marcela tropia bolsista da fundacao estudar
[acervopessoal]

Em 2016, aos 21 anos, Marcela Trópia planeja ser eleita a vereadora mais jovem da capital mineira. Para ela, no entanto, a idade é secundária: seu interesse pela gestão pública já é antigo. “Sempre gostei de projetos e de criar novas oportunidades para os alunos”, diz, lembrando-se dos tempos de grêmio escolar.

Atualmente cursa o último ano de Administração Pública na Fundação João Pinheiro, uma escola técnica de governo voltada para a formação de profissionais da área. Com renome internacional, a escola figura como melhor curso de Administração Pública do país em diversos rankings. Com um processo seletivo bastante concorrido, também possui uma característica única no ensino superior brasileiro: seus alunos, após concluírem o curso, são nomeados para uma posição inicial de carreira no Poder Executivo de Minas Gerais. 

Marcela, que é bolsista da Fundação Estudar, está nos estágios iniciais do que será sua primeira campanha política. Não é novata no assunto, visto que ajudou outros candidatos no ciclo passado, mas está se acostumando aos desafios únicos da área.

“É difícil motivar as pessoas, que são voluntárias porque não temos dinheiro nesse momento, e ter ideias que caibam dentro desses esforços”, conta a pré-candidata. “E também há a gestão de tempo, é uma correria danada.” (Vale lembrar que muito do que é uma campanha eleitoral, incluindo arrecadação e movimentação financeira, só pode começar de fato no segundo semestre.)

Em busca de apoio para os estudos?
Inscreva-se no Programa de Bolsas da Fundação Estudar

A mensagem em si ela garante que já tem bem desenhada. Envolve a importância da política local, do empoderamento feminino – dos 41 vereadores em Belo Horizonte, apenas uma é mulher – e de maneiras diferentes de fazer política, como criar um aplicativo para monitorar a atuação de um representante e acompanhar seus votos.

Marcela Trópia - Gestão pública
[acervopessoal]

“Minha vontade de impactar muita gente é muito grande, então estou me colocando à disposição para fazer política de um jeito diferente”, explica. “Quando me perguntam quais são minhas bandeiras, eu pergunto: Quais são as suas? Eu estou aqui pra ser demandada e não para impor, então vamos conversar.”

Experiências profissionais

Além de cuidar da pré-campanha, Marcela atualmente estagia na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais. A tarefa principal é ajudar a redesenhar os processos de recursos humanos do Estado, que datam de 1980.

Antes disso, trabalhou na gestão anterior do governo estadual e na consultoria FALCONI. Marcela queria experimentar algo diferente na faculdade e foi aconselhada pelo irmão e por um amigo consultor na empresa, ex-bolsista da Fundação Estudar. Passou um ano trabalhando em um projeto de grande porte de uma empreiteira e saiu impressionada com a eficácia das ferramentas.

Marcela Trópia - Gestão pública
[acervopessoal]

“Durante nosso treinamento em Excel e soluções de consultoria, fiquei revoltada porque não aprendíamos aquilo na faculdade”, ri. “Quando eu tinha qualquer dúvida, os consultores me ensinavam cinco maneiras de resolver aquilo, aprendi muito.”

Baixe o Ebook Na Prática: uma nova perspectiva sobre a carreira em gestão pública

Levou da experiência novos conhecimentos de gestão e de ferramentas, como indicadores e planos de ação, que aplica inclusive na pré-campanha. Saiu, no entanto, com a certeza de que a paixão era mesmo pela gestão pública: “Quando há pessoas boas participando, as coisas acontecem. É muito bacana trabalhar mudando a vida dos outros.”

A carreira política

E se política é a arte de governar, um bom político deve desenvolver sempre que possível sua capacidade de diálogo. Nas sessões de coaching que faz para se preparar para as eleições – Marcela é uma de 16 candidatos escolhidos pela rede RAPS para um programa-piloto de desenvolvimento de lideranças políticas –, ela reflete sobre as características como essa.

“A grande missão de um líder é saber onde quer chegar e como motivar as pessoas a acreditarem que aquilo é realmente importante para o grupo”, resume. “E tem que saber escutar: em toda reunião que você for fazer, seja o último a falar.”

Além do auxílio da coach, ela destaca as redes que criou na Fundação Estudar.

Marcela Trópia - Gestão pública
[acervopessoal]

Foi em encontros como esses que Marcela se viu inspirada a ir além e vislumbrou sua candidatura. “Vi que eu podia ser candidata, fazer coisas no meu bairro, ser mais ativa, que eu podia fazer mais”, explica. “A rede me ajudou muito a entender que meu propósito maior é melhorar a vida das pessoas.”

Quando pensa em como engajar jovens na gestão pública, Marcela sugere que participem em qualquer nível de política local: de conselhos municipais às audiências públicas, passando pelos diretórios centrais de estudantes, redes de solidariedade ou ocupação de espaços públicos. Sonha com indivíduos cada vez mais ativos e que transformem suas cidades da maneira que quiserem, seja proativamente acionando a prefeitura para consertar um buraco na rua ou cuidando, em grupo, de uma horta comunitária.

Para conseguir a cadeira na Câmara, que será decidida em outubro, a mineira precisa angariar pelo menos quatro mil votos por Belo Horizonte. Está confiante. “Brinco que minha meta é subir no palco da reunião anual da Fundação Estudar em 2017”, diz. “Já que subi da última vez para dizer que seria candidata, agora quero mostrar que fui eleita.”

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: