Jovem escrevendo em caderno

Os candidatos mostram que estão preocupados em conseguir uma posição no mercado de trabalho. Mas o desejo que a grande maioria expressa nos atendimentos de coaching, vai muito além de conquistar uma vaga no mercado, para eles o objetivo é se inserir em grandes empresas, onde possam ter um desenvolvimento profissional e trilhar sua carreira.

Porém, quando pergunto como eles têm feito essas buscas, recebo como resposta: “Tenho me candidatado a algumas oportunidades porque me identifico com o produto, marca ou serviço” ou “é uma empresa que tem um programa de trainee interessante, com treinamentos, job rotation, além de não precisar de experiência”.

A verdade é que esse processo de busca não é tão simples como aparecem nos relatos, senão as empresas não investiriam fortemente em processos de atração e seleção de profissionais. Afinal, o que as empresas sempre buscam são candidatos alinhados ao perfil da empresa e da vaga.

Entretanto, nas reuniões de consultoria e coaching, eu recebo alguns questionamentos. “Não entendo o perfil que as empresas estão buscando” ou ainda “Não sei como avaliar se o perfil dessa empresa é aderente ao meu perfil”. Para identificá-lo, falaremos um pouco de cultura organizacional, que é o fator mais importante para saber se um candidato está alinhado ou não à vaga de trainee.

Leia também: Confira os programas abertos de estágio e trainee

O perfil da vaga importa? Sim, ele é importante. Mas antes de ser inserido nela, você primeiramente faz parte de algo maior, que é a organização (empresa) que contém uma série de características e dentro desta você ocupa uma função. Portanto, quando falamos de cultura, abordamos as características necessárias que é preciso ter para fazer parte de uma empresa.

Afinal, o que é a cultura organizacional de uma empresa? A cultura é a forma/modelo como a organização funciona. Ou seja, são “as regras” que conduzem seu jeito de funcionar e seu estilo de ser. A cultura é formada por um conjunto de elementos:

– Missão, visão e propósito

– Valores organizacionais

– Vestimenta (formal, casual ou sem dress code específico)

– Estrutura física (ambiente separado por salas ou aberto; estação de trabalho fixa  ou remota)

– Jornada de trabalho (permite ou não ter horário flexível ou home office)

– Modelo de tomada de decisão (se tende a ser uma estrutura mais rígida, em que decisões vêm do cargo mais alto para os cargos menores, ou horizontalizada, em que as decisões não são tomadas exclusivamente pela liderança e há mais autonomia)

Inscreva-se no Curso por Email: O que ninguém te ensina na hora de fazer um currículo

Outro fator importante que define uma cultura é se ela está mais voltada para pessoas ou para resultados no cotidiano. Empresas com foco em pessoas tendem a propiciar um ambiente mais acolhedor, flexível e de trabalho em equipe. O colaborador é visto como parceiro do negócio e geralmente possuem uma estrutura bem definida, vendo as pessoas como o meio que levará a empresa a alcançar os resultados.

Empresas com perfil de resultado demonstram menor preocupação com colaboradores, pois promovem demandas desafiadoras por resultados e competição interna, foco nas metas, superação dos objetivos e nas tendências do futuro e valorizam mais o indivíduo do que a integração.

Agora que você já sabe que cada empresa tem uma cultura, analise seu perfil e veja com quais empresas você mais se conecta!

Faça os testes de autoconhecimento da Fundação Estudar para saber mais sobre si mesmo

Texto originalmente publicado no portal Seja Trainee 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: