Professor dá aula em faculdade

Metas, prazos e pressão existem desde a época dos estudos. Estar na faculdade é uma chance de aprendizado para toda a vida. Alguns aspectos e exigências são semelhantes aos que serão encarados no mercado de trabalho. A Business Insider selecionou depoimentos de cinco estudantes ao site Levo. Eles provam que contratempos universitários ensinam a lidar com problemas reais na carreira.

1. Colegas de trabalho 

É um desafio que tem início ainda na faculdade. Você esbarra com pessoas que não aparecem em reuniões ou que não lidam bem com prazos. E o grande problema disso tudo é que acaba sobrando mais trabalho para você. Por outro lado, acaba se acostumando a realizar as tarefas necessárias sozinho, sem depender de ninguém.

Shannon, de 22 anos, teve de assumir a responsabilidade por todo um projeto na faculdade ao perceber que não teria ajuda dos demais membros de seu grupo. “Isso me preparou para trabalhar com pessoas com as quais você não pode contar.”

2. Doenças de última hora

Quando você acha que não tem como piorar, as provas finais vêm acompanhados de uma intoxicação alimentar — ou mesmo outro imprevisto que o impeça de estudar.

Conseguir uma boa nota, então, passa a depender do que acumulou durante o semestre.

A lição que se pode tirar de tal problema é que nem sempre você terá controle das situações à sua frente e deve estar preparado para obstáculos que surgem de forma inesperada. “Você tem de continuar trabalhando e lidar com os problemas conforme eles aparecem”, diz Lindsey, de 22 anos.

Leia também: Saiba quais são os 100 melhores cursos de administração do país

3. Falhas

Nem sempre vem o resultado que se espera. Pode ser que uma disciplina que você mal via a hora de cursa renda notas bem ruins no começo. O negócio é não desistir. Ao dar de cara com uma dificuldade, o que você tem de fazer pe se preparar melhor e encontrar diferentes meios de adquirir conhecimento na área em questão. Uma nota 5 pode virar um 10.

Erica, de 24 anos, queria ser editora de uma revista, mas tirou uma nota ruim logo em sua primeira prova na faculdade. “Eu passei a trabalhar mais, não por crédito extra, mas de forma que eu pudesse praticar e me tornar melhor”, diz ela, que pouco tempo depois conseguiu atingir nota máxima em uma tarefa.

4. Chefe extremamente exigente

Os professores pode parecer exagerados ao exigirem de você um trabalho minuciosamente cuidadoso. No entanto, ao se acostumar com a pressão para a boa execução de uma tarefa, você aprenderá a encarar sua profissão de forma mais séria.

“Tive uma instrutora de enfermagem durante a faculdade que era muito dura durante minhas análises clínicas no hospital”, afirma Christina McCourt, de 24 anos. “Eu só percebi após a faculdade, quando tive meu primeiro emprego como enfermeira, que ela estava apenas tentando ser uma boa educadora.”

Baixe o Ebook: O Guia de Como Aproveitar Melhor a Faculdade

5. Rejeição

Você se prepara para algumas atividades ao longo de sua vida que são consideradas realizações pessoais e, muitas vezes, imagina que poderá atuar por um longo período na área em questão. O grande desafio, no entanto, é saber lidar com as rejeições que podem existir em seu percurso e ser capaz de encontrar alternativas dentre as opções disponíveis. Isso vai ensiná-lo a lidar com a decepção quando as coisas não vão como planejou.

Tara, de 22 anos, tentou praticar esportes durante a faculdade, mas se machucou. Ela viu em um grêmio estudantil sua oportunidade de participar de algo durante o período em que ali esteve. “Hoje, eu lembro a mim mesma de sempre estar aberta a novas possibilidades, mesmo que isso signifique desviar de meu plano original.”

 

Este artigo foi originalmente publicado em Época Negócios

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: