democracy and Development: Perspectives from Africa – Massachusetts Institute of Technology

Através de entrevistas com mais de 50 acadêmicos, políticos, líderes e estudantes africanos sobre a democracia no continente, é possível entender com mais clareza os desafios e oportunidades dessa região.

Como praticamente todos os cursos do MIT, este curso (gratuito e de 7 semanas) tem um forte foco analítico.

Saiba mais aqui.

International Affairs: Global Governance – University of Geneva

Direto de Genebra, uma das capitais da governança global, vem um curso (gratuito e de 4 semanas) sobre o tema com o objetivo de ajudar alunos a entenderem um mundo interconectado.

Entre os temas estão a importância da cooperação entre nações, processos e instituições que lidam com desafios globais e como navegar um universo de vários stakeholders.

Saiba mais aqui.

Beyond the Ballot: Women’s Rights and Suffrage from 1866 to Today – Royal Holloway, University of London

Um dos grandes temas de 2017 foi o papel da mulher e a batalha pela igualdade de gênero.

Para dar um contexto histórico, este curso (gratuito e de 3 semanas) começa no século 19, quando o movimento pelo direito de voto começou a ganhar força, e vai até os dias de hoje.

Saiba mais aqui.

Análise de dados e estatística

Data Science: R Basics – Harvard University

A demanda por cientistas de dados está crescendo rapidamente. O objetivo deste curso da HarvardX é preparar alunos com um conhecimento básico e que pode ser utilizado no cotidiano da análise de dados, que inclui probabilidade, inferência e regressão.

A linguagem-base do curso (gratuito e de 4 semanas), a R, também é ensinada.

Saiba mais aqui.

Understanding Your Data: Analytical Tools – University of Virginia

Neste curso (gratuito e de 3 semanas), é possível aprender a entender os dados de suas pesquisas, fazer análises de efeitos indiretos e criar e testar modelos teóricos.

O objetivo é que, no fim das aulas, fique mais fácil criar modelos e interpretar resultados.

Saiba mais aqui.

Introduction to Probability: Part 1 (The Fundamentals) – Massachusetts Institute of Technology

Este curso de probabilidade é o mais longo da lista (ele é gratuito e dura 16 semanas) e é complementado por uma segunda parte, também disponível online. E o investimento de tempo também foi intenso por parte do MIT, que refina as aulas há mais de 50 anos.

A ideia é ensinar alunos a enfrentarem um mundo de incertezas, eliminar ruídos e realmente fazer inferências e análises rigorosas e corretas. A parte 1 traz fundamentos de probabilidade, como modelos, variáveis e distribuições condicionais.

Saiba mais aqui.

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo