jose berenguer presidente do jp morgan no brasil

Quando pensa em sua graduação, José Berenguer é direto: “Foi uma escolha toda errada”. Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e hoje presidente do banco de investimentos JP Morgan Brasil, o executivo caiu no mercado financeiro por acaso, mas se apaixonou depressa.

Hoje, ele é prova de que é possível vir de outras formações acadêmicas (além das tradicionais engenharias e administração) e fazer sucesso no mercado financeiro. Ele será o palestrante da Ene Mercado Financeiro, primeira conferência de carreiras organizada pelo Na Prática com foco específico na área financeira. Lá, vai compartilhar sua trajetória e suas decisões de carreira com jovens que almejam trabalhar no mercado financeiro. O evento é gratuito, e é possível obter mais informações e realizar a inscrição por aqui.   

“Soube no momento que fui para a mesa de operações, aos 18 anos”, lembra. Para seu primeiro estágio, Berenguer buscou o Banco Boavista. Queria usar seu tino para línguas para lidar com contratos internacionais, e acabou convidado para trabalhar como operador de câmbio seis meses depois. “Foi o fim da minha carreira jurídica”, brinca. No vídeo a seguir, ele explica melhor a decisão: 

Inscreva-se! A primeira Conferência Ene dedicada ao Mercado Financeiro acontece em 2/5

O ano era 1985, e havia tantos telefones espalhados que os funcionários às vezes tinham dificuldades em descobrir qual estava tocando. “Anotávamos a posição [da moeda] numa folha de papel vegetal, era totalmente diferente do que é hoje.”

O gosto pela adrenalina fez com que o Berenguer continuasse no posto pelos próximos dez anos. No meio tempo, terminou o curso de Direito, do qual se lembra de vez em quando ao lidar com direito administrativo. Com o apoio de chefes inspiradores e cursos complementares, o executivo foi se interessando por gestão e estratégia e galgando os degraus do mundo financeiro até chegar ao topo de uma das mais tradicionais instituições bancárias do mundo. 

A seguir, ele fala sobre as características que destacam um profissional – de qualquer formação – no mercado financeiro:

Assista ao Bate-Papo completo de José Berenguer com o Na Prática

“Aprendi tudo que sei sobre banco, economia, contabilidade, matemática financeira on the job”, resume. “No meu tempo, você conhecia o chão da fábrica e hoje falta gente com essa formação bancária, que conhece os detalhes.”

Por isso, quando pensa no que destaca um jovem profissional hoje, Berenguer lista “vontade” entre as características fundamentais. Ao lado de dedicação, identificação com a cultura de negócios da empresa e pensamento a longo prazo, é o que faz toda a diferença na hora de encarar novos desafios.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: