Trainee do Itaú trabalhando em laptop

O MyTrainee realizou uma entrevista com Camila Machado, gerente da área de Gestão, Talentos e Clima RH do Itaú BBA. Entre outros assuntos, ela falou sobre o Programa Trainee do Itaú BBA, que está com as inscrições abertas até dia 29 de março. Aproveite e inscreva-se aqui!

Podem participar estudantes do último ano de graduação ou formado nos últimos 18 meses nos cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Engenharias, Estatística, Física e Matemática.

Baixe o Especial Na Prática sobre processos seletivos e programas de trainee

Apesar de fazer parte do grupo Itaú Unibanco, um dos maiores conglomerados financeiros do mundo, o Itaú BBA atua de forma independente. Maior banco de investimentos corporativo da América Latina, atende empresas e investidores institucionais em diversas operações relacionadas ao crescimento e à saúde financeira das companhias. A seguir, leia a entrevista completa com a recrutadora:

Conte sobre sua trajetória no Itaú BBA e sua visão sobre a empresa.

Estou no Grupo Itaú Unibanco dez 10 anos, e no Itaú BBA desde 2013, à frente da área de Gestão de Talentos e Clima, que é responsável pela atração, retenção e desenvolvimento dos talentos, bem como a capacitação dos funcionários e gestão do clima da organização.

O banco tem um olhar muito focado em atrair, reter e desenvolver, por isso, se empenha bastante em manter um ótimo clima de trabalho, uma cultura forte e profissionais altamente motivados. Sem dúvida, esse cuidado que nós temos com o time é um grande diferencial para jovens, que estão começando suas carreiras e que buscam uma empresa compatível com suas crenças e valores. Somos reconhecidos no mercado pelos elevados padrões éticos e praticamos a meritocracia, reconhecendo os profissionais com as melhores performances.

Nossa cultura corporativa reforça o respeito, o desenvolvimento de relações duradouras, próximas e construtivas com os nossos profissionais e clientes. Além disso, privilegiamos um ambiente aberto em que o jovem tem fácil acesso a toda a hierarquia da empresa. Aliás, hierarquia é algo que não valorizamos no nosso relacionamento dentro ou fora do banco.

A abertura e o incentivo ao questionamento são enfatizados de forma explícita em nossa cultura, permitindo ao jovem a possibilidade de realmente contribuir em projetos importantes e fazer diferença em desafios reais, expondo seu ponto de vista e pensando como se fosse o próprio dono do negócio.

Os programas de trainee representam uma entrada para o mercado muito valorizada pelos jovens recém-formados. O que o Trainee Itaú BBA oferece como diferencial?

A valorização dos jovens talentos ocupa espaço estratégico na agenda do banco, pois acreditamos que eles são a chave para garantir o futuro da organização. Traduzimos essa relevância em alguns diferenciais. Por exemplo, nossos programas são capazes de atender a diferentes interesses. Temos os programas generalistas, voltados para o trainee que quer conhecer o banco de forma mais abrangente, passando por uma área diferente a cada três meses ao longo da duração de um ano programa; e o programa especialista, em que o trainee fica alocado durante todo o programa em uma única área, como Banco de Investimentos, Project Finance e Tesouraria.

Oferecemos durante o ano um desenvolvimento acelerado, suportado por muitas ações de treinamento e coaching. Os generalistas têm a oportunidade de trabalhar durante três meses em um dos nossos escritórios internacionais. Além disso, cada trainee é acompanhado individualmente ao longo de todo o programa, tanto pelo RH como por executivos seniores do banco, diretores, sócios e associados, promovendo conversas sobre carreira, negócios e desenvolvimento.

O programa de trainee Itaú BBA oferece três diferentes oportunidades de desenvolvimento: generalista de negócios, generalista de suporte e programa especialista. Como é feita essa escolha? Em qual momento do programa isso acontece?

A escolha é feita no momento da inscrição, mas ao longo do processo seletivo, vamos ajudando o candidato a ter cada vez mais clareza do que cada programa se propõe e qual modalidade combina mais com o perfil dele. Caso tenha interesse em mudar de opção, ele poderá fazer a alteração, de preferência até o momento da etapa de business case.

Temos algumas ações que ajudam o candidato nestas escolhas. Há o quiz no facebook, um questionário no qual o candidato poderá identificar quais atividades gosta mais ou menos de realizar. A partir das escolhas, será feita uma recomendação de qual programa melhor se adequa ao seu perfil. Também tem um evento online, em que a equipe de RH e ex-trainees respondem às dúvidas dos candidatos sobre os programas e áreas do banco.

Leia também: Inscreva-se para o programa de Trainee Industrial da Ambev

Como é o dia a dia em um banco de investimentos? Como esse segmento pode impulsionar a carreira do jovem?

Sendo o maior banco de atacado, investimentos e tesouraria da América Latina, o dia a dia no Itaú BBA é muito dinâmico e temos diferentes realidades. Para exemplificar algumas delas, posso citar o relacionamento com as maiores empresas do mercado, atuantes em diferentes segmentos, onde podemos prestar consultoria financeira para as que desejam abrir capital ou fazer fusões e aquisições, ou mesmo desenvolver serviços e produtos financeiros para as necessidades específicas de nossos clientes. O trainee do Itaú poderá acompanhar de perto projetos de grande importância para o desenvolvimento do país, e fará isso ao lado de profissionais extremamente reconhecidos em suas áreas de atuação. A curva de aprendizado é muito grande e dá a oportunidade ao jovem de ter um crescimento profissional fantástico.

Esse dia a dia que descrevi, somado a um contexto de muita solidez e excelente reputação do Itaú Unibanco, um dos maiores conglomerados financeiros do mundo, é, sem dúvida, um diferencial para a carreira do jovem.

Uma das práticas do programa é a avaliação de desempenho constante. O acompanhamento e feedback faz parte da cultura Itaú BBA mesmo após a efetivação?

Sim, sem dúvida. O feedback é um dos principais instrumentos de desenvolvimento de todos os profissionais do banco, principalmente para os trainees durante o programa ou pós-efetivação. Acreditamos que, por meio de conversas francas e transparentes sobre aspectos de melhoria e pontos fortes, o trainee fica mais confiante em relação ao que faz bem, e também para rever seus comportamentos e gerar resultados melhores. Estimulamos um feedback de mão dupla diário, ou sempre que necessário, entre o profissional e seu gestor. Mas, para garantir um processo estruturado, temos um período oficial de feedback que ocorre a cada 6 meses em toda a organização.

Quais as chances de evolução e crescimento do trainee dentro da companhia?

O trainee terá acesso às mesmas condições de todos os profissionais do banco. No entanto, dado seu processo de formação, desenvolvimento e acompanhamento, esperamos que os trainees sejam capazes de alçar voos maiores, e que ocupem futuramente as posições mais seniores na organização.

Existe algum exemplo de trainee que hoje ocupa uma posição de destaque?

O nosso presidente iniciou a carreira no setor financeiro como trainee e, por isso, olha para o programa com tanto empenho e de forma tão estratégica. Hoje temos diretores, sócios e associados que foram trainees no banco. O crescimento na carreira é sem dúvida um grande atrativo do programa e as oportunidades de mudanças de áreas e crescimento é grande, seja no Brasil ou em nossas unidades internacionais.

O que o processo reserva para esse ano? Tem como dar uma previsão pra gente?

Nosso processo seletivo preza pela agilidade, proximidade com candidatos e avaliações individuais. As avaliações são capazes de identificar a aderência do candidato ao DNA do banco, que são as atitudes que esperamos de cada um dos nossos profissionais. Isso significa que nosso processo é rápido, conduzido 100% pela equipe interna e com avaliações individuais.

Não teremos alterações no processo seletivo do Itaú BBA, porém os cases serão diferentes dos semestres anteriores. O cenário econômico e político é muito dinâmico e queremos, com o case, ter a oportunidade de avaliar o candidato na sua capacidade de estudo prévio, análise e apresentação de um ponto de vista para um grupo de gestores do banco representantes de diferentes áreas.

Além da identificação com a empresa, quais são as competências necessárias para ser trainee do Itaú?

Precisa ter muita sede por novos conhecimentos, flexibilidade, agilidade de aprendizado, energia e ser hábil no relacionamento com todas as equipes e gestores com quem for trabalhar. O trainee do Itaú tem que buscar sempre algo a mais, tem que ser inquieto e estar constantemente pensando “Como posso deixar um legado na área em que estiver desenvolvendo um projeto?”, “Como e qual deve ser a minha contribuição para ser um profissional diferenciado?”. Outro aspecto igualmente importante é se perguntar constantemente “Como posso aproveitar ao máximo essa experiência para me tornar um profissional cada dia melhor?”.

Para a geração Y, conciliar vida pessoal e profissional é essencial. Pensando nisso, como é o fator qualidade de vida no Itaú BBA?

Queremos sim que nossos profissionais consigam equilibrar vida pessoal e profissional. Sabemos que o mercado financeiro é muito dinâmico e muitas vezes programação e planejamento não conseguem fazer parte do nosso dia a dia. Por isso, incentivamos o protagonismo de cada profissional para que ele próprio faça a gestão do seu tempo, tendo em mente as entregas que precisa fazer.

Para os candidatos que têm interesse em se inscrever na empresa é indispensável conhecer a cultura organizacional. A partir da sua trajetória, compartilhe conosco mais sobre o clima, ritmo de trabalho e valores da empresa.

O ambiente do Itaú BBA é dinâmico, respeitoso, arrojado e com profissionais altamente qualificados! Nosso time definitivamente não tem rotina. Algumas atitudes pautam o nosso dia a dia, onde o cliente sempre está no centro de nossas decisões. Para o jovem que entra no banco, o ambiente não poderia ser mais estimulante. Os profissionais e gestores são muito dedicados na formação de jovens profissionais. Gostamos e estimulamos um ambiente aberto ao questionamento, e as oportunidades e informações são dadas. O crescimento é certo. Mas tem que ter muita disposição, energia e vontade de aprender.

Muito da cultura do banco está pautada na ambição de ser o banco de escolha de seus clientes e dos melhores profissionais do mercado. E isso passa pela busca constante da inovação, da meritocracia, de um ambiente estimulante e realmente diferenciado, que estimule nosso time a sempre fazer o melhor, mesmo o que já vem dando certo. Isso é pensar e agir como dono do negócio e em cada contato, interno ou externo, você vai perceber que é verdadeiro.

Para quem ainda não se inscreveu, as vagas estão abertas até 29 de março de 2015. Clique aqui!

Este artigo foi originalmente publicado em My Trainee 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: