Menino com fantasia de super herói

Todo indivíduo tem um enorme potencial. Na maioria dos casos de pessoas de sucesso, o que permitiu grandes conquistas não foi um super talento ou uma habilidade que ninguém mais no mundo tinha, mas a confiança no seu próprio potencial, a persistência diante de desafios e a mão na massa.

Quando se tem muito conhecimento sobre determinado assunto ou talento para executar certo tipo de tarefa mas não existe confiança no próprio potencial, os resultados não vem. Tenho certeza que você conhece pelo menos uma pessoa que possui uma capacidade acima da média, alguém que precisa dedicar muito menos tempo para se preparar para uma atividade e ainda assim a executa mais rápido e melhor que você.

Pois é, isso é natural. Sempre vão existir esses pontos fora da curva. Porém também tenho certeza que você conhece pessoas que possuem esse “super poder”, mas parecem não aproveitá-lo. Contentam-se com pouco, não acreditam nelas mesmas e desistem facilmente quando enfrentam algum problema. Não há dúvidas de que poderiam estar perseguindo objetivos muito maiores do que estão.

Leia também: Por que a autoestima é importante para crescer na carreira?

O sucesso acontece quando o conhecimento e/ou o talento encontram uma mentalidade vencedora. O que eu quero dizer com isso? Simples: quando conhecimento e talento andam sozinhos, os resultados não chegam perto do que poderiam ser. É preciso mais que isso. É preciso ser protagonista, querer mais. É preciso usar sua mente ao seu favor, saber explorar a sua infinita capacidade de aprender coisas novas e superar desafios!

Todos nós temos o poder de controlar nossa própria vida e nossas próprias decisões, que moldam nossa realidade. Não se engane: olhar o copo pela metade e enxergá-lo meio cheio é uma decisão. Aprender com as situações mais difíceis ou se deixar vencer por elas também.

Eu me arrisco a dizer que se você não conhece muito bem ou não tem habilidade com determinado assunto mas possui uma mente que te impulsiona ao invés de te sabotar, você vai ter uma autoconfiança quase inabalável e suas chances de obter sucesso serão infinitamente maiores do que se a realidade for a oposta.

Para conhecer os seis sabotadores mais comuns que podem minar seu sucesso profissional, recomendo assistir a websérie #AcelereSuaCarreira, do Na Prática:


Leia também: Todo lugar onde nos desenvolvemos um dia se torna pequeno

Walt Disney foi demitido de seu trabalho em um jornal por sua falta de imaginação e boas idéias, Abraham Lincoln perdeu sete eleições antes de se tornar presidente dos Estados Unidos, Steve Jobs foi demitido da própria empresa, J.K. Rowling foi rejeitada por diversas editoras antes de conseguir publicar o primeiro livro de “Harry Potter”. Esses são apenas alguns exemplos famosos de superação. E sem dúvida você consegue pensar em inúmeros outros exemplos – de pessoas conhecidas, da família, da universidade, de qualquer outro lugar. Todos eles certamente têm um ponto em comum: possuem uma mentalidade vencedora.  

Se você sente que sua mente não está sendo sua maior aliada, tenho uma boa notícia: seu cérebro pode ser ensinado e estimulado a desenvolver uma mentalidade vencedora. Ele possui uma característica chamada neuroplasticidade, e é ela que permite que essas mudanças aconteçam. E se você sente que já tem uma mente que trabalha a seu favor, ótimo! Então sabe que pode evoluir ainda mais.

Nessa coluna, trarei conteúdos que vão te ajudar a tornar sua mente sua melhor amiga para que você se desenvolva cada vez mais, tenha sucesso na sua vida pessoal e profissional e se torne a melhor versão de si mesmo – aquela explorando todo o seu potencial.

 

henrique molina
Henrique Molina
, colunista do Na Prática, é formado em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário FEI e possui certificação profissional da Sociedade Latinoamericana de Coaching. Atua como Coach profissional, com foco em planejamento e desenvolvimento de carreira para jovens. Você pode acompanhar seu trabalho em sua página oficial. É também multiplicador do Liderança Na Prática 16h e facilitador do Autoconhecimento Na Prática, respectivamente os programas de liderança e autoconhecimento do Na Prática.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: