homem executivo com celular na mao

Desejo de protagonismo, otimismo, autoconfiança, coragem para aceitar riscos e resiliência. Esses são os aspectos comuns e essenciais de quem têm comportamento empreendedor. É o que mostra o estudo “Os Perfis dos Empreendedores Brasileiros”, feito pela Endeavor em parceria com o Grupo Troiano.

Faça o teste: qual é o seu perfil empreendedor?

A pesquisa revela que 73% dos entrevistados priorizam a qualidade de vida em detrimento à superação constante. Para os pesquisadores, não querer ser sempre melhor é um dos problemas dos empreendedores brasileiros.

A vontade de empreender é alta e 61% dos entrevistados declaram ter planos para abrir o próprio negócio nos próximos cinco anos. Entretanto, apenas 33% fizeram algum curso de empreendedorismo para se capacitar.

Ao analisar os aspectos comportamentais e motivacionais do entrevistado que empreende ou que deseja empreender, o estudo reuniu as características dos perfis dos empreendedores brasileiros. Eles foram classificados em “Natos”, “Situacionistas”, “Meu Jeito”, “Idealista”, “Herdeiro” e “Busca do Milhão”. Veja os detalhes de cada perfil:

Leia também: Como funciona e como entrar na Endeavor

1. Natos
A motivação principal desse tipo de empreendedor é realizar seu sonho. Este tipo tem a tendência de ser empreendedor mesmo quando trabalha para outras pessoas. É o que mais aposta na atividade empreendedora para desenvolver o país e tem grande interesse em abrir um negócio nos próximos cinco anos.

2. Meu Jeito
Esse tipo de empreendedor quer fazer tudo do seu jeito e ser reconhecido por isso. Tem dificuldade de trabalhar em algo que não acredite e é fiel a suas crenças, ambições e valores. Em geral, tem pouca capacitação para empreender e concentra maior número de autônomos profissionais liberais.

3. Situacionista
De alguma maneira, os empreendedores desse perfil foram levados a empreender por questões como uma oportunidade que apareceu ou grande insatisfação com o mercado atual. Em geral, são menos otimistas e tem mais aversão ao risco.

4. Herdeiro
O empreendedor com esse perfil cresceu muito próximo a um modelo empreendedor e foi incentivado a seguir esse caminho. Alguns, literalmente herdam o negócio dos familiares. Experiências anteriores, tanto positivas quanto negativas, são a motivação principal.

5. Idealista
A motivação principal desse tipo de empreendedor é contribuir, fazer a sua parte. Ele busca contribuir para uma transformação social, ajudando a melhorar a vida de um grupo de pessoas, sem abrir mão de seus valores.

6. Busca do Milhão
O maior foco desse empreendedor é o lucro e o empreendedorismo é a sua maneira para alcançar fortuna. É ambicioso e ganancioso.

A população brasileira se divide em situacionistas (31%), busca do milhão (25%), meu jeito (14%), idealista (12%), nato (12%) e herdeiro (7%). A Endeavor disponibilza um teste para descobrir qual é o seu perfil empreendedor.

Leia também: Como escolher um setor para abrir um negócio

Pamella Gonçalves, diretora de pesquisa e mobilização da Endeavor, afirma que conhecer o próprio perfil ajuda a escolher o melhor negócio em que investir. “Para os atuais e futuros empreendedores, conhecer o próprio perfil ajuda a compreender suas principais alavancas de motivação. Assim, é possível escolher melhor o negócio em que investir seu tempo e até a melhor estratégia a seguir em sua empresa”, explica, em comunicado.

O estudo teve como base mais de 4 mil entrevistas e foi realizado por meio de etapas qualitativas e quantitativas. Na etapa qualitativa, foram realizadas 33 entrevistas com empreendedores e duas entrevistas com especialistas durante entre abril e maio deste ano. No caso da quantitativa, foram feitas 3917 entrevistas online em 14 capitais do país como Belém, Curitiba, Goiânia, Recife, São Paulo, dentre outras.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: