vista panorâmica da cidade de São Paulo

Desde a infância, Ana Flávia Ramos sempre se interessou por temas relacionados à política. Então, quando ganhou um concurso de bolsas de estudos na Finlândia, durante o ensino médio, uma das coisas que mais pensava era por que lá os serviços funcionavam tão bem e no Brasil era tão diferente.

Ao voltar para o país, na iminência da época dos vestibulares, uma primeira escolha indicava o curso de relações internacionais, mas conversas e conselhos a levaram a se interessar por outra graduação: administração pública.

No caso da Fundação João Pinheiro, em Belo Horizonte, onde Ana Flávia realizou o curso, o vestibular se assemelha a um concurso público: ao se formar, após quatro anos de faculdade, o estudante já tem um cargo no governo de Minas Gerais.

Baixe o Especial Na Prática sobre carreira em gestão público

Entre o público e o privado Ao mesmo tempo, ela decidiu estudar administração de empresas na Universidade Federal de Minas Gerais. “Acho que esta indecisão pelo dois cursos foi boa, porque administração de empresas é muito diferente da pública e, no fim, foram conhecimentos complementares”, afirma.  “No setor privado é preciso ter lucro para a roda continuar girando, já no setor público o valor é mais social e os recursos entram de outra forma”.

Durante os últimos períodos da faculdade, Ana Flávia desenvolveu o interesse pela área de desenvolvimento econômico do governo. Nesta mesma época foi convidada a trabalhar na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, onde já havia deixado currículo.

O projeto que entraria parecia interessante e visava estruturar uma rede de empresas próxima a área do aeroporto. No entanto, ela sentiu que a área não tinha a dinâmica que ela precisava pra se motivar, já que as coisas não caminhavam com rapidez.

Foi então quando ela conheceu a São Paulo Negócios, uma empresa de economia mista, vinculada à Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico da cidade de São Paulo, que tem como finalidade promover um crescimento econômico bem distribuído pela cidade por meio de investimento privado.

Com isso, ela deixou para trás a cidade natal e o cargo garantido pelo concurso. “As pessoas me acharam meio louca, mas eu queria um lugar em que estivesse mais exposta a desafios e aprendizados, por isso a decisão não foi difícil”, explica.

Já a seleção para a empresa, essa sim não foi fácil. Para passar nas duas etapas, a administradora precisou estudar muito e preparar uma apresentação em inglês. “Ninguém lá é indicado político. O foco da seleção é ter excelentes profissionais focados na técnica da empresa”, ela conta.

Leia também: Conheça a história da brasileira que hoje é vereadora em Paris

Fazer a diferença Hoje Ana Flávia trabalha como assessora da diretoria na São Paulo Negócios. Os principais objetivos da empresa são a melhoria do ambiente de negócios da cidade; a promoção de São Paulo como polo para a realização de negócios; a atração de novos investimentos nacionais e internacionais para a cidade; e a estruturação e implementação de projetos de infraestrutura, concessões, parcerias público-privadas e outros projetos de interesse público.

“Trabalhamos para fazer com que o impacto causado seja interessante para o lado de todos, dando o input da realidade das empresas para a administração pública”, resume.

Na São Paulo Negócios, Ana Flávia já trabalhou na atração de negócios para a Zona Leste de São Paulo, aproximando os cidadãos de seus empregos, e, mais recentemente, em projetos de desburocratização para as empresas. Na companhia, ela acredita que consegue atingir objetivos profissionais que sempre desejou: ajudar a fazer a diferença no país.

Ana Flávia Ramos participou do Imersão Mercado Financeiro, programa de preparação e decisão de carreira promovido pelo Na Prática. Quer conhecer melhor as oportunidades de carreira nesse mercado? Saiba mais aqui.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: